Bateria física...queda de água

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Bateria física...queda de água

Mensagem por Freddy_krueger »

Tendo por base alguns artigos que li de umas baterias que puxavam um bloco de cimento com energia em excesso e depois "mandavam" energia quando necessário largando os blocos pus-me a pensar:

E se tivesse dois depósitos de água desnivelados, 1 bomba de água e 1 turbina hidroelétrica.... poderia usar excesso solar para bombear água de depósito água 1 (desnivelado baixo), para depósito água 2 (desnivelado alto)... depois à noite poderia programar para libertar água do depósito água 2 passando pela turbina e fabricando energia nesta altura que sol não brilha indo àgua ser direccionado para depósito água 1 sem grandes perdas desta (espero :P)...
Como tenho 3.000m2 de terreno, grande parte dele apenas a ser usado "de borla" por um agricultor local, o espaço não é problema, se bem que me falta é desnível de terreno que teria que ser feito... é uma área quase completamente plana (variação mínima).

Ah, como tenho um poço (a uns 7 metros) e uma bomba tipo " furo" lá... este poderia ser facilmente o deposito 1 e bomba...só precisava investir nas tubagens, depósito 2 e turbina...

Venham de lá os inputs dos técnicos...

Ou isto é para gastar mais dinheiro que umas baterias lítio?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bateria física...queda de água

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que este tipo de coisas pode ser uma boa solução... Mas preferiria apostar mesmo nos blocos de pedra/cimento operados por guindaste (também li um artigo sobre isso, não sei se era o mesmo)...

Isto apenas porque suspeito que terá maior eficiência: se conseguirmos um dínamo e um motor com 90% de eficiência cada, ficaremos com 81% de eficiência total (teoricamente)... As bombas de água e turbinas não devem ter eficiências tão grandes (ou têm?? Estou a especular).

Por outro lado, a água não representaria um risco tão grande (tenho arrepios só de pensar num daqueles blocos a cair descontrolado)...

Sobre a comparação com uma bateria química, não sei mesmo quantificar...


Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Bateria física...queda de água

Mensagem por Blastars »

Opinião muito leiga é que a água que poderá descer de noite para gerar energia palpável (ou seja suficiente para qualquer coisa útil) teria de ser IMENSA e a turbina aquática bem potente, fazendo com que seja irrisório o que daí pode retirar pois facilmente deverá esgotar este recurso. Além que entre o valor do cobre e a turbina e a montagem do sistema elétrico e computador controlador para que de dia a água seja desviada para o depósito mais alto e aí permaneça até que anoiteça e inicie o débito para o 2º depósito, mais preferia investir em lítio… armazenando efectivamente energia directamente útil e só num elemento num circuito, em vez de tubagem, depósitos, turbina, controladores, cablagem… (muita coisa que pode ganhar fugas/avariar e dimensão desnecessária).
Uma questão, se precisar de usar água de dia ou de noite, de onde seria ela debitada? Do depósito "alto" ou do "baixo"? Ou mais um controlador para de dia tirar de um lado e de noite do outro? (Está a compreender a complexidade do circuito que imaginou e a quantidade de pontos de falha?)
Just my 2 cents
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Bateria física...queda de água

Mensagem por Quintas2 »

Pouco sei do assunto, mas penso que basta ler um pouco de secção de energia hidroeléctrica aqui do fórum para podermos partilhar a conclusão do Blastars, de que não é projeto que valha a pena.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”