Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

warrior.1977 Escreveu: terça jul 07, 2020 1:13 pm
Biod Escreveu: terça jul 07, 2020 1:05 pm vocês têm recebido as facturas normalmente? eu já não recebo facturas do comercializador desde 16 de abril. Não sei se tem a ver com estas alterações do net meetering etc

mais 3 meses sem receber fscturas e já n preciso pagar 😄
Eu sofri de um problema idêntico.
Inicialmente deixei de receber as facturas, reclamei, informaram que o contador teria deixado de enviar as leituras, mais tarde teria a haver com o facto de ter auto-consumo e agora novamente parece que não há registo de leituras.

No mês passado acabei de receber uma factura estimativa, com valores, parece-me acima do que na realidade consumi, e este mês, tenho informação novamente de que não há leituras, e tenho nova factura por estimativa.

Parece que há problemas. Se calhar, convinha ligar para saber o que se passa, pois 3 meses sem facturar, convém perceber a razão.

A minha suposição, é que terá a haver com as alterações nos contadores para fazerem a medição de forma diferente, que devido ao COVID, não teria sido possível actualizar todos os equipamentos...... mas isto é uma suposição
Mas o meu contador já é dos novos e dá a contagem, para além disso todos os meses dou a leitura. Não estou preocupado porque fazendo os 6 meses já n preciso pagar a factura do mês de abril/maio


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

warrior.1977 Escreveu: terça jul 07, 2020 1:13 pmA minha suposição, é que terá a haver com as alterações nos contadores para fazerem a medição de forma diferente, que devido ao COVID, não teria sido possível actualizar todos os equipamentos...... mas isto é uma suposição
Suponho o mesmo ;)

Deve ter a ver com a necessidade de fazer os balanços a 15min para quem tem autoconsumo (desde 30 de Março), o que exige não só a comunicação dos totalizadores (os consumos em kWh que se lêem no visor) mas de todo o diagrama de carga de 15min em 15min o que impõe um esforço muito maior na rede PRIME de comunicação PLC (power line communication). Alternativamente deve ser necessário reprogramar os aparelhos, o que é possível fazer remotamente mas demora tempo e exige mão de obra.
Cumprimentos,
João Ramos


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por warrior.1977 »

Biod Escreveu: terça jul 07, 2020 1:16 pm
warrior.1977 Escreveu: terça jul 07, 2020 1:13 pm
Biod Escreveu: terça jul 07, 2020 1:05 pm vocês têm recebido as facturas normalmente? eu já não recebo facturas do comercializador desde 16 de abril. Não sei se tem a ver com estas alterações do net meetering etc

mais 3 meses sem receber fscturas e já n preciso pagar 😄
Eu sofri de um problema idêntico.
Inicialmente deixei de receber as facturas, reclamei, informaram que o contador teria deixado de enviar as leituras, mais tarde teria a haver com o facto de ter auto-consumo e agora novamente parece que não há registo de leituras.

No mês passado acabei de receber uma factura estimativa, com valores, parece-me acima do que na realidade consumi, e este mês, tenho informação novamente de que não há leituras, e tenho nova factura por estimativa.

Parece que há problemas. Se calhar, convinha ligar para saber o que se passa, pois 3 meses sem facturar, convém perceber a razão.

A minha suposição, é que terá a haver com as alterações nos contadores para fazerem a medição de forma diferente, que devido ao COVID, não teria sido possível actualizar todos os equipamentos...... mas isto é uma suposição
Mas o meu contador já é dos novos e dá a contagem, para além disso todos os meses dou a leitura. Não estou preocupado porque fazendo os 6 meses já n preciso pagar a factura do mês de abril/maio
O meu também é dos novos, instalado em Fev do ano passado. E funcionou até Março deste ano ..... depois disso.......nada.
As facturas têm sido emitidas com valores estimativos, e bastante acima do que tem sido efectivamente gasto.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

é possível vender o excedente de produção sem a burocracia e custos de antigamente. O preço pago não é muito mas é melhor que nada .

Basta ter um contador dos inteligentes, que qualquer UPAC com MCP deverá ter.

Até ai momento sei que a as empresas muon / energiasimples comprar


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Como resumo de todas estas mudanças dá para fazer um tutorial disso?!

Tipo eu tenho 1500w autoconsumo e mudaram-me o contador para inteligente... quais os custos para passar a "vender" reminiscente de meu consumo? É que nesse caso poderei ponderar pôr mais paineis sem o investimento adicional em bateria questão de fazer contas com base nas exportações que tenho atualmente, etc..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 10, 2020 11:03 am Como resumo de todas estas mudanças dá para fazer um tutorial disso?!

Tipo eu tenho 1500w autoconsumo e mudaram-me o contador para inteligente... quais os custos para passar a "vender" reminiscente de meu consumo? É que nesse caso poderei ponderar pôr mais paineis sem o investimento adicional em bateria questão de fazer contas com base nas exportações que tenho atualmente, etc..
o custo é o reconhecimento da assinatura do contrato que fizeres com a entidade que compra .
Mas o valor do kw é pago mais ou menos a 4 cêntimos o kw. Depende se optar por um valor fixo durante a duração do contrato de venda ou um valor indexado ao preço de mercado

Para evitar a burocracia de teres de apresentar isso no irs porque tás a vender , o valor é deduzido na factura a pagar pelo consumo


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Biod Escreveu: sexta jul 10, 2020 12:54 pm Para evitar a burocracia de teres de apresentar isso no irs porque tás a vender , o valor é deduzido na factura a pagar pelo consumo
Parece-me bem...o valor já se sabe que é mínimo mas melhor que nada... vou fazer contas...

Meu IRS este ano quase que o entregava a um contabilista... recibos verdes, venda de casa, etc, etc... UFA!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Biod, fala de experiência própria? Tem autoconsumo em casa com venda de excedentes? Acabei de questionar a ERSE hoje sobre isto. É sempre bom conhecer alguém com experiência real.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: sábado jul 11, 2020 2:50 am Biod, fala de experiência própria? Tem autoconsumo em casa com venda de excedentes? Acabei de questionar a ERSE hoje sobre isto. É sempre bom conhecer alguém com experiência real.
Tenho autoconsumo mas como sabes houve alterações na lei ...

Não estou a inventar nada, num grupo do Facebook dedicado ao sutocsunmo algumas pessoas já tão a tratar de vender.

https://www.energiasimples.pt/produtores/autoconsumo


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Obrigado pela referência
Vou investigar
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Reforço a mensagem anterior: muito interessante!!
Já deixei o meu contacto para falar com eles melhor.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

já vou enviar o contrato assinado , afinal n é necessário reconhecer a assinatura


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

E então, custos totais do processo, burocracias e valor de venda de excedente? Foi simples e sem custos? Foi com a EnergiaSimples?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: quarta jul 15, 2020 9:09 am E então, custos totais do processo, burocracias e valor de venda de excedente? Foi simples e sem custos? Foi com a EnergiaSimples?
custos de quê? não tenho de alterar nada.

O contador já regista o que injecto na rede, depois o valor é pago trimestralmente via transferência bancária. Não é necessário abrir atividade nem nada dessas burocracias, mas para isso a muon tem de ser o meu fornecedor de energia.

sim foi com a energia simples. A energia simples só fornece energia a empresas mas compra a particulares.

Depois optei pelo solar + , o valor pago flutua consoante o preço de mercado. Também poderia optar pelo valor fixo de 0,034 o kw mas penso que rende mais a outra opção.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Ok, BIOD podes explicar melhor pois assim a malta não iria se preocupar em fazer "ginástica" a ligar equipamentos para não injectar a zeros, qual o valor mínimo de autoconsumo, custos, procedimentos sff…

Acho muito interessante!

Obrigado.

Já agora não sou cliente EDP mas sim YLCE, valores mais simpáticos…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: quarta jul 15, 2020 10:29 am custos de quê? não tenho de alterar nada.
É mesmo isso que queremos confirmar ;)

Custo 0€ portanto desde que se tenha contador inteligente e o resto é só um contracto, certo? A remuneração a indexante fixo é 0.034€/kWh.

É importante esclarecer este assunto, à luz também da nova legislação. Eu irei instalar auto-consumo e por isso interessa conhecer as condições. Todo o esclarecimento e partilha de experiência é bem-vindo.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: quarta dez 25, 2019 12:15 pm é um benefício atribuído a 15% do iva pago.
Para ter um benefício de 1000€ é preciso gastar uns bons milhares
Onde conseguiu esta informação, Biod?
É definitiva?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: sexta jul 17, 2020 12:06 am
Biod Escreveu: quarta dez 25, 2019 12:15 pm é um benefício atribuído a 15% do iva pago.
Para ter um benefício de 1000€ é preciso gastar uns bons milhares
Onde conseguiu esta informação, Biod?
É definitiva?
li por aí, mas com isto do covid duvido que metam esse benefício para já


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: quinta jul 16, 2020 11:03 pm
Biod Escreveu: quarta jul 15, 2020 10:29 am custos de quê? não tenho de alterar nada.
É mesmo isso que queremos confirmar ;)

Custo 0€ portanto desde que se tenha contador inteligente e o resto é só um contracto, certo? A remuneração a indexante fixo é 0.034€/kWh.

É importante esclarecer este assunto, à luz também da nova legislação. Eu irei instalar auto-consumo e por isso interessa conhecer as condições. Todo o esclarecimento e partilha de experiência é bem-vindo.

É isso mesmo, acredito que no futuro haja mais empresas a comprar.

O facto de para vender termos de mudar de fornecedor, ficam com mais clientes á conta disso


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

serges Escreveu: quinta jul 16, 2020 4:03 pm Ok, BIOD podes explicar melhor pois assim a malta não iria se preocupar em fazer "ginástica" a ligar equipamentos para não injectar a zeros, qual o valor mínimo de autoconsumo, custos, procedimentos sff…

Acho muito interessante!

Obrigado.

Já agora não sou cliente EDP mas sim YLCE, valores mais simpáticos…
Não tens valor mínimo.. só tens de ter contador inteligente e a instalação registada na dgeg

é enviar o número da nossa UPAC, assinar o contrato e mudar de fornecedor para a MUON

Responder

Voltar para “Autoconsumo”