Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por OzPT »

Boa tarde,

Começo por dizer que já tenho um painel de 345w a funcionar á mais de 1 semana e com uma produção diária em média de 2kw.
Reparo que nos dias nublados anda pouco mais de 1kw produção diária. No inverno se calhar será menor.
O que me deu para pensar em adicionar um segundo painel...
Mas... será possível eu colocar o segundo painel sem comunicar á DGEG ou E-redes? Passo a explicar a minha ideia...

Para colocar o segundo painel, teria de pagar uma instalação a um técnico credenciado para vir cá a casa, apertar o painel á estrutura e ligar duas fichas ao meu microinversor. O que se tivermos em conta o custo é quase o que paguei pelo meu sistema atual.

A minha ideia é fazer eu a instalação do segundo painel, mas limitar a produção do mesmo.
O esquema seria usar o shelly 1PM (corrente AC) e fazer com que a leitura em W deste shelly fosse o "trigger" para o segundo shelly 1PM (corrente DC) no segundo painel.
Neste caso sempre que a produção durante um certo período de tempo fosse inferior a 150W o segundo painel era ligado.
Sei que é possível com o shelly, pois tenho um automatismo semelhante a funcionar.
Desta forma a minha produção total nunca iria exceder os 300W apesar de ter dois painéis de 345W.

A única desvantagem que vejo é que o retorno de investimento no segundo painel será bastante superior.
Mas se consumir tudo o que é produzido (o que tem sido o caso com 1 painel) até terei vantagem.


Alguém vê possíveis entraves?

Cumprimentos,


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Quintas2 »

Qual o objetivo desse estratagema?
Evitar injetar demasiado para a rede para não perceberem que tens mais de 350Wp?
Se é isso,
OzPT Escreveu: terça ago 03, 2021 7:23 pm Desta forma a minha produção total nunca iria exceder os 300W apesar de ter dois painéis de 345W.
a produção vai exceder 300W, a exportação é que não.

Naturalmente, a instalação não estaria legal, pois a lei refere a potência de instalação, não a de produção ou injeção para a rede.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Quintas2 »

Deves garantir que o contador é apto para Autoconsumo, para não contar exportação como consumo.
Não declarar a instalação também não permite aproveitar os balanços quarto-horários.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por OzPT »

Boas,

Desde já obrigado pelo teu feedback!

Relativamente ao contador, já agendei a troca do mesmo para um contador compatível com autoconsumo ao abrigo da troca de contadores que está a correr na minha zona nesta altura.

Aqui o ponto mais importante ao adicionar o segundo painel será para ter o maior partido da minha instalação nos meses mais nublados.
Só para enquadramento, adicionar um segundo painel ficariam em cerca de 490€ (painel + estrutura + registo + instalação). O meu sistema, instalado por mim, ficou em 520€ (painel + micro + estrutura).
Fazendo eu a instalação do segundo painel, ficaria em cerca 290€.

Tens razão quando dizes que o limite instalado não pode ser superior a 350W, mas por outro lado o microinversor que tenho tem capacidade para 600W, mas na prática está limitado porque o painel é de 345W.

De um ponto de vista técnico a instalação teria de assentar sobre duas regras:
- Caso produção do painel principal (chamemos-lhe assim ao painel que já tenho instalado), for inferior a 150W por um determinado tempo, então garantidamente não existem condições para o painel produzir mais que 150W e iria ligar o segundo painel, produzindo assim um potencia até 150W igualmente.

- Se a produção do primeiro painel for superior a 150W por um determinado tempo, que eu posso definir, então seria cortada a produção do segundo painel.

Neste sistema nunca irei produzir mais que 300W. O que me dá uma margem de 50W, que até posso ir ajustando para não ter excedente.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Quintas2 »

Escreveste que "o microinversor que tenho tem capacidade para 600W, mas na prática está limitado porque o painel é de 345W."

Está limitado porquê? Quererás dizer que está sub-aproveitado (estou a pensar no APS 600) pois permite ligar 2 painéis?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por OzPT »

Sim é o APS 600


Autor do tópico
OzPT
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado jun 13, 2015 7:58 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por OzPT »

Mas se analisarmos a lei eu posso instalar um inversor de 1000W com um painel de 320w e continuo abaixo dos 350w e não preciso comunicar a instalação á DGEG.

Isto é a minha interpretação da lei... posso estar errado!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Quintas2 »

Definição do DL:
«Potência instalada», a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de
produção de eletricidade e respetivos inversores.

Definição da DGEG nas respostas às FAQ's:
A potência instalada é a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de
produção de eletricidade (no caso da energia solar fotovoltaica, é a potência de pico dos painéis,
segundo a norma Standard Test Conditions (STC).

A questão agora é saber se, por teres um painel desligado por vezes, ele não conta para a potência instalada. Na minha ótica, se tens dois painéis ligados ao inversor e, mesmo que nem sempre, esses dois painéis estão a produzir em simultâneo, a tua potência instalada é a soma dos 2 painéis.

Mas, eu nem sequer concordo com a resposta da DGEG. Pela definição do DL, a potência dos inversores, se superior a 350W, já obriga a MCP.
Cumprimentos,
Quintas2


fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por fastnet »

Na realidade o referido DL fala em potência instalada e não em produção.

Se podes instalar mais paineis? Podes, mas ficas em situação irregular.

Opção de trocar por um painel de 350w é pouco interessante.

Alternativamente podes optar por um sistema off-grid.


Luis_Abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo abr 04, 2021 9:54 am

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Luis_Abreu »

Boas, devemos actuar mais e falar menos...., o ideia é boa ,a questão acho que é mesmos o retorno do investimento, mas como vais fazer isso? Acho que nao deves ligar ou desligar um painel a um inversor com ele ligado à rede.


Luis_Abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo abr 04, 2021 9:54 am

Re: Colocar segundo painel sem exceder 350W produção

Mensagem por Luis_Abreu »

Boas, devemos actuar mais e falar menos...., a ideia é boa ,a questão acho que é mesmos o retorno do investimento, mas como vais fazer isso? Acho que nao deves ligar ou desligar um painel um inversor com ele ligado à rede.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”