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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: quinta fev 04, 2021 6:40 pm
por Quintas2
Penso que não és obrigado a pedir outro. Mas podem acontecer duas coisas.
Uma é os excedentes que não consumires e forem injetados na rede serem contados como consumo teu (na prática o contador considera consumo tudo o que por lá passa, num sentido ou no outro), pelo que vais pagar por aquilo que deste de borla à EDP, Isto foi o alerta que te foi feito anteriormente, evitável se confirmares já se o teu contador não é desses.
Outra, é o contador não estar adaptado à nova lei do autoconsumo, logo não ires beneficiar dos saldos dos períodos quarto-horários (net-metering em cada quarto de hora).
Tudo isto é independente de venderes excedentes.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: quarta fev 10, 2021 11:32 am
por pedroj
Bom dia pessoal, o kit já chegou e também já tenho confirmação da e-redes que o meu contador está preparado para autoconsumo.

Só tenho um problema, disseram-me que o microinversor não é da APS mas sim Hoymiles. Isto é bom? Já enviei e-mail ao vendedor...
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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: quarta fev 10, 2021 11:34 am
por pedroj
Disseram-me que era APS mas veio um Hoymiles. ...não consegui editar a mensagem anterior com o taptalks

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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: segunda fev 15, 2021 8:25 pm
por pedroj
Boas pessoal, já instalei tudo e o painel está a funcionar.
Só tenho uma dúvida, por vezes o medidor de consumo não apresenta a produção durante algum tempo... É normal?
A luz do microinversor pisca verde, ou seja, penso que esteja a funcionar bem...
A maior parte das vezes mostra a produção e por vezes fica 0, 0.1.
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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: segunda fev 15, 2021 9:03 pm
por Quintas2
Se esse "por vezes" for relativamente frequente, e caso tenhas um contador que indica de alguma forma a exportação, podes tentar ver se, quando o medidor estiver e indicar "0,1" , o contador indica exportação ou não. Para isso, terás que desligar todos os consumos da casa e, idealmente, ligar consumos que fiquem um pouco abaixo da produção estimada nessa altura. Assim, garantes que ele está a produzir, pois cobre todos os consumos e ainda exporta.

Também podes desligar todos os consumos e fazer o mesmo teste, mas aí ficas sem a noção de está a ser produzido o que é esperado.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: segunda fev 15, 2021 9:08 pm
por pedroj
É o P- no contador, certo?

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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: terça fev 16, 2021 7:54 pm
por Quintas2
Certo.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sexta fev 19, 2021 2:24 pm
por pedroj
Olá, já fiz o teste. Só deixei o router ligado e o standby de uma TV pequena e aparece assim no contador. Hoje meti o shelly 1pm e a informação é a mesma do outro contador de consumo. O que será que causa isto? Vou ter de accionar a garantia... Passado uns minutos volta a dar informação da produção.

Estranho.
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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sexta fev 19, 2021 2:26 pm
por pedroj
A outra imagem não se percebe
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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: domingo fev 21, 2021 8:39 pm
por Quintas2
pedroj Escreveu: quarta fev 10, 2021 11:34 am Disseram-me que era APS mas veio um Hoymiles. ...não consegui editar a mensagem anterior com o taptalks

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Se compraste APS, não aceites Hoymiles, até porque há diferença de preço.

Eu não conhecia esta marca e APS é uma marca já consolidada.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: terça fev 23, 2021 12:37 am
por pedroj
Entretanto parece que o problema desapareceu. Tem dado bem...
Existe possibilidade de dia o painel não produzir nada? Mesmo com bastante claridade?

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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: terça fev 23, 2021 1:29 pm
por Quintas2
Não.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: terça fev 23, 2021 1:44 pm
por pedroj
Obrigado.voltou a acontecer hoje. Vou pedir um novo microinversor...que funcione bem pelo menos

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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: quinta mar 04, 2021 7:26 pm
por alexjp4
pedroj Escreveu: terça fev 23, 2021 12:37 am Entretanto parece que o problema desapareceu. Tem dado bem...
Existe possibilidade de dia o painel não produzir nada? Mesmo com bastante claridade?

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O que é que chamas claridade? Estava céu nublado ou já era fim do dia? O inversor tem um led que pisca verde quando está a injectar e passa a vermelho quando não está a funcionar? Se tiver vê como é que ele está.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: quinta mar 04, 2021 10:43 pm
por pedroj
Parece que o problema é a tensão da rede que por vezes é alta e ele apesar de estar a produzir não injecta por questões de segurança. Agora, não sei é se é possível estabilizar a tensão da rede elétrica aqui em casa.

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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sexta mar 05, 2021 9:20 pm
por Quintas2
Com um microinversor, não estou a ver como vais dar a volta, não há parâmetros que possas ajustar. Podes talvez tentar obter informação sobre a tensão a que esse micro desliga e comparar com outros de marca distinta. Pode ser que algum tenha uma margem um pouco mais folgada.
De qualquer forma, se isso acontece por fartura de injeção na rede é porque deve haver muito fotovoltaico aí próximo e só deve acontecer em alturas de forte injeção, fora do início e final do dia. Se estiver a desligar nessas alturas, não sei se essa explicação cola.
Tenta medir a tensão da rede ao longo do dia, em particular quando o micro se desliga.
Pode até acontecer que a E-Redes esteja a ultrapassar a tensão que pode ter na rede, o que vem complicar mais a coisa. A instalação do fotovoltaico está sujeita às condições técnicas da rede (há um paleio qualquer parecido na legislação).

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sábado mar 06, 2021 8:18 am
por Quintas2
Se tiveres corrente trifásica, podes medir a tensão das 3 fases, nas alturas em que o inversor desliga, e avaliar se há alguma fase mais favorável para ligares o fotovoltaico. Mas isso vai obrigar-te a alterar os consumidores que pretendes alimentar com fotovoltaico para essa fase.

Caso não tenhas trifásica, se algum vizinho tiver, podes tentar medir na instalação dele.

Se concluires que há um grande desequilíbrio de fases, podes pedir à E-Redes para as deslastrar, ou podes pedir-lhes que mudem o teu ramal para uma fase mais favorável (caso o teu fornecimento seja monofásico).

Como só tens 1 painel e menos de 350W, não tens que fazer MCP, pelo que eles não te devem chatear. O problema é se tiveres mais de 350W, como estás tu a instalar e não podes fazer a MCP, ficas numa posição mais frágil para dialogar com eles.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sábado mar 06, 2021 9:14 am
por pedroj
Obrigado. A minha ligação é monofásica de 3.45. o que é MCP?
Já estive a medir... Há momentos durante a semana em que a tensão aumenta bastante, a partir dos 255V acontece isso.
Aqui na zona só eu tenho painel.
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Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sábado mar 06, 2021 2:16 pm
por Quintas2
MCP -Mera Comunicação Prévia é o procedimento simplificado de "registo" de uma UPAC - Unidade de Produção para Autoconsumo, que tem que ser feito por um instalador credenciado na DGEG, para potências superiores a 350W.

Podes verificar no Regulamento de Qualidade de Serviço para o Setor Elétrico quais as variações de tensão admitidas, mas penso que é, em condições normais de funcionamento,
flutuações de tensão durante o período de uma semana: 230V +/- 10%, ou seja, 207 a 253V.

Re: Comprar Kit completo ou Comprar e por partes?

Enviado: sábado mar 06, 2021 8:01 pm
por Quintas2
Tens noção se o inversor se desliga apenas quando não estás a consumir tudo o que produzes, ou seja, quando ele quer exportar excedentes?

Poderia ser uma dificuldade em exportar (cabo de secção muito reduzida, demasiado longo).

Afinal, espreitando o manual do Hoymiles, é possível configurar a tensão para a qual ele se desliga, mas tem de ser através do sistema de monitorização do Hoymiles (ver o código de alarme 141 do manual). E, para além de isso ir contra as regras técnicas, pode prejudicar os teus próprios equipamentos, por estares a criar uma tensão da rede demasiado elevada.