inversor solax

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
agreste
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 25, 2017 12:42 am
Localização: Cadaval

inversor solax

Mensagem por agreste »

Boa tarde a todos os intervenientes no fórum.
A questão que quero aqui colocar tem a ver com o seguinte que passo a explicar. Adquiri um sistema para auto consumo com 5 painéis recom de 280W mais inversor solax x1 1.5
Ficou instalado em Julho de 2018 e a funcionar corretamente, atá que lá a partir de Setembro o inversor começou a fazer disparar o disjuntor diferencial cá de casa. Posteriormente chamei um eletricista e verificou-se que ao arrancar o inversor gerava cerca de 130 v e o diferencial de 300.000 desligava. Como tenho um sistema aqs da energie era imperativo ficar com o diferencial para este sistema e adoptou-se um diferencial para o resto da casa de 30.000, que nesta situação fica tudo a funcionar corretamente. A duvida que tenho é porque inicialmente aquando da montagem do sistema de auto consumo não surguiu esta situação de fazer disparar o diferencial e se alguém já passou pela mesma situação e como a resolveu.
Melhores cumprimentos.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: inversor solax

Mensagem por jmlflorencio »

Quando há alteração no comportamento dum equipamento, normalmente é indicador da necessidade de assistência técnica.

O que diz o fornecedor?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: inversor solax

Mensagem por pedrosilva »

Não havendo a situação no princípio não será da EDP ou de algum vizinho que instalou algum equipamento que puxe mais pela rede? Uso uma UPS que dispara para compensar sempre que a rede sai dos parâmetros e não noto diferença depois de instalar o solar pv.

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: inversor solax

Mensagem por gigaz »

Mediram a ver se havia alguma passagem à terra no circuito do inversor?
A passagem pode estar no lado dos painéis, até porque indica que isso começou quando começou o tempo chuvoso.
Os painéis têm terra?

Também está a misturar grandezas, os diferenciais disparam aos 300 ou aos 30mA(corrente) de diferença(dai o nome).
Esses 130V(tensão) foram medidos onde? Entre fase/neutro e terra?

Avatar do Utilizador

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: inversor solax

Mensagem por froskas »

disparava o diferencial de 300mA e agora um de 30 mA nao dispara ou o contrario? tinha uma diferencial de 30mA e colocou um de 300mA e agora nao dispara?

como foi dito pequenas passagens DC (humidades, efeitos capacitivos) podem provocar disparos. mediram a resistência de isolamento do equipamento?

a tensao que surge (130V) é com o condutor de terra ligado??

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: inversor solax

Mensagem por gigaz »

pelo que percebi, colocaram um de 30mA para a casa, e o inversor ficou direto!! Eu não me aproximava dum sistema assim.
Desligava-se até resolver a questão.

Avatar do Utilizador

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: inversor solax

Mensagem por froskas »

nao consigo perceber se desligaram o condutor de terra do inversor.
naturalmente que o sistema por razoes óbvias nao deve estar sem proteçao diferencial.


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: inversor solax

Mensagem por jpmp24 »

Estes painéis são rec 280 wp da solax? Tem gostado da eficiência dos painéis?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”