Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Freddy_krueger Escreveu: segunda set 16, 2019 9:36 am a mim os 6 paineis só dá algum excesso de verão...de inverno com aquecimento via bomba calor para casa antiga 200m2 e alturas por andar de mais de 3,8m... não há milagres.
Para esse pé direito piso radiante é melhor, o problema é partir o chão todo para meter os tubos de água, ou então construir por cima piso realmente flutuante.

A solução da piso radiante por rolos de infravermelhos é mais simples de instalar (leva piso fino e sintético por cima). Obviamente perde a vantagem da eficiência da bomba de calor. Só que não encontro opiniões de utilizadores, alguém tem experiência?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrosilva Escreveu: segunda set 16, 2019 1:04 pm Para esse pé direito piso radiante é melhor, o problema é partir o chão todo para meter os tubos de água, ou então construir por cima piso realmente flutuante.

A solução da piso radiante por rolos de infravermelhos é mais simples de instalar (leva piso fino e sintético por cima). Obviamente perde a vantagem da eficiência da bomba de calor. Só que não encontro opiniões de utilizadores, alguém tem experiência?
Falaram-me de piso radiante + bomba de calor como melhor opção mas usando um piso novo flutuante... mas é casa antiga e objetivo da sua compra foi seu restauro... manter piso original da casa (estava por envernizar desde novo) era obrigatório (tenho tábuas de +4m comprimento e ainda em óptimo estado)... portanto colocação de piso radiante foi imediatamente posta de parte pois teríamos que perder o hardwood fantástico que casa tem em ambos os pisos.

Solução foi bomba calor 16kw (acho que esta a potência, é daquelas que parece 2 unidades de A/C) + muitos ventiloconvectores (1 por divisão).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Bom dia

Esta legislação já é certo que vai para a frente?

É que tenho preço mandando vir de Inglaterra para 16 paineis 60 celulas mono 345w, inversor hibrido solax x1 HV 5kw e 12.6kw de baterias solax triple power a ficar nos 8500eur, o que seria o meu sistema de autoconsumo de sonho, e a este preço amortizável com o tempo. Cá fica praticamente no dobro, e deixa de ser amortizável....



Para conseguir isto, tenho que encomendar antes do brexit, mas não queria depois só poder instalar 4 paineis (os 1500w)...


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

@amasveiga

No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.

Também estou á espera que o Marcelo promulgue a lei e saia no Dre, mas a minha dúvida é se o NetMetering avança conforme o Galamba disse no FB. Se avançar as baterias deixam de ter interesse...





Enviado do meu LEX720 através do Tapatalk



Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

sim, já foi aprovada mas ainda não está em vigor


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

E houve alterações (netmeetering?) ou ficou tudo igual?


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

@amasveiga 
No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse, apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.
Também estou á espera que o Marcelo promulgue a lei e saia no Dre, mas a minha dúvida é se o NetMetering avança conforme o Galamba disse no FB. Se avançar as baterias deixam de ter interesse...

Avatar do Utilizador

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por froskas »

whocarez Escreveu: quarta out 09, 2019 4:17 pm @amasveiga 
No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse, apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.
Também estou á espera que o Marcelo promulgue a lei e saia no Dre, mas a minha dúvida é se o NetMetering avança conforme o Galamba disse no FB. Se avançar as baterias deixam de ter interesse...
O Galamba disse que iríamos ter NetMetering?

provavelmente nao seria o que queria dizer ou entao é outra coisa que nao netmetering


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

Existe uma diferença entre NET metering e venda a precos de mercado..
Mas se a legislação fosse a mais avançada seria a 1a opção

https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 1167481165

Enviado do meu LEX720 através do Tapatalk



amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Pelo que eu percebi de ler parte do documento, entra em vigor (pelo menos parte) a 1 de janeiro de 2020. Acho que vou mandar vir os paineis!! Para uma vivenda que gasta cerca de 100eur (as vezes menos) de luz por mês, 18 paineis mono de 340w deve ser demais, mas já fica para o futuro carro eletrico, à quantidade fica mais barato e depois misturar paineis deve ser pior....


Só para dar uma ideia... um painel destes se mandar vir 1, fica em perto de 300eur... mandando vir 18, fica a 135eur!!! ou será que ainda descem o suficiente para compensar comprar só quando fizerem falta (Carro eletrico)??

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

amasveiga Escreveu: quarta out 23, 2019 9:07 am Pelo que eu percebi de ler parte do documento, entra em vigor (pelo menos parte) a 1 de janeiro de 2020. Acho que vou mandar vir os paineis!! Para uma vivenda que gasta cerca de 100eur (as vezes menos) de luz por mês, 18 paineis mono de 340w deve ser demais, mas já fica para o futuro carro eletrico, à quantidade fica mais barato e depois misturar paineis deve ser pior....


Só para dar uma ideia... um painel destes se mandar vir 1, fica em perto de 300eur... mandando vir 18, fica a 135eur!!! ou será que ainda descem o suficiente para compensar comprar só quando fizerem falta (Carro eletrico)??
Compra em grupo junta mais malta que vais ver que compensa...

Quanto a fantasia do netmetering até tenho medo do que entendem por isso!

Ver para crer
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por LSousa »

serges Escreveu: quarta out 23, 2019 9:23 am
amasveiga Escreveu: quarta out 23, 2019 9:07 am Pelo que eu percebi de ler parte do documento, entra em vigor (pelo menos parte) a 1 de janeiro de 2020. Acho que vou mandar vir os paineis!! Para uma vivenda que gasta cerca de 100eur (as vezes menos) de luz por mês, 18 paineis mono de 340w deve ser demais, mas já fica para o futuro carro eletrico, à quantidade fica mais barato e depois misturar paineis deve ser pior....


Só para dar uma ideia... um painel destes se mandar vir 1, fica em perto de 300eur... mandando vir 18, fica a 135eur!!! ou será que ainda descem o suficiente para compensar comprar só quando fizerem falta (Carro eletrico)??
Compra em grupo junta mais malta que vais ver que compensa...

Quanto a fantasia do netmetering até tenho medo do que entendem por isso!

Ver para crer

Então mas o Net Metering não é a medição da energia colocada na rede que depois fica em crédito para ser gasta pelo produtor quando está em deficit?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Yep, estou para acreditar que venha mesmo a ser aprovado, estou a ser irónico!

A ver vamos a esperança é a ultima a morrer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

Também não acredito que o NetMetering avance, o lobby da EDP e companhia..


Enviado do meu LEX720 através do Tapatalk



amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Pois, isso existiu enquanto existiam os contadores de rodinha que rodavam para trás quando se injetava... e correram a trocar aquando ficou na moda ter paineis solares...

Agora, mesmo que até coloquem o NetMerering como deve ser, somos nós que pagamos os contadores!


Jota Sá
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 23, 2019 8:10 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Jota Sá »

Eu estou no processo de comprar uma casa e também queria ir para o autoconsumo. No entanto um dos meus receios é que o preço dos paineis/instalação suba significativamente assim que a possibilidade do net mmetering surgir. Vi isso nas bicicletas eléctricas quando surgiu o subsídio! A opção do amasveiga parece óptima mas poucas pessoas têm as competências técnicas para que não venha a ser um pesadelo...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Jota Sá Escreveu: quarta out 23, 2019 8:20 pm Eu estou no processo de comprar uma casa e também queria ir para o autoconsumo. No entanto um dos meus receios é que o preço dos paineis/instalação suba significativamente assim que a possibilidade do net mmetering surgir. Vi isso nas bicicletas eléctricas quando surgiu o subsídio! A opção do amasveiga parece óptima mas poucas pessoas têm as competências técnicas para que não venha a ser um pesadelo...
Bem vindo Jota Sá, como em boa casa faz se sempre uma breve apresentação no local certo, quanto ao assunto aguarde um pouco por respostas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

O netmetering não vai surgir, quanto a isso podemos ficar descansados...


LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por LSousa »

jmlflorencio Escreveu: quinta out 24, 2019 9:16 am O netmetering não vai surgir, quanto a isso podemos ficar descansados...
Muitos paises tem...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Acredito, mas em Portugal, pelo menos nos próximos tempos, não vai surgir.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”