Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Então mas não se falou que era a energia simples que comprava?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

rnlcarlov Escreveu: sexta jul 17, 2020 5:19 pm Então mas não se falou que era a energia simples que comprava?
e eu disse o contrário?

A energia simples é que compra, mas a energia simples só vende energia a empresas.
Para vender energia á particulares é a MUON ( é do mesmo grupo )


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: quarta dez 25, 2019 12:15 pm é um benefício atribuído a 15% do iva pago. Para ter um benefício de 1000€ é preciso gastar uns bons milhares
Biod Escreveu: sexta jul 17, 2020 12:24 pm li por aí, mas com isto do covid duvido que metam esse benefício para já
Com esses números, isso parece alguém a falar do benefício e-fatura (15% do IVA até 250€ ou 500€ para dois sujeitos passivos em declaração conjunta) que é o único válido até ao momento.

Este benefício 1000€ poderá ser de 10-15% em vez dos 30% de há uns anos mas deve ser sobre o valor total gasto. Isto é suposição minha claro, apesar de já ter recebido meias informações de uns instaladores nesse sentido (veracidade desconhecida).

O melhor será mesmo estar atento ao PNAEE para solar térmico, PV, isolamento e ar-condicionado (entre outros).
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Muito obrigado pela resposta é interessante mas assim é que fazem negocio…

Lol...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Liguei para a energia simples para saber o ponto da situação, eles pediram á edp distribuição o código CPE de produtor e assim que recebam enviam para eu assinar mais uns papéis


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por warrior.1977 »

Biod Escreveu: terça jul 07, 2020 1:16 pm
warrior.1977 Escreveu: terça jul 07, 2020 1:13 pm
Biod Escreveu: terça jul 07, 2020 1:05 pm vocês têm recebido as facturas normalmente? eu já não recebo facturas do comercializador desde 16 de abril. Não sei se tem a ver com estas alterações do net meetering etc

mais 3 meses sem receber fscturas e já n preciso pagar 😄
Eu sofri de um problema idêntico.
Inicialmente deixei de receber as facturas, reclamei, informaram que o contador teria deixado de enviar as leituras, mais tarde teria a haver com o facto de ter auto-consumo e agora novamente parece que não há registo de leituras.

No mês passado acabei de receber uma factura estimativa, com valores, parece-me acima do que na realidade consumi, e este mês, tenho informação novamente de que não há leituras, e tenho nova factura por estimativa.

Parece que há problemas. Se calhar, convinha ligar para saber o que se passa, pois 3 meses sem facturar, convém perceber a razão.

A minha suposição, é que terá a haver com as alterações nos contadores para fazerem a medição de forma diferente, que devido ao COVID, não teria sido possível actualizar todos os equipamentos...... mas isto é uma suposição
Mas o meu contador já é dos novos e dá a contagem, para além disso todos os meses dou a leitura. Não estou preocupado porque fazendo os 6 meses já n preciso pagar a factura do mês de abril/maio
Já há novidades das facturas?
Pelo que me foi informado, parece que tem havido muitos problemas com os sistemas de registo de leituras remotas. Só não me conseguiram explicar se teve algo a haver com o ataque informático de Abril ou com as alterações com as contagens dos sistemas de autoconsumo.

Vamos.........ver


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

enviaram uma factura de 16 de abril a 18 de junho ..

Sou cliente da YLCE.

Entretanto a Endesa enviou á edp distribuição a indicação para mudança de comercializador sem meu. consentimento. Por isso de 19 de junho a 18 de julho tive energia á borla, À factura que a Endesa me enviou já foi anulada ...

Apresentei reclamação da endesa e da edp distribuição , como é possível a Endesa alterar sem meu consentimento e a edp distribuição aceitar isso.
Ainda por cima o meu comercializador avisou que tinham recebido um pedido de mudança e eu disse que não tava interessado em mudar, A YLCE contactou a edp distribuição, e eles recusaram e avançaram com a mudança para a endesa


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Já parece "os filmes" das telecomunicações all over again....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por warrior.1977 »

Biod Escreveu: sexta jul 31, 2020 11:49 am enviaram uma factura de 16 de abril a 18 de junho ..

Sou cliente da YLCE.

Entretanto a Endesa enviou á edp distribuição a indicação para mudança de comercializador sem meu. consentimento. Por isso de 19 de junho a 18 de julho tive energia á borla, À factura que a Endesa me enviou já foi anulada ...

Apresentei reclamação da endesa e da edp distribuição , como é possível a Endesa alterar sem meu consentimento e a edp distribuição aceitar isso.
Ainda por cima o meu comercializador avisou que tinham recebido um pedido de mudança e eu disse que não tava interessado em mudar, A YLCE contactou a edp distribuição, e eles recusaram e avançaram com a mudança para a endesa
Passou-se exactamente o mesmo comigo....

A diferença está que como não recebi a factura, reclamei e entretanto, fui informado que havia um pedido de mudança de operador pendente. Ficou então registado que não queria efectuar qualquer mudança.
Agora, tenho recebido as facturas, não na data habitual, e têm vindo com consumo estimativo, porque dizem que o contador não está a enviar as leituras.

No teu caso, a factura veio com leituras reais ou estimadas?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

reais


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

joaocunharamos Escreveu: quinta set 03, 2020 11:36 pm Amigos, chegaram boas notícias...

Painéis solares e isolamento com ajuda até €7500 para casas anteriores a 2006
https://abertoatedemadrugada.com/2020/0 ... a.html?m=1

Governo ajuda a pagar janelas novas em casas anteriores a 2006
https://rr.sapo.pt/2020/09/02/pais/gove ... ia/205581/
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

A ligação legal é esta, já agora:

Regulamento de atribuição de incentivos
Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis
https://www.fundoambiental.pt/avisos-20 ... aveis.aspx
Cumprimentos,
João Ramos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Biod Escreveu: quarta jul 22, 2020 5:36 pm Liguei para a energia simples para saber o ponto da situação, eles pediram á edp distribuição o código CPE de produtor e assim que recebam enviam para eu assinar mais uns papéis
Houve mais alguns desenvolvimentos? Já está todo ok e a funcionar? Consegues explicitar todos os passos que foram tomados para fazer venda?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado...bem me parecia que já tinha visto mais desenvolvimentos... :mrgreen: Isto de ver foruns no telemovel nunca consigo ver bem a coisa.. obrigado!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por gbento »

Posso ter percebido mal, se alguém souber, agradeço.
Quem tem painéis para autoconsumo, não vai ter redução do IVA na conta da luz?


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Não vi nada nesse sentido. Só me recordo da redução de IVA para os escalões mais baixos de potência contratada, nada tendo a ver com autoconsumo.
Não será confusão com os CIEG, mencionados pelo whocarez em 15 de junho: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... p11288089/?
Isso é só para os novos projetos a aprovar até final de 2021 e, penso, aplica-se com retroativos até à data de publicação do despacho.
Cumprimentos,
Quintas2


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

Acho que não está claro na legislação, conforme diz o jornalista da SIC aqui
https://contaspoupanca.pt/2020/10/19/el ... -dezembro/

Sent from my RMX1931 using Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Existe uma discussão política para facilitar as trocas de energia entre produtores e consumidores de modo a agilizar o aproveitamento dos excedentes fotovoltaicos. O que está estabelecido é a isenção total ou parcial dos custo de interesse económico geral (CIEG) nessas trocas de energia. O próprio secretário de estado João Galamba disse que ainda não era claro para ele se iria haver isenção IVA nessas trocas ou não.

De qualquer modo, estamos a falar de isenção dos CIEG e eventualmente do IVA na venda ou abatimento da energia excedente de geração fotovoltaica e não da totalidade do consumo (muito diferente). Eu questionei (creio que a DGEG) diretamente e publiquei aqui no forum os meus emails sobre esse assunto. Cheguei a ler a legislação e não falava nada do IVA.

Tem havido muitas notícias sensacionalistas (click bait) com títulos ambíguos que poderiam induzir em erro, de facto.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Correção: questionei a ERSE!

Cliquem na setinha no início da citação em baixo para saltar mais acima neste tópico. Recomendo a leitura completa mas o ponto de interesse é o 5°. Em sumário: ha isenção de CIEG nas trocas de energia em proximidade mas os documentos não falam de IVA. Claro que tendo actividade declarada podem descontar em princípio descontar o IVA contabilisticamente.
joaocunharamos Escreveu: sexta jul 03, 2020 3:11 pm Sobre a mais recente legislação, nomeadamente sobre o autoconsumo nas comunidades de energia, deixo alguns esclarecimentos que me foram dados pela ERSE depois de assistir a um Webinar (...)
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”