Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
srjohny82
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 06, 2021 1:13 pm

Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por srjohny82 »

Bom dia, Coloquei painéis fotovoltaico através de um instalador "Não EDP" em minha casa. fiz o registo de auto consumo e recebi uma carta da EDP para trocar o contador, Já tenho o contador novo , mas a minha duvida é, se já posso ligar os painéis ou será que a tenho que esperar uma resposta da edp?

Obrigado.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por Quintas2 »

Que eu saiba, nem é costume esperar para trocarem o contador, a não ser que seja daqueles que contam exportação como consumo.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por alexjp4 »

Penso que pode ligar os painéis, veja é se o contador de que tem não conta o que injecta na rede como consumo que aí está a oferecer a electricidade a EDP e está a pagar.


jmlm
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 11, 2021 4:52 pm

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por jmlm »

Bom dia alexjp4, como assim? Mas existem contadores diferentes, uns que contabilizam a injecção como consumo e outros que não o fazem? como diferencia-los? Desculpe a pergunta, eventualmente por falta de conhecimento, Estou a iniciar nestas áreas :-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por serges »

jmlm Escreveu:Bom dia alexjp4, como assim? Mas existem contadores diferentes, uns que contabilizam a injecção como consumo e outros que não o fazem? como diferencia-los? Desculpe a pergunta, eventualmente por falta de conhecimento, Estou a iniciar nestas áreas :-)
Creio que tem de contactar o seu operador e confirmar tal...
Há malta que os sabe destinguir mas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por Quintas2 »

Se a carta recebida da EDP para trocar o contador foi na sequência do "registo" do Autoconsumo, como dizes, não vejo motivo para tanta preocupação.

Mas é simples verificar: é aceder ao contador e verificar o que ele tem registado como exportação.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Paineis autoconsumo duvida alteração de contador

Mensagem por alexjp4 »

jmlm Escreveu: terça abr 13, 2021 12:36 pm Bom dia alexjp4, como assim? Mas existem contadores diferentes, uns que contabilizam a injecção como consumo e outros que não o fazem? como diferencia-los? Desculpe a pergunta, eventualmente por falta de conhecimento, Estou a iniciar nestas áreas :-)
Boas, o melhor é ligar para a e-redes e perguntar se o seu contador é bi-direcional, se não for pode ser dos que contam o que vai para a rede como consumo.
Ou seja está a oferecer a electricidade a e-redes e está ainda por cima a pagá-la.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”