Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Local para debater sobre o autoconsumo

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Veja mais acima a imagem com legenda “Estrutura do menu 1”. Pela informação que tenho o 6 diz respeito a potência (kW máximos) e o 8 é energia (kWh).

O seu pode ser diferente mas parece-me estranho. Verifique se o registo 6 não aparece associado a uma hora e data (de ocorrência da tal potência).

O sufixo x.x.1, .2 e .3 são de facto os subtotais em vazio, ponta e cheias. O sufixo x.x.10 é o total do tarifário (vazio+pontas+cheias). O sufixo x.x.0 é o total global e deve ser igual.

Eu já trabalhei com contadores (modelo de dados Edp 2012) mas não sou perito e não nego que possa haver diferenças.
Cumprimentos,
João Ramos


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Biod »

papacurvas Escreveu: sábado abr 18, 2020 11:42 pmé este
eu vi a legenda mas o meu contador é igual a este.

aparece uma data antes que n aparecia, 14/6/2020 e depois hora 19:45.

Fiquei com ideia que seria a data e hora da última vez que o contador enviou a contagem


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Não ;)
Esse registo mostra a potência máxima do seu consumo e a hora e data a que isso aconteceu (domingo às oito menos um quarto).
Cumprimentos,
João Ramos


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 19, 2020 3:26 am Não ;)
Esse registo mostra a potência máxima do seu consumo e a hora e data a que isso aconteceu (domingo às oito menos um quarto).
potência máxima quer dizer um pico de consumo?

Se for isso é estranho pois só marcava 2,47 kwh , precisamente o que injectei ontem na rede


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Hum... curioso. Suponho que possa ter sido coincidência ou então tem um contador diferente. Veja se hoje/amanhã se repete a coincidência.

Mas sim, falava de pico de consumo (em kW, não kWh). E o facto de indicar domingo e não um dia mais recente parece bater certo com essa assunção.
Cumprimentos,
João Ramos


kosta2121
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 20, 2020 9:55 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por kosta2121 »

Boa noite.
Alguém com um autoconsumo com venda de excedente me pode dizer onde arranjou o cartão para o contador de produção? E custos?

Obrigado.

Enviado do meu SM-G988B através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: sexta jun 19, 2020 10:44 am potência máxima quer dizer um pico de consumo?
Se for isso é estranho pois só marcava 2,47 kwh , precisamente o que injectei ontem na rede
Biod, a coincidência manteve-se ao longo de mais dias?

Eu fiquei curioso porque as energias exportadas deveriam ser 2.8.x e não 1.6.x mas a Edp poderá ter alterado o modelo de dados... Se for o caso era relevante confirmação sua. Obrigado
Cumprimentos,
João Ramos


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por Biod »

não, tá igual. A mesma data e valor


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Pois... também me pareceu ;)
Obrigado pelo esclarecimento.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: terça jun 16, 2020 3:25 pm Muito boa partilha cinco estrelas...
Aguardo pelo meu, mesmo não sendo cliente EDP sugeriram a troca...
Os contadores são sempre da responsabilidade da Edp Distribuição (gestão de redes) mesmo que a fatura e a energia não venha da Edp Comercial (venda de energia). São actividades distintas ;)

Os fabricantes dos contadores, por outro lado, vêm de todo o sítio: Portugal, França, China, ...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por serges »

Exactamente, tanto que foi feita a substituição por um técnico credenciado pela EDP e depois fui contactado pelo fornecedor de serviços.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por diodo »

Olá a todos,

Fui presenteado com um destes (https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... o,-205,540)

Dá para escolher o modelo? É que são tantos que me pergunto se uns são melhores do que outros.

Não encontrei o manual desse modelo, nem na página do fabricante (https://www.landisgyr.eu/devices/?produ ... rd=#filter). É normal?
Por isso estou a ler o manual que já deixaram neste tópico (https://www.novaenergia.net/forum/downl ... p?id=22591)

Qual a secção máxima que este modelo permite nos seus bornes? Pelas minhas contas e considerando a medida de 8.6 descrita no manual, os bornes têm uma secção máxima de 58.08mm2. Correcto?

Encontrei este link (https://portaldaqueixa.com/brands/edp-d ... r-40590920). Era importante perceber qual o problema. Mas o queixoso(a) não partilhou.

Obrigado


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Não podendo afirmar com completa certeza:

Deve ser tudo igual no sentido que o software é semelhante e o modelo de dados é comum. A diferença é principalmente estética (posições dos botões e cor da caixa) e, claro, se é monofásico ou trifásico. Os monofásicos creio que suportam 60A (13.8kVA) e os trifásicos 80A (55.2kVA). Deverão ser suportados cabos até 25mm2 pelo menos (para suportar essas correntes).

Não percebo a sua questão no entanto, já que deverá ser um técnico da EDP Distribuição a fazer a instalação e substituição. Também não percebo o porquê de querer escolher o contador. Se explicar posso tentar responder melhor.
Cumprimentos,
João Ramos


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por accoelho »

É mais correto dizer, a edp não diz ou pede ao cliente qual o contador que quer.

Só são conhecidos porque por lei é obrigatório a divulgação.


diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por diodo »

joaocunharamos Escreveu: sábado set 19, 2020 11:49 am Não podendo afirmar com completa certeza:

Deve ser tudo igual no sentido que o software é semelhante e o modelo de dados é comum. A diferença é principalmente estética (posições dos botões e cor da caixa) e, claro, se é monofásico ou trifásico. Os monofásicos creio que suportam 60A (13.8kVA) e os trifásicos 80A (55.2kVA). Deverão ser suportados cabos até 25mm2 pelo menos (para suportar essas correntes).

Não percebo a sua questão no entanto, já que deverá ser um técnico da EDP Distribuição a fazer a instalação e substituição. Também não percebo o porquê de querer escolher o contador. Se explicar posso tentar responder melhor.
Também pensei isso de início. Até coloquei a hipótese de os contador ter várias versões (em o que muda é o aspecto construtivo da "coisa").

Não querendo denegrir a pessoa que veio instalar mas o serviço deixa muito a desejar (fiz uma rima :D ).
Trabalharam em tensão, sem os EPI's adqueados. Não colocaram ponteiras nos condutores multifilares (quando é boa prática colocar e a RTIEBT manda fazer isso). Este factores todo levaram à falta de condições para garantir que os condutores ficaram realmente a garantir um bom contacto nos bornes.

Os condutores que tenho a entrar em casa são de 4mm2. Se o borne garante no mínimo os 25mm2 (utilizando a sua resposta). Os bornes não deveriam receber um acessório para garantir um melhor encaixe e aperto? Pois o sistema de bornes que vem no equipamento não me dá muita segurança.

Cumps


diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por diodo »

accoelho Escreveu: sábado set 19, 2020 8:16 pm É mais correto dizer, a edp não diz ou pede ao cliente qual o contador que quer.

Só são conhecidos porque por lei é obrigatório a divulgação.
Onde isso está escrito?


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

diodo Escreveu: domingo set 20, 2020 10:17 am Os condutores que tenho a entrar em casa são de 4mm2. Se o borne garante no mínimo os 25mm2 (utilizando a sua resposta)...
Devo esclarecer que os 25mm2 são uma suposição minha em linha com os valores de corrente admitida pelo contador.

As tabelas da CERTIEL para secções de cabo elétrico indicam como referência para 80A os 10mm2 em XLPE para condutores não isolados. Se for em PVC já serão necessários os 16mm2. Como eu estou a supôr que possa também ser necessário assegurar que as quedas de tensão são reduzidas (maior secção) estava a referir os 25mm2. Reforço que isso é uma suposição minha e não é resultado de análise da especificação dos contadores.
Cumprimentos,
João Ramos


diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por diodo »

joaocunharamos Escreveu: terça set 22, 2020 2:31 pm
diodo Escreveu: domingo set 20, 2020 10:17 am Os condutores que tenho a entrar em casa são de 4mm2. Se o borne garante no mínimo os 25mm2 (utilizando a sua resposta)...
Devo esclarecer que os 25mm2 são uma suposição minha em linha com os valores de corrente admitida pelo contador.

As tabelas da CERTIEL para secções de cabo elétrico indicam como referência para 80A os 10mm2 em XLPE para condutores não isolados. Se for em PVC já serão necessários os 16mm2. Como eu estou a supôr que possa também ser necessário assegurar que as quedas de tensão são reduzidas (maior secção) estava a referir os 25mm2. Reforço que isso é uma suposição minha e não é resultado de análise da especificação dos contadores.
Entendi que é uma suposição sua. Mas o que pretendo trazer para debate é a ligação dos condutores nos bornes. Pois aquele sistema de aperto não me deixa seguro. Seria interessante saber se o fabricante têm ou aconselha algum acessório.
O fabricante é este? (https://www.landisgyr.eu)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por joaocunharamos »

Quanto à recomendação do fabricante não sei. Se encontrar essa informação deixe-nos saber. Mas no que respeita à sua paz de espírito digo o seguinte:

As ponteiras são de facto recomendadas para ligações de aperto em cabos multifilares porque os fios individuais (finos) são dados a roturas. No entanto, isso é especialmente relevante em ligações sujeitas a estresses como pontas de extensões eléctricas que são movidas e ligadas/desligadas repetidamente, até provavelmente com puxões. Dado que a ligação do seu contador é permanente e fixa eu não ficaria muito preocupado. Tudo estará em princípio bem desde que haja aperto suficiente para assegurar bom contacto e não haja aperto excessivo para ter rompido as pontas do cabo.
Cumprimentos,
João Ramos


diodo
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta jan 09, 2019 2:22 pm

Re: Contadores Inteligentes: Manuais e Acesso a Valores

Mensagem por diodo »

joaocunharamos Escreveu: quarta set 23, 2020 12:44 pm Quanto à recomendação do fabricante não sei. Se encontrar essa informação deixe-nos saber. Mas no que respeita à sua paz de espírito digo o seguinte:

As ponteiras são de facto recomendadas para ligações de aperto em cabos multifilares porque os fios individuais (finos) são dados a roturas. No entanto, isso é especialmente relevante em ligações sujeitas a estresses como pontas de extensões eléctricas que são movidas e ligadas/desligadas repetidamente, até provavelmente com puxões. Dado que a ligação do seu contador é permanente e fixa eu não ficaria muito preocupado. Tudo estará em princípio bem desde que haja aperto suficiente para assegurar bom contacto e não haja aperto excessivo para ter rompido as pontas do cabo.
Não aceito e nem concordo com a sua justificação.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”