Dúvida na montagem de 3 painéis

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Lopesnml
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 02, 2019 12:22 pm

Dúvida na montagem de 3 painéis

Mensagem por Lopesnml »

Bom dia a todos, estou neste momento a espera de fazer uma montagem para autoconsumo com 3 painéis policristalinos da marca ja solar com um inversor Solax X1 1.1 mini.
O valor do kit com montagem foi de 1160€ com pen wi-fi para monitorização.
A minha pergunta é, o meu telhado está virado a SSE e a OSO, já li que se separar os painéis tipo 2+1 vai baixar a produção pois o que não está a "apanhar" mais sol vai atrasar os outros. O instalador que é meu conhecido disse-me que não fazia diferença!
Com este inversor qual é a vossa opinião?
Cumprimentos.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvida na montagem de 3 painéis

Mensagem por Quintas2 »

Penso que, à partida, podes ligar duas strings em paralelo num inversor só com um MPPT, sendo que cada string tem painéis ligados em série. Mas as duas strings devem ter aproximadamente a mesma tensão, ou seja, o mesmo n.º de painéis em série (e painéis similares entre si e com a mesma orientação) o que tu não tens aí. Tens uma string só com um painel, ou seja, com uma tensão que nem deve dar para o inversor arrancar.

Com esse inversor, deverias ter cada string (as duas ligadas em paralelo) com um mínimo de dois painéis, ou seja, 2 a SSE e dois a OSO, senão, não deve funcionar.

@CrOhN, tu tens um projeto nestes moldes. Podes confirmar? Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida na montagem de 3 painéis

Mensagem por CrOhN »

Confirmo. Com a mesma tensão por string, e com orientação diferente, não haverá grandes diferenças de rendimento em relação a usar MPPT distintos.


Autor do tópico
Lopesnml
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 02, 2019 12:22 pm

Re: Dúvida na montagem de 3 painéis

Mensagem por Lopesnml »

Obrigado pelas respostas, acho que vou optar por meter mais um painel e assim já fica 2+2. Cumprimentos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”