Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
azdekavir
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta ago 12, 2021 2:35 pm

Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por azdekavir »

Olá a todos,

Sou um pato nesta matéria, daí vir pedir a vossa ajuda.

Tenho uma moradia com tipologia T3, neste momento tenho contrato da EDP 10,35 kVA (simples) , trifásico.
E com o programa de apoio Casa Efeciente 2020, ando com ideias a instalar paineis solares.

Mas quero perceber o processo em sim e se compensa.

Durante o dia não está praticamente ninguêm em casa, possuo sistema de regra de jardim duas vezes ao dia (08H e as 21H) e bomba de piscina no verão (8:15H e 20:15H) , foram eletrodomesticos 2 figrorificos , 1 arca .

mais ou menos com esta configuranção é compensatorio instalar os paineis?

O contador que possuo penso que seja dos antigos, pois têm aquela rodinha.

pedi orçamento a uma empresa chamada Solarimapct que me deu os seguintes elementos:


4x AxiTec 280W + 1x APS 1000 + Estrutura - 1 467€
Instalação - 450€


Face a isto gostava da vossa ajuda, e peço desculpa por alguma situação menos clara.
Obrigado.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por rnlcarlov »

Precisa mesmo dessa potência e trifásico? Antes de pensar em painéis via se conseguia melhorar isso primeiro, pois não parecem muitos consumos. Para além disso autoconsumo em sistemas trifásicos é sempre mais complicado, logo passar a monofásico primeiro era o ideal.


Autor do tópico
azdekavir
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta ago 12, 2021 2:35 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por azdekavir »

a questao é que mal uso a corrente trifásica, mas a casa esta preparada para tal envetualmente. tenho uma unica tomada trifásica e o sistema de ilumniação do jardim é trifasico tambem. mas como digo muito raramente é usado.

pago cerca de 77/78€ mensais


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por accoelho »

Pra ter essa potência toda contratada... demonstra um pouco de......falta de...porque a mensalidade demonstra essa não necessidade.....
Mas vamos la ajudar, se €€€ não for problema e esta disposto a ajudar o planeta, força nisso.
Se não houver €€€, á que comprar um sistema de monitorização e instala-lo e ver as necessidades energéticas.


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por rnlcarlov »

azdekavir Escreveu: sexta ago 13, 2021 11:22 am a questao é que mal uso a corrente trifásica, mas a casa esta preparada para tal envetualmente. tenho uma unica tomada trifásica e o sistema de ilumniação do jardim é trifasico tambem. mas como digo muito raramente é usado.

pago cerca de 77/78€ mensais
O sistema de iluminação do jardim é trifásico? Tem a certeza do que diz? Se ainda fosse uma bomba de um furo ou coisa assim, ainda percebia. Agora luzes a requerer trifásico tenho sérias dúvidas que seja essencial, provavelmente funcionam perfeitamente em monofásico.
Veja isso com um eletricista e peça-lhe para fazer a alteração para monofásico. É algo simples de se fazer e depois até pode reduzir a potência contratada.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por accoelho »

Como quem percebe um pouco de electricidade sabe que numa instalação trifásica se pode ter consumos monofasicos.
É bem provável que, como ja foi assumido, não perceber muito do assunto, se faça falsas suposições.
A falta de conhecimento não deve ser motivo de .......
Se não o projecto morre logo no pensamento....


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por Quintas2 »

Não será que o sistema de iluminação do jardim é monofásico, distribuído pelas 3 fases?

Pela atual legislação, é indiferente ter instalação monofásica ou trifásica. A E-Redes tem que fazer os balanços quarto-horários (15min) agregando as 3 fases. Estória diferente é se cumprem isso, sendo difícil o consumidor verificá-lo.

O sistema de rega usa eletricidade para que finalidade? Bombagem?
Qual a potência da bomba?
Quantas horas trabalha por dia?

Potência e n. de horas de trabalho da bomba da piscina?
Cumprimentos,
Quintas2


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva, de facto há muita coisa a analisar para concluir se vale a pena continuar com um sistema trifásico ou não.

Fora isso há só duas coisas que queria acrescentar: 1) Se diz que paga 77/78€ mês de eletricidade, e que passa pouco tempo em casa, acho que talvez não necessite de 10.35 kVA contratados. Se, eventualmente, fizer a mudança de tri- para mono-fásico, aproveitava e pedia para descerem a potência, para experimentar. Porque paga menos conforme o valor contratado.
2) Se diz que paga 77/78€ mês de eletricidade, e que passa pouco tempo em casa, então acho que esse orçamento da solar impact é sobredimensionado. Quanto mais vendem eles, mais ganham, claro está. Acho isso desonesto porque metade da produção vai para o lixo e o retorno pelo investimento se poderia voltar em 6 anos, assim só voltaria em 10... Apenas com 1 arca, frigorifico, e outros, estou certo que 1 painél, 2 no máximo, era o ponto de investimento mais eficiente que poderia ter.


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: Paineis Solares Auto-Consumo (Trifásico)

Mensagem por luisfmaria »

andrefpereiraalves Escreveu: terça ago 17, 2021 9:29 am
2) Se diz que paga 77/78€ mês de eletricidade, e que passa pouco tempo em casa, então acho que esse orçamento da solar impact é sobredimensionado. Quanto mais vendem eles, mais ganham, claro está. Acho isso desonesto porque metade da produção vai para o lixo e o retorno pelo investimento se poderia voltar em 6 anos, assim só voltaria em 10... Apenas com 1 arca, frigorifico, e outros, estou certo que 1 painél, 2 no máximo, era o ponto de investimento mais eficiente que poderia ter.
Olá André!
O orçamento da Solar Impact pode não estar desajustado.
Repare que tb existe um sistema de filtragem da piscina que geralmente consome 600W durante 4 a 6 horas e que pode passar para horário de produção. A juntar ao Frigo, arca e standby já está à justa.
O que tenho visto são pessoas a apostar num módulo ou dois e passado 6 meses a remodelar para 4/6 módulos.
Nesta época em que existe fundo ambiental é aproveitar e adquirir pelo menos 6 módulos.
Lembro que qd só se tem 4 módulos surge a ideia de ter um AC ligado no inverno ou verão e depois a compra do carro elétrico em que se quer carregar com o Sol nem que seja a 6 Amp.
Um abraço

Responder

Voltar para “Autoconsumo”