Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

Boa tarde,

Para uma moradia antiga (2 andares total ca 70m2 x 2andares - construção em lousa 50cm espessura paredes exteriores e pavimentos e tectos em madeira, pé bem alto :(), qual seria a melhor solução para aquecimento?

Já estou em fase de isolar telhado (atualmente apenas traves madeira e telha), com xps para evitar perdas e isolar melhor casa, mas ainda não tenho qualquer forma de aquecimento excepto aguas sanitárias (cilindro 100l).

Precisava agora de saber opções e seus custos para:
- Fotovoltaico autoconsumo (# de paineis?), com ou sem bateria (teria que ser algo tipo powerwall, sem ter que fazer manutenção e bem arrumadinho)
- solar aqs (se for rentável)
- Aquecimento central? (nao tenho nem queria ter gás - não passa também gás natural na rua)? com caldeira pallets? ou via Bomba de calor?

Como são muitas dúvidas e questões específicas de casa antiga (rasgar totalidade das paredes por exemplo fora de questão pois têm decorações únicas dificeis de replicar), gostaria de contactar empresas (sérias, e que vosso feedback seja MUITO positivo -tenho uma má experiência e não posso tornar a ter erros crassos como os que aconteceram em fases de renovação da casa) que trabalhem em Aveiro/Porto (casa perto de Ovar),
nesta área de negócio... infelizmente não tenho conhecimentos para este tipo de obras em modo DIY :(

Desculpem lá o testamento e tb não sei muito bem se estou a colocar no sítio certo... :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Casa com pé alto elevado está a pedir piso radiante. De preferência hidráulico com bomba de calor e um bom depósito de inércia (para funcionar apenas nas horas de vazio), mas se tiver que ser eléctrico (dos que não implicam massas) que seja. Com painéis solares fotovoltaicos e uma bateria já ajuda na questão do consumo...

Mas venham mais opiniões ;-)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado pela opinião!

Do que li o piso radiante não se dá bem com soalho e casa tem este piso (até é uma das features pois tem mais de 100 anos e ainda está TOP - ainda estava em bruto mas com um verniz fica novo)... é para manter... e no R/C , por baixo de caixa de ar é "terra" e em cima tb não estou a ver como se consegue meter o radiante...só retirando todo o piso soalho para passar serpentinas entre os barrotes. Será exequivel?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que não. Se é para manter o soalho, piso radiante estará fora de questão ;-)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...foi o que pensei... :(

Precisava mesmo de uma solução para o inverno...como casa relativamente perto da ria, a humidade associada ao frio do inverno tornam casa um gelo...

Vamos ver...já contactei algumas empresas a ver o que sugerem/propõem... vou atualizando este post..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Não se podendo mexer no soalho... Há espaço para condutas? Um sistema central de AC faz maravilhas, e permite manter um estilo clássico...


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

não estou bem a ver o que seja... algo do género disto abaixo?! De notar que casa de verão é bastante fresca...sem necessidade A/C para fins refrigeração.

Imagem
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

Ontem tive a visita de uma empresa que me pareceu muito profissional...

Tendo em conta todas as limitações da casa, propôs:

Aquec.C: Caldeira a pellets em área de serviço, tubagem em cobre por fora das paredes junto a tecto no R/C, furando tecto em locais específicos para 1º andar e descendo no R/C tb em locais especificos para equipamentos (ventiloconvectores, acho que é isso que se chama - equipamento a água quente+ventilação da mesma?)...disse que face a pé alto e manter soalho original (que também não tem grande vão no R/C para tubagem vir por baixo), seria a melhor opção... numa primeira abordagem falou em 20-25KEUR (a confirmar em visita técnica próxima semana)... área que casa tem é:
Parte antiga: 10x7m x 2 andares
Parte nova (adjacente): 10/8x4m x 2 andares

Ficaria depois uns paineis fotovoltaicos (a decidir # de paineis) (máximo 6 ficaria a ronda 2,5/2,7 KEUR mas estava mais a pensar colocar 2 a 4 pois não tenho histórico de consumos)

Quanto ao AQS, acha que melhor opção seria bomba de calor300l - 2,5/3KEUR... Falei em paineis solares termicos mas falou que estes precisam sempre apoio no inverno e que prefere soluções não complementares/de apoio que por vezes dão problemas...quais são vossas ideias sobre isso? Sempre pensei que paineis fossem uma boa solução.

Como falado casa fica na região de Ovar e tenho um telhado (de garagem) em sandwich com ca 4x8m quase plano, mas com caimento para sul seja já inclinado (pouco) na direção certa.. tb nao tem árvores ou edificios que façam sombra, condições quase ideais para paineis pelo que percebo... apenas tem uns muretes a delimitar telhado com10-50cm+/- ... :)

O que acham destas soluções e preços?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Não estou muito a par dos preços, mas... Eles vão instalar aquecimento, ou remodelar a casa toda?? :O


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: sexta jan 25, 2019 5:17 pm Não estou muito a par dos preços, mas... Eles vão instalar aquecimento, ou remodelar a casa toda?? :O
Pois...casa em si já está habitável, mas não está nem confortável nem eficiente...

O pé alto, soalho tradicional e chão/tectos tudo em madeira não ajudam. Manter tudo isto que tb não é eficiente é fundamental... foi a razão de termos comprado uma casa antiga.

Devido a dimensões da casa, infelizmente contas altas são já habituais... lembro-me de mudar telhados (15KEUR), caixilharias aluminio (8KEUR), 3 portas madeira +3metros altura e 1,20m de largura afzália e cópia das originais - tudo trabalhado à mão (3kEUR), nova instalação elétrica (uns 2/3keur)..

Mas mesmo tendo em conta o tamanho e limitações da casa, achas excessivo? Falou-me que de inverno a caldeira a pellets em 8h/dia gastaria ca. 250 EUR/mes. Este valor era para manter totalidade da casa quente nestas horas... depreendo que seja uma caldeira potente (ocuparia algum espaço)também para alimentar tantos equipamentos

Algué tem opinião sobre ventiloconvectores?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por papacurvas »

O melhor é bomba de calor para tudo com apoio de fotovoltaico.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Acho muito alto, sim. Mas não conheço as particularidades do orçamento. Pode justificar-se de alguma forma...

Mas vê-se pelo preço dos painéis fotovoltaicos, algo exagerado para a potência proposta (supondo que sejam 1500W)...


Os ventiloconvectores funcionam bem (apesar de não serem silenciosos, não incomodam), e têm a vantagem de não precisar do fluido tão quente como os radiadores normais. Isto pode permitir que seja utilizada com os mesmos uma bomba de calor (se se quiser optar por essa solução) de temperatura 'normal', que não são tão caras como as de 'alta temperatura'... Por outro lado, implicam alimentação eléctrica em todos os aparelhos, o que pode ser uma chatice...

Honestamente, quando li caldeira a pellets pensei que fosse para radiadores normais (devem ser mais baratos e tudo, ou não?)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...ainda posso colocar questão de bomba/calor vs pellets para aquecimento central... não sei porque foi proposto pellets (mais económico?).

Os convectores sei porque foram escolhidos - se fosse por radiadores, iria precisar de uma quantidade gigantesca destes pois tenho áreas muito grandes (especialmente tendo em conta altura da casa (pé bastante alto).

Sim, valores fotovoltaico eram para chave na mão e 1500w...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, o valor que tomo como referência para o fotovoltaico, atualmente, é 1€/W com mais 300-500 eur para entrega e instalação. Creio que andará dentro disso...

Entretanto, outra questão: se a caldeira está numa 'área técnica', porquê a opção por pellets em vez de lenha? A lenha é (bem) mais barata que as pellets, e sendo uma zona técnica não há o problema da sujidade...

Peço desculpa, tenho impressão que em vez de ajudar só complico :-D


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Fornecedores de soluçoes diversas (fotovoltaico, aquecimento, etc) - Norte Aveiro

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: segunda jan 28, 2019 12:42 pm Pois, o valor que tomo como referência para o fotovoltaico, atualmente, é 1€/W com mais 300-500 eur para entrega e instalação. Creio que andará dentro disso...
Ok, anotado...parece-me uma "conta" fácild e fazer a qualquer altura :)
Entretanto, outra questão: se a caldeira está numa 'área técnica', porquê a opção por pellets em vez de lenha? A lenha é (bem) mais barata que as pellets, e sendo uma zona técnica não há o problema da sujidade...
Questão era ficar solução ficar autónoma... lenha implica alimentar manualmente caldeira... nossa ideia era ser algo automatizado...
Peço desculpa, tenho impressão que em vez de ajudar só complico :-D
Tofas as ideias ajudam nesta fase...

Depois de visita mais técnica... parece que face a condicionantes arquitectonicas da casa e nossa vontade de manter traça e aspecto, coisa não é fácil. contrapondo ideias dos peritos:
- Caldeira a pellets invés de bomba de calor pois em divisões mais pequenas iriam-se colocar radiadores (inviabilizando bomba de calor pois cuso destas alta temperatura upa upa) e nas divisões maiores electroconvectores; Disse para fazerem tb orçamento só com electroconvectores e bomba calor para ver como fica...

- Problema muitas vezes é a passagem dos tubos para todas as divisões sem estragar estética toda da casa...

A decidirmos fazer, pessoa virá novamente lá a casa para finalizar melhor forma de passar tubos...mas a coisa não é fácil...(ja sabia disso desde que decidimos comprar a casa antiga, mas é paixão por ela com todos seus defeitos :) )
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”