Contador EDP e autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por gbento »

Eu já tenho o contador mas mesmo assim não contabilizam... isto de viver no interior com pouca população tem este tipo de desvantagens...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

SACS Escreveu: domingo nov 22, 2020 7:45 pm boa noite, estou com o mesmo problema, instalei 2 painéis fotovoltaicos e hoje a confirmar leituras de consumos vs produção verifiquei que estou a incrementar a injeção.

o problema agora reside em perceber como fazer para trocarem o cantador de forma a não incrementar o excesso?
Qual é o seu contador? Está a incrementar o excedente no contador de consumo?


SACS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 22, 2020 7:34 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por SACS »

d.pereira Escreveu: segunda nov 23, 2020 7:23 pm
SACS Escreveu: domingo nov 22, 2020 7:45 pm boa noite, estou com o mesmo problema, instalei 2 painéis fotovoltaicos e hoje a confirmar leituras de consumos vs produção verifiquei que estou a incrementar a injeção.

o problema agora reside em perceber como fazer para trocarem o cantador de forma a não incrementar o excesso?
Qual é o seu contador? Está a incrementar o excedente no contador de consumo?
Sagem
Sim, está a incrementar e já foi confirmado pela EDP distribuição!
Última edição por SACS em segunda nov 23, 2020 10:19 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Finalmente o portal da DGEG para realizar a comunicação prévia está a funcionar. No entanto estou com o seguinte problema: estão a pedir um termo de responsabilidade de um técnico ou entidade instaladora registada na DGEG. Só que fui eu quem fez toda a instalação. Como procederam neste caso ao registo da vossa UPAC?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

apmendes Escreveu: domingo nov 15, 2020 9:59 am Isso ainda está muito no ar. pesquisem um pouco na net e chegam á conclusãoque de momento é dar um tiro no escuro. Eu tenho paineis e nem me preocupo com o que injeto na rede, pois o que vou pagar vai demorar anos a recuperar.
Quem tem contagem remota já devia estar a ser descontado, O meu contador tem essa possibilidade, mas continuo a ter que enviar as contagens porque o Posto de Transformação da zona não tem o equipamento para enviar as contagens dos contadores...

De qualquer forma acho pouco transparente a situação da contagem total não coincidir com as facturas, devia haver uma contagem total líquida no contador para o processo ser transparente para todas as partes. Ou pelo menos darem acesso aos dados das contagens online como é feito para instalações maiores.


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por sfas »

Não está muito claro para mim.

"Com a nova regulamentação, é feito o saldo entre a energia produzida e a energia consumida no período de 15 minutos, independentemente das oscilações de consumo e produção que aconteceram dentro do período. Assim, e como o total de energia produzida e o total de energia consumida, neste exemplo, são iguais no final dos 15 minutos, nenhuma energia seria faturada ao cliente."

Isto quer dizer que a energia injetada fica como crédito a nosso favor?
Mas porquê em perídos de 15 minutos? Qual a vantagem/necessidade?

Alguém me ajuda a clarificar isto?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por serges »

B vantagem tem alguma para o consumidor, melhor que nenhuma, pois ficas uma espécie de buffer com o que produzes e injectas para a operadora e depois podes recuperar no prazo de 15min...

Não é difícil é melhor que nada mas... Ajuda ..

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


sfas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda mar 05, 2007 4:34 pm
Localização: Sintra

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por sfas »

serges Escreveu: quinta ago 12, 2021 7:25 pm B vantagem tem alguma para o consumidor, melhor que nenhuma, pois ficas uma espécie de buffer com o que produzes e injectas para a operadora e depois podes recuperar no prazo de 15min...

Não é difícil é melhor que nada mas... Ajuda ..

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
Eles indicam dois exemplos:
Exemplo 1: cenário com contabilização instantânea para 15 minutos
Exemplo 2: cenário com contabilização calculada para 15 minutos

O que isto significa na realidade?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”