Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Não sou cliente EDP mas o meu fornecedor sugeriu me ligar a EDP ao que após contacto vão me substituir o contador...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Nuno_pt »

Eu sou cliente GALP eletrecidade e gás e ainda não chegou cá nada, já tenho um contador digital da Landys Gris+ desde finais do mês passado

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por t3lmo »

Só se aplica aos clientes (neste caso EDP) com auto-consumo registado por MCP.
Os meus Pais também receberam.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

t3lmo Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:11 pm Só se aplica aos clientes (neste caso EDP) com auto-consumo registado por MCP.
Os meus Pais também receberam.
Os teus pais tinham a MCP feita no novo portal da DGEG ou no antigo site SERUP?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por t3lmo »

No antigo do SERUP, foi há cerca de 3 anos.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por gbento »

Eu tenho a MCP registada no novo portal e não recebi a informação, é melhor ligar para o apoio?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por t3lmo »

Isto é um mini-net-metering com períodos de 15min que faz sentido para consumos de curta duração (micro-ondas, planas indução, etc) serem atenuados pela geração acumulada de forma constante nesse tempo. Algo que muito contadores já faziam antes.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por gbento »


Aquilo que encontrei foi umas fac na pág da EDP
https://www.edp.pt/particulares/apoio-c ... /faq-17681

Não diz é como o cliente tem de fazer

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por mafgod »

Resumindo, isto na prática é o que acontece com os contadores antigos analógicos que andavam para trás, ou não?

No limite, admitindo que todos os dias, durante o dia o meu consumo é zero, e produzo 10kW.
Ao fim do mês teria produzido, 300kW.
Se o meu consumo à noite durante o mês for de 300kW, nada pago de energia, certo?
E se o meu consumo fosse inferior a 300kW, ficaria com crédito?

Ou seja, é usarmos a rede elétrica como se fosse uma bateria?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

mafgod Escreveu: segunda jun 15, 2020 2:42 pm Resumindo, isto na prática é o que acontece com os contadores antigos analógicos que andavam para trás, ou não?

No limite, admitindo que todos os dias, durante o dia o meu consumo é zero, e produzo 10kW.
Ao fim do mês teria produzido, 300kW.
Se o meu consumo à noite durante o mês for de 300kW, nada pago de energia, certo?
E se o meu consumo fosse inferior a 300kW, ficaria com crédito?

Ou seja, é usarmos a rede elétrica como se fosse uma bateria?
Não, porwue os contadores antigos analógicos não andavam para trás apenas 15 minutos .. era sempre descontar


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por mafgod »

Biod Escreveu: segunda jun 15, 2020 2:59 pm Não, porwue os contadores antigos analógicos não andavam para trás apenas 15 minutos .. era sempre descontar
E qual é a diferença de ser sempre ou se fazer por blocos de 15min?


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

Boas notícias, autoconsumo c/ desconto na fatura

https://eco.sapo.pt/2020/06/15/produz-a ... e-governo/

"De acordo com um despacho assinado recentemente por João Galamba, quem tenha painéis solares para abastecer o consumo da sua habitação terá assim um desconto de 50% no valor dos CIEG na fatura, enquanto nos projetos de autoconsumo coletivo e as comunidades de energia a isenção será a 100%."

Ps: quase de certeza apenas para quem está registado


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por APHenriques »

Eu também recebi essa comunicação...
Sei a partida que a energia injetada na rede dos meus 3 paineis é muito pouco.
Estou curioso para saber se valerá a pena aumentar a quantidade de paineis.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por mafgod »

Ainda não percebi...
No limite, se eu produzir à noite e consumir somente à noite, posso até ter um saldo negativo diário ou até mensal.
Ou seja, descontam-me na fatura?
Se assim for, é como se me estivessem a pagar a preço de custo o kWh e eu pagasse todo o meu consumo.
Ou seja, é como fazer da rede uma bateria a custo zero.
Logo, injetores zero já não fazem sentido, é isso??!
Acho demasiada fruta....

Tenho autoconsumo há vários anos, registado e ainda não recebi nenhuma carta da EDP.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

mafgod Escreveu: segunda jun 15, 2020 3:31 pm
Biod Escreveu: segunda jun 15, 2020 2:59 pm Não, porwue os contadores antigos analógicos não andavam para trás apenas 15 minutos .. era sempre descontar
E qual é a diferença de ser sempre ou se fazer por blocos de 15min?
Imagina que em 15 minutos injectaste 1500w na rede e consumiste 600w da rede

Não pagas nenhum consumo nesse período, mas os 900w que foram injectados já não recuperas


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por mafgod »

Ok.... é que no site da EDP tem lá isto:
"Com esta nova forma de contabilizar a energia consumida/produzida, o consumo que vai ver na sua fatura EDP Comercial poderá ser inferior ao que marca o seu contador."


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

whocarez Escreveu: segunda jun 15, 2020 3:50 pm Boas notícias, autoconsumo c/ desconto na fatura

https://eco.sapo.pt/2020/06/15/produz-a ... e-governo/

"De acordo com um despacho assinado recentemente por João Galamba, quem tenha painéis solares para abastecer o consumo da sua habitação terá assim um desconto de 50% no valor dos CIEG na fatura, enquanto nos projetos de autoconsumo coletivo e as comunidades de energia a isenção será a 100%."

Ps: quase de certeza apenas para quem está registado
Isso é muito interessante! O auto-consumo não é subsidiado mas ao menos assim deixamos de contribuir para os subsídios pré-existentes. Os Custos de Interesse Económico Geral (CIEG) alegadamente constituem 37% do preço da electricidade e 93% disso são sobrecustos de produção em regime especial. Estamos a falar de uma redução de 18-37% dos custos de energia.
https://www.edp.pt/composicao-precos-eletricidade/

Isso, em conjunto com a possibilidade de redução da potência instalada (com boa gestão do auto-consumo) pode ajudar a rentabilizar o investimento em instalações de auto-consumo. Sabemos mais detalhes sobre isto?
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 5:51 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Nuno_pt »

Falta ai uma proposta para isenção de IVA na aquisição de paineis, onde seriam vendidos sem esse valor, e também algum incentivo em sede de IRS ao fim do ano, para incentivar a instalação de painéis em habitações, mesmo continuando limitados aos 1.5kW para auto-consumo.

No caso dos blocos de 15 minutos, se os painéis forem um pouco sobre-dimensionados pode-se dar pouco, e quase não pagar, imaginando um consumo standby ~400W durante as horas de sol, talvez 3 painéis cobririam esse gasto e injectando pouco na rede, ou seja esse consumo de standby saia de borla, que é o gasto sempre certo que temos em casa.

Standby em W x nº horas de sol x dias do mês = consumo não pago


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

mafgod Escreveu: segunda jun 15, 2020 5:11 pm Ok.... é que no site da EDP tem lá isto: “Com esta nova forma de contabilizar a energia consumida/produzida, o consumo que vai ver na sua fatura EDP Comercial poderá ser inferior ao que marca o seu contador."
Vai ser inferior porque o contador só contabiliza a energia que vem da rede elétrica e a parte do seu consumo que veio dos painéis (a cada 15min) não é contabilizada. Isso já era assim antes com potência instantânea. Agora o efeito vai ser ainda maior e vai poupar mais porque as flutuações mais rápidas que 15min são ignoradas.

*
mafgod Escreveu: segunda jun 15, 2020 3:31 pm E qual é a diferença de ser sempre ou se fazer por blocos de 15min?
Vejamos primeiro a condição actual e o impacto do metering a 15min...

Imagine que tem os painéis a gerar 1000W (3 a 4 painéis), não tem mais nada ligado (sem consumo) e liga uma carga de 3000W (uns discos do fogão ou o termoacumulador) durante 5min. Ao longo de 15min (um quarto de hora ou 0.25h) gerou 0.25kWh (1kW*0.25h) e consumiu exactamente a mesma energia (com o triplo da potência mas um terço do tempo).

Com a nova regra, ao contabilizar o balanço produção/consumo nos 15min não vai pagar energia. Antigamente, no entanto, durante os 5min com a carga ligada só 1000W é que vinham dos painéis (sem custo) e 2000W vinham da rede (que vai pagar) e só poupava 33%. Mais, durante os 10min em que a carga não estava ligada a produção ia gratuitamente para a rede eléctrica e desperdiçava 67% da sua produção.

*

Agora distingamos do net-metering permanente...

Com o net-metering típico, pode consumir e produzir em horas completamente diferentes (só interessa o numero de kWh). No entanto estas contagens novas só se aplicam a intervalos de 15min. Se produzir durante o dia e consumir durante a noite (horas de diferença) continua a desperdiçar a sua produção e a ter de pagar o consumo, o que não aconteceria com net-metering global. Para tirar partido do auto-consumo a produção e as cargas continuam a ter de ser suficientemente próximas no tempo.

*

Isto tem um motivo técnico de ser (suponho que foi esta a lógica):

Ignorar as flutuações em pequenos períodos ajuda a justificar o investimento em auto-consumo pois é mais fácil aproveitar a produção e rentabilizar o gasto inicial no sistema. Isto vai motivar as pessoas a investir e ajudar a aumentar a produção de fontes renováveis e a atingir as metas de descarbonização da energia portuguesa (bom para as pessoas e bom para o governo).

As flutuações a curto tempo têm um impacto reduzido na rede elétrica (afetam principalmente a tensão de 230V) e são atenuadas quando vistas no conjunto de vários utilizadores (uma pessoa a ligar uma carga e outra a desligar cancelam-se).

Já o desequilíbrio de carga em períodos mais longos de tempo provoca instabilidade da rede eléctrica (na frequência de 50Hz) e tipicamente é comum a toda a gente sendo que os efeitos se combinam (muitos consumimos mais à noite). Este desequilíbrio tem de ser corrigido com recurso a centrais a gás e a bombagem nas hidroeléctricas e sai caro. Em 15min ou menos não há tempo para os efeitos serem problemáticos.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Nuno_pt Escreveu: segunda jun 15, 2020 5:21 pm Falta ai uma proposta para isenção de IVA na aquisição de paineis (...) e também algum incentivo em sede de IRS ao fim do ano, para incentivar a instalação de painéis em habitações (...)
É verdade Nuno. Eu não estive com meias medidas e questionei agora o João Galamba no Facebook quanto à redução do IVA, dos CIEG e quanto ao benefício em IRS. Não tenho muita esperança mas deixa ver se ele responde.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”