Projecto de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
mpicaro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta out 22, 2021 9:55 am

Projecto de Autoconsumo

Mensagem por mpicaro »

Bom dia a todos,

Sou novo por aqui e gostaria de ter o vosso feedback acerca de um projeto de autoconsumo que pretendo instalar na minha moradia na zona da Moita/Setúbal.
Como não percebo nada do assunto apresento, por assim dizer, o meu perfil de consumo:
1. Tenho facturas de electricidade que rondam os 75€/80€ mensais de média anual. Mais ou menos 240 Kwh de consumo médio mensal no ultimo ano.
2. Trabalho em casa com meios informáticos ligados 8/9 horas diárias.
3. Tenho arcondicionado em 4 divisões mas durante o dia apenas 1 está ligado enquanto trabalho. Pontualmente um 2º é ligado durante o dia.
4. Depois tenho os tradicionais electrodomésticos, frigorifico, arca, placa de indução, tv, box's, etc.
5. Pretendo instalar num futuro próximo um termoacumulador.

Entretanto recebi o meu 1º orçamento da Ei Energia no valor de 2.109€ que deixo aqui as características do material.
Levanta-se a dúvida dos 3 inversores. É mesmo assim? 3 inversores?
Imagem


Perante este perfil o que recomendam em termos de número de painéis e restante equipamento?
Empresas na zona da Moita? Alguma recomendação?

Obrigado a todos pela atenção dispensada.
Manuel


Autor do tópico
mpicaro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta out 22, 2021 9:55 am

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por mpicaro »

Bom dia

Nenhum comentário???

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por serges »

mpicaro Escreveu:Bom dia

Nenhum comentário???
Qual o consumo que tens na altura de iluminação solar???

Pois podes usar muito a noite e dar erro do consumo real... trabalhas em casa? Qual o valor dos standby, qual o consumo do AC que mencionado etc etc

Isso é o mais.importante.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Dizes que tens um ar condicionado ligado durante o dia. Todo o ano?
Quanto gasta esse ar condicionado?

O consumo médio mensal parece reduzido para um ar condicionado ligado durante o dia, todos os dias, mais cozinhar a eletricidade, etc.

Se vais instalar termoacumulador, quantos litros, para quantos banhos por dia?
Eu gasto cerca de 1,3kWh/dia/pessoa, mas só aqueço a água com eletricidade de verão. Uso água quente para alimentar máquinas de loiça e roupa, uma de cada por dia.
De inverno, poderás contar com até 2kWh/dia/pessoa. Depende muito da temperatura de entrada da água fria e do local onde fica o termo.

Sim, são 3 microinversores, um por painel, em vez de um inversor de cadeia para vários painéis.

Vê bem as condições (requisitos) da garantia dos Enphase.

A produção estimada de 1471kWh é por ano? Parece reduzida para a Moita e potência instalada. Tens sombras que façam reduzir a produção?

Se fores aquecer água quente + máquinas roupa e loiça + cozinhar + 1 (ou +) ar condicionado por dia a potência instalada poderá não ser muita. Tudo depende do número de máquinas, de banhos e do que se cozinha por dia. Mas, o teu consumo mensal é reduzido, pelo que arrisco dizer que não será muita gente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: quarta nov 10, 2021 7:09 pm A produção estimada de 1471kWh é por ano? Parece reduzida para a Moita e potência instalada. Tens sombras que façam reduzir a produção?
Ou a orientação/inclinação divergem muito das ótimas?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
mpicaro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta out 22, 2021 9:55 am

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por mpicaro »

Quintas2 Escreveu: quarta nov 10, 2021 7:09 pm Dizes que tens um ar condicionado ligado durante o dia. Todo o ano?
Quanto gasta esse ar condicionado?

O consumo médio mensal parece reduzido para um ar condicionado ligado durante o dia, todos os dias, mais cozinhar a eletricidade, etc.

Se vais instalar termoacumulador, quantos litros, para quantos banhos por dia?
Eu gasto cerca de 1,3kWh/dia/pessoa, mas só aqueço a água com eletricidade de verão. Uso água quente para alimentar máquinas de loiça e roupa, uma de cada por dia.
De inverno, poderás contar com até 2kWh/dia/pessoa. Depende muito da temperatura de entrada da água fria e do local onde fica o termo.

Sim, são 3 microinversores, um por painel, em vez de um inversor de cadeia para vários painéis.

Vê bem as condições (requisitos) da garantia dos Enphase.

A produção estimada de 1471kWh é por ano? Parece reduzida para a Moita e potência instalada. Tens sombras que façam reduzir a produção?

Se fores aquecer água quente + máquinas roupa e loiça + cozinhar + 1 (ou +) ar condicionado por dia a potência instalada poderá não ser muita. Tudo depende do número de máquinas, de banhos e do que se cozinha por dia. Mas, o teu consumo mensal é reduzido, pelo que arrisco dizer que não será muita gente.
Obrigado desde já pela tua opinião.
Respondendo as tuas questões:

O ar condicionado está ligado sempre que se justifica. Por exemplo, nos dias que têm passado está ligado digamos umas 4/5 horas por dia. Não mais que isso.
Em relação ao gasto do mesmo, a verdade é que não sei... Para isso terei 1º de adquirir um Shelly para ter uma noção exacta.
O termoacumulador seria de 100 litros para estar à vontade já que somos em média apenas 2 pessoas em casa por dia.
A produção estimada foi aquela que a EI enviou. Não faço ideia se estará certa ou errada. Sombras não há e o telhado está virado a sul com a inclinação "normal".
Como podes verificar ainda estou muito verde nestas questões e vou ter de explorar bem o meu perfil antes de tomar qualquer decisão.

Obrigado mais uma vez


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Pois, convém veres isso dos consumos muito bem.

Mas a produção estimada parece baixa. Utilizando o PVGIS5 (https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/tools.html), que é bastante fiável, num telhado com 30º de inclinação, virado a sul, na Moita, 1,14kWp de painéis podem produzir 1764kWh por ano.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”