Autoconsumo - Ajuda

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

GooseTwo Escreveu: quarta mai 19, 2021 11:01 am A minha fixação nas baterias (até posso utilizar o VE que passa o dia todo em casa, normalmente saí apenas ao final do dia) é evitar toda a confusão com a injecção na rede, contadores para cá, contadores para lá, burocracias com o operador, débitos/créditos/acertos, enfim, isto por cá é muito complicado.

Obrigado pela participação
Se não quiser estar a vender o excedente não é necessário burocracias por ai além. As vendas de excedentes é que obrigam aos contadores xpto, estabelecer contrato de venda, etc.


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

rnlcarlov Escreveu: terça mai 18, 2021 8:48 pm Havendo mais paineís, penso que o carregador regulável feito pelo user Apr (do clubelétricos) tem a possibilidade de carregar usando o excedente solar, desde que se tenham os devidos sensores .
Olá rnlcarlov,

Já me tinha lembrado disso, apesar de não precisar de carregar mais rápido o VE, tem uma série de funções ligadas ao PV que poderão ser interessantes. Vou falar com ele.

Obrigado


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

rnlcarlov Escreveu: quarta mai 19, 2021 11:12 am Se não quiser estar a vender o excedente não é necessário burocracias por ai além. As vendas de excedentes é que obrigam aos contadores xpto, estabelecer contrato de venda, etc.
Pois, precisamente para evitar toda essa confusão me inclino para as baterias nem que seja a do VE, a propósito deste, já comprei o cabo que me aconselhaste Type 2 -> Type 1 mas ainda não usei (confinamentos), vou a Aveiro estar com o Jorge por estes dias e aí irei testar.
Mas a tua ideia de começar aos poucos parece-me consensual e é por aí que devo avançar. Estou entretanto a tentar aprender/perceber o funcionamento da coisa.

Abraço
Fernando
Última edição por GooseTwo em quarta mai 19, 2021 4:09 pm, editado 1 vez no total.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu falei nos 6 paineis (ou melhor nos 1500w) por experiência própria... mas tenho consumos muito maiores de inverno... de verão tenho dificuldades em aproveitar máximo de energia pois meu VE só em casa em horas de relativa pouca produção excepto fins de semana em casa.... tenho gente em casa sempre, mas mesmo colocando máquinas nessa hora e forçando cilindro a trabalhar somente 11h as 18h.... é dificil gerir tudo (faço gestão manual excepto cilindro que tem um temporizador horário... nenhuma automatização).
Falou-se também de microinversores vs inversores.... eu tenho microinversores (2 paineis para cada microinversor) e penso que em produção é melhor por causa do efeito sombra que vai proporcionar menos perdas de produção.... o inversor único penso ser melhor para ter baterias (inversor hibrido) nem que seja algo só apra acontecer no futuro.... com microinversores, acho que para colocar baterias precisas de um outro inversor e baterias ficam em AC Coupled em que esse inversor ficará apenas encarregue de carregar e descarregar bateria conforme necessidades (tem de ser visto que gadget vai controlar paineis, baterias, consumos).... Se intenção for ampliar sistema, é melhor recolher máxima informação sobre diversos sistemas, vantagens, desvantagens no agora e em cenários hipotéticos futuros para evitar ter que repensar todo o sistema e dispensar equipamentos que ainda são carotes...

Vai para aqui um testamento...

Just my 2 cents :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 19, 2021 1:17 pm Eu falei nos 6 paineis (ou melhor nos 1500w) por experiência própria... mas tenho consumos muito maiores de inverno... de verão tenho dificuldades em aproveitar máximo de energia
...Pois, eu já percebi que tentar dimensionar a instalação para o inverno usando o AC para aquecimento, mesmo utilizando o AC para frio no verão, acredito que terei excesso de produção. Pode-se sempre fazer uma visitinha ao telhado e desligar alguns painéis, digo eu e provavelmente digo asneira
Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 19, 2021 1:17 pm Falou-se também de microinversores vs inversores.... eu tenho microinversores (2 paineis para cada microinversor) e penso que em produção é melhor por causa do efeito sombra que vai proporcionar menos perdas de produção....
Ok, era essa a ideia que tinha.
Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 19, 2021 1:17 pm ...o inversor único penso ser melhor para ter baterias (inversor hibrido) nem que seja algo só apra acontecer no futuro.... com microinversores, acho que para colocar baterias precisas de um outro inversor e baterias ficam em AC Coupled em que esse inversor ficará apenas encarregue de carregar e descarregar bateria conforme necessidades (tem de ser visto que gadget vai controlar paineis, baterias, consumos).... Se intenção for ampliar sistema, é melhor recolher máxima informação sobre diversos sistemas, vantagens, desvantagens no agora e em cenários hipotéticos futuros para evitar ter que repensar todo o sistema e dispensar equipamentos que ainda são carotes...
É exatamente por aqui que estou a pensar a instalação, ainda agora estou a começar, ainda tenho imensa informação para apreender.
Eu tenho um irritante hábito de querer perceber como as coisas funcionam mesmo não sendo a minha área. Do género de ler o manual de fio a pavio antes de pressionar o botão ON. Enfim, maluquices
Aos pouquinhos, com as vossas valiosas dicas, eu chego lá.
Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 19, 2021 1:17 pm Vai para aqui um testamento...

Just my 2 cents :)
Ora essa, eu só tenho é que agradecer a vossa disponibilidade

Um grande bem-haja


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu também sou assim.... Nem sou nada da área mas comprar algo sem antes a perceber bem...nah

Eu tenho MUITO poucos consumos de verão pois só tenho bomba de calor ligada para o aquecimento de inverno e minha casa com paredes pedra meio metro, não precisa de refrigeração no verão...é fresquinha ano todo :P

Se possível teres um medidor, tenta ver qual teu consumo entre 10.30/11h e 15:30/16h.... este vai ser o pico de produção solar (parece um daqueles gráficos dos altos da Pandemia :P ).... o solar tem um grande pico e depois valor é muito baixo... estive a ver meu sistema (1550w) e tenho mais ou menos isto de produção (17/5/2021 - paineis com 2 anos e pouco) - total do dia 10,469kwh:
7:30 65w
8:30 250w
9:30 596w
10:30 853w
11:30 998w
12:30 1111w
13:30 1175w
14:30 1159w
15:30 1063w
16:30 853w
17:30 709w
18:30 370w
19:30 16w
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Olá Freddy Krueger,

Ainda não tenho como medir mas está na calha, já me aconselharam por aqui o uso de um Shelly EM e até já encontrei este em Espanha por volta de € 60.00 (não me parece caro mas se houver mais em conta agradeço info. ;) ) com duas pinças de 50A. Já agora, chega as de 50A ou são necessárias pinças de 120A ?

Analisando os valores da tua produção e pegando no que escreveu o jmlflorencio "Com gente em casa o dia todo e AC a funcionar todo o ano, já pode avançar para um maior número de painéis. O AC, ao contrário da generalidade dos electrodomésticos, vai ter um consumo contínuo e moderado, sendo ideal para aproveitar a produção fotovoltaica.", provavelmente vou dizer asneira, posso facilmente avançar logo com 1500 a 2000W de painéis. Que medo! :lol:

Estou a escrever e a imaginar a seguinte situação: avanço por ex. com +/- 2000W e 1 inversor híbrido se entretanto chegar à conclusão que é preferível esta via à dos micro-inversores, algum tempo depois quero aumentar a produção, já não serve este inversor ? Tenho que substituir por outro mais potente ou junto a este um segundo ?

Obrigado

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

Para por isto mais graficamente, aqui está a minha produção hoje com 500W de painéis, com 5 anos.

Imagem


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por papacurvas »

[quote=
Como assim ? - Se colocar por ex 2 painéis coloco 1 ou 2 micro-inversores mas se colocar 6 ou 8 painéis já é preferível 1 inversor para todos ?
Eu compreendo as vantagens de 1 micro-inversor por painel ou por cada 2 painéis, ainda não entendi é qual a vantagem de 1 inversor para uma quantidade maior de painéis (8, 10, 12...).
A vantagem é que normalmente é mais barato colocar um inversor de 2000w que 2 micro de 1000w cada

Agora fiquei confuso, então se os painéis a determinado momento estiverem a produzir 1kW, o consumo estiver nesse mesmo momento nos 500W, havendo um incremento no consumo de 600W, ora 500+600-1000=-100W estes 100W virão da rede, é isso ?
E poderá devido ao bi-horário ficar mais caro por estar em período cheio, é isso ? Ou existe algo mais ?
Se tiveres equipamentos mt eficientes tens um consumo de 300w normal e picos de 2000/2500w quando ligam a resistência Ou seja durante um ciclo de lavagem de 1H tens 40 minutos em que estas a dar energia a rede e 20minutos em que estas a ir buscar a rede. Como diz o outro e fazer contas.....
[/quote]

Como tudo na vida nada é linear.
Eu por questão de orientação do telhado tenho metade dos painéis a Este e a outra metade a Oeste, tenho uma produção mais "linear" ao longo do dia, com perca de pico, que no meu caso pessoal não me interessa para nada.

Atenção que o AC só é linear no consumo até a temperatura programada ser atingida , depois tb entra num ciclo de liga/desliga. Ao inicio até inicia com um pico para depois estabilizar.

Por isso " bato" sempre nesta tecla MEÇAM OS VOSSOS CONSUMOS DURANTE UM ANO, não tenham pressas, percebam bem como funciona a vossa casa e depois façam escolhas em consciência.

Deixo aqui um link de um Youtuber Espanhol com vários tipos de instalações, e o mais importante, com todas as seguranças necessárias as instalações: https://www.youtube.com/channel/UCV46gl ... -BgANevfyA


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Medir durante um período alargado é definitivamente uma boa ideia. Eu não o fiz :( mas coisa até tem corrido bem...foi sorte de principiante

Quanto a medidores, sou um noob... eu uso um owl intuition PV que veio oferta paineis que faz medição dos consumos da casa, da produção solar, e consequentes consumos de rede e injecções / desperdicio dos paineis...

segue um print no link:
https://cloud.degoo.com/share/KPZ8Eye9YAUqZ1X0L_TiAQ
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Obrigado, voçês são impecáveis, com gráficos de produção, não falta nada. (Y)

papacurvas Escreveu: quarta mai 19, 2021 9:34 pm Eu por questão de orientação do telhado tenho metade dos painéis a Este e a outra metade a Oeste, tenho uma produção mais "linear" ao longo do dia, com perca de pico, que no meu caso pessoal não me interessa para nada.
Ora as respostas a determinada questão apontam-nos por vezes direcções diferentes e esta é realmente interessante
papacurvas Escreveu: quarta mai 19, 2021 9:34 pm Por isso " bato" sempre nesta tecla MEÇAM OS VOSSOS CONSUMOS DURANTE UM ANO, não tenham pressas, percebam bem como funciona a vossa casa e depois façam escolhas em consciência.
Este concelho é dado por todos e faz todo o sentido, eu ainda não tenho como aferir certinho(estou a pensar adquirir um Shelly EM) mas já fiz algum trabalho de casa; consumo constante, +/-, só tenho o combinado frigorífico/arca e o router, todo o resto tem tomadas com on/off, mas como tenho sempre gente em casa lá vem os restantes consumos, estes variáveis, um telemóvel ou portátil a carregar, uma tv on, um aspirador, etc; enfim são o somatório destes que me dão em cheio uma média diária de 10kWh
papacurvas Escreveu: quarta mai 19, 2021 9:34 pm Deixo aqui um link de um Youtuber Espanhol com vários tipos de instalações, e o mais importante, com todas as seguranças necessárias as instalações: https://www.youtube.com/channel/UCV46gl ... -BgANevfyA
Já vi alguns, muito bom (Y)


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Empresas a quem possa pedir orçamentos, para além da Solarimpact e Solarshop, perto da zona do Porto, alguma coisa?


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva GooseTwo,
Conheço a LEFE, que está sediada em Guimarães mas sei que fazem serviços na Nazaré portanto no Porto também devem trabalhar. Atenção, conheço-os apenas por terem a sede aqui perto, nunca tive um serviço com eles. Fora isso não conheço mais, mais ainda sou um novato no assunto.
Cumprimentos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu lidei com a Bonina de Aveiro.... Foram IMPEC's em termos de serviço.... acredito que não sejam os mais baratuxos, mas gostei de todo o profissionalismo (prazos cumpridos, sem derrapagens e serviço muito bem feito)... na altura foram os paineis e o sistema aquecimento. Não sei se deslocam ao Porto mas questão de contactar. Há que elogiar quem merece.... já pensei fazer mais coisas com eles (+paineis e baterias), mas para já decidi amainar.... se paineis a oeste e este não fossem de tão dificil colocação ja tinha avançado pelo menos com mais 1-2 paineis cada orientação para aumentar amplitude de uso
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

Ora então já cá temos alguns nomes para pedir orçamentos

- SolarImpact (Camarate)
- SolarShop (Ansião)
- LEFE (Guimarães)
- Bonina (Aveiro)
- Livre Power (Lisboa)
- Rolear Mais (Algarve-5Lojas; Beja, Lisboa e Porto)
- Energy Top (Porto)


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas, o meu projecto já está em andamento.

Opiniões sobre módulos Hyunday 470W são muito bem vindas e já agora TrinaSolar Honey

Muito obrigado


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por antonio.campea »

Viva
Só vi agora. Consulte a Sinersol no Porto. Instalaram-me a minha microprodução aqui em casa e não tenho nada a dizer contra. é mais uma empresa que tem para pedir orçamento. Na altura pedi orçamentos a 6 empresas esta foi a que "ganhou o concurso".
Cumprimentos,
AC


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Obrigado.
É mais um contacto que fica.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”