Autoconsumo com venda de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Então é fácil.
Compensa se conseguir auto-consumir energia suficiente:

Autoconsumo * 0.15€/kWh + Excedentes * 0.035€/kWh > Produção * 0.0879€/kWh
%autoconsumo * 0.15€/kWh + %excedente * 0.035€/kWh > 0.0879€/kWh

Por exemplo, se conseguir consumir 50% da geração localmente (auto-consumo) então, para o exemplo de preços acima (que podem variar), compensa o regime de auto-consumo. Se tiver menos auto-consumo e mais entrega à rede (excedentes) então ainda não compensa pois o preço de venda que tem ainda é alto.

Pode ir acompanhando o preço decrescente e avaliando quanto conseguiria auto-consumir (tem de medir a geração e consumo com resolução de 15min) para saber quando passa a valer a pena. Se quiser usar tarifa bi-horária tem de contar com os (auto)consumos diurnos e noturnos a preços diferentes. Isto pode fazer sentido se auto-consumir durante o dia e/ou tiver bastante consumo noturno.
Última edição por joaocunharamos em quinta out 22, 2020 12:19 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

Ok. Obrigado pela ajuda. Já agora os custos para tornar o meu sistema em autoconsumo com venda do excedente, poderá rondar que valores?


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

ribascop1972 Escreveu: quinta out 22, 2020 12:16 am Ok. Obrigado pela ajuda. Já agora os custos para tornar o meu sistema em autoconsumo com venda do excedente, poderá rondar que valores?
O Biod tem experiência própria para lhe responder melhor que eu.

Pelo que percebo terá de ligar a micro-produção ao quadro eléctrico de sua casa (custo de electricista se não tiver essa competência). Não deverá ter de pagar pelo contador inteligente (30€+instalação) se já o tiver ou se a Edp Distribuição já tiver planeado a sua instalação, caso em que lhe fazem isso de graça. Pode precisar de pagar o reconhecimento de uma assinatura de contracto de venda mas ainda não nos entendemos aqui sobre qual o valor disso (0€ a 100€?) Também não sei se existe custo de terminar o seu contrato antigo.

A ideia hoje em dia é que o custo seja baixo para estimular novos auto-consumidores mas prefiro não lhe dar certezas dado que não tenho toda a informação.
Cumprimentos,
João Ramos


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

Boa, não é muito caro então. Possívelmente irei ponderar essa possibilidade quando passar para os irrisórios 0,04€ kWh o valor de venda.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

Pelo que li a Muon Electric e a Energia Simples pertencem ao mesmo grupo empresarial (PH Energia Lda) e é através da marca Energia Simples que é efetuada a compra de energia excedente de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: quarta out 21, 2020 12:08 pm Biod, esse contracto, já está resolvido?
a papelada está toda feita , a REN é que não acta nem desacta.

A energia simples pede todas as semanas um ponto da situação e não respondem

Só depois da REN dar o ok é que inicia a venda.

Já passaram 2 meses que foi feito o pedido á REN.

Já apresentei reclamação á DGEG... é sugeriram escrever no livro de reclamações da energia simples !!!???

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

Biod Escreveu: quinta out 22, 2020 11:36 pm Já apresentei reclamação á DGEG... é sugeriram escrever no livro de reclamações da energia simples !!!???
Imagem

É por essas que quando algumas pessoas me falam em 'será que vale a pena passar para autoconsumo com venda' eu digo que aguentem os cavalos, que os higher-ups não fazem a ponta de um ....


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: quinta out 22, 2020 11:36 pm a papelada está toda feita , a REN é que não acta nem desacta.
Não quero estar a dar opiniões não requisitadas mas já telefonaste à REN? O pedido deve ter um identificador e deve ser fácil descobrir o estado dele. Parece-me indecente, de facto.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: sexta out 23, 2020 1:05 pm
Biod Escreveu: quinta out 22, 2020 11:36 pm a papelada está toda feita , a REN é que não acta nem desacta.
Não quero estar a dar opiniões não requisitadas mas já telefonaste à REN? O pedido deve ter um identificador e deve ser fácil descobrir o estado dele. Parece-me indecente, de facto.

Já , parece que tava a falar para Marte. Falei de uma coisa, respondiam que não vendem energia... passaram a chamada 3 vezes e até que sugeriram falar com um engenheiro qualquer mas ainda n consegui que ele atendesse o telefone


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Apresentei hoje queixa na provedoria de Justiça contra a inoperância e passividade da Dgeg.

Nem me respondem ao mail, nem atendem os telefones...

Responderam ao meu pedido de informação no livro de reclamações num texto chapa 5 feito por algum autômato que nem lê o que as pessoas escrevem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

Entidades públicas no seu melhor :( ou NÃO!!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Habemus papaaaaa
Vimos por este meio informar que recebemos hoje a comunicação por parte da REN a indicar que o seu contrato irá ativar no dia 30/10/2020. Caso tenha um limitador de potência deverá proceder à sua retirada.
finalmente


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Nota para o futuro: dar 30 dias e se atrasar passar logo para queixa e reclamação na DGEG e REN. Muito bem! Força com essas vendas
Cumprimentos,
João Ramos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

eheheh...demorou mas foi.... :) Nada como reclamar para se resolver.... já me aconteceu variadissimas vezes, tanto em organismos públicos como com empresas privadas...
Depois conta tua experiência como corre...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

ontem assinei o livro de reclamações da EDP Distribuição porque não tenho forma de consultar nem no site deles nem no próprio contador a quantidade de energia injectada .

A sugestão foi que me deram foi eu pagar para ligar á porta HAN , cerca de 15€ e aí já me dava acesso no site deles á energia exportada ... Resumindo ia pagar e 15€ para ficar com um cabo pendurado ( a não ser que comprasse outro aparelho para ler isso ) , mas tinha acesso aos dados porque davam acesso no site

Eles têm dados e ferramentas mas não as querem disponibilizar. Ia ser engraçado eu não ter acesso aos dados de consumo e vinha só no fim do mês a conta.

A energia simples no final de cada mês vai enviar um Excel para mim com os dados de injeção... porque ainda não lhe disponibilizaram um webservice para no site da muon eu ter acesso em realtime


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

É obrigatório tanto pela lei do auto-consumo como pelo regulamento geral de protecção de dados (RGPD) fornecer esses dados ao cliente. Se a faturação funciona e a EnergiaSimples tem essa informação então não existe escapatória legal para a Edp se escusar dessa obrigação.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Se decidir pagar para ter acesso a essas medidas mais vale comprar um medidor independente seu (tipo Shelly EM com duas pontas de 50A). São cerca de 50€.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Eu tenho um sistema que monitoriza , mas quero algo "oficial". A energia simples para já só recebe um Excel no final de cada mês tal como eu

Eu já tenho vários shellys, até para abrir a garagem e o portão com o telemóvel


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Certo. Eu vou-me esquecendo quem cá no fórum já tem medidores e automação.

Essa do excel é muito boa. :lol:
Estou para ver quando houver mais auto-consumo.
Última edição por joaocunharamos em segunda nov 02, 2020 9:35 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

A área privada da EDP Distribuição está com esta mensagem:
Para melhorar o nosso serviço, estamos a realizar alterações nos nossos sistemas. Estaremos disponíveis através dos canais habituais que temos ao seu dispor a partir de 9 de Novembro

Responder

Voltar para “Autoconsumo”