Diagramas de carga - falta de registos

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Saudações a todos.

Instalei paineis fotovoltaicos no final de outubro 2021. Antes de os instalar já tinha acesso aos diagramas de cargas através do site e-redes.pt . Dia 28 começaram aparecer os registos de produção. Dia 31-10-2021 não tenho qualquer registo.

Em Novembro tenho registos até ao dia 19. Hoje dia 24-11-2021 ainda não tenho qualquer registo novo.

Ainda pensei que a falta de registo do dia 31-10 tivesse relacionado com a mudança de hora uma vez que também não tinha registo do dia 28-3, dia em que também houve mudança de hora. Entretanto já detectei mais dias em falta.

Alguém já passou por isto? Conseguiu ter algum esclarecimento? Como é que a injecção na rede vai ter tida em conta se não existirem estes diagramas actualizados?

Contactei o meu fornecedor de energia, EDP - Distribuição, que me informou que vão faturar com base nas leituras do contatador. As leituras não refletem o saldo a cada 15 min entre o consumo e a produção.

Queria ver se alguma coisa a fazer antes de receber a fatura para minimizar futuras reclamações.

Alguém já passou ou está a passar pelo mesmo?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por rnlcarlov »

Lendo por aí facilmente encontra pessoas com autoconsumo a reclamar com a falta de registos da E-redes nos últimos meses. Até eu que não tenho desses contadores com saldo de 15min tenho há algum tempo os LEDs a vermelho no contador e sem leituras na area de clientes da E-redes. Da E-redes esquivam-se, publicamente dizem que são muito poucos os afetados, mas a realidade é outra. Eventualmente vão regularizar isto, logo devem vir depois acertos a seu favor. Para já é ir aguentando.

Avatar do Utilizador

joaomcs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 14, 2021 1:42 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por joaomcs »

Bom dia, também instalei painéis fotovoltaicos no inicio do mês de novembro e já reparei que me falta o dia 18nov21 no diagrama de carga.


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

rnlcarlov Escreveu: quarta nov 24, 2021 4:55 pm Lendo por aí facilmente encontra pessoas com autoconsumo a reclamar com a falta de registos da E-redes nos últimos meses. Até eu que não tenho desses contadores com saldo de 15min tenho há algum tempo os LEDs a vermelho no contador e sem leituras na area de clientes da E-redes. Da E-redes esquivam-se, publicamente dizem que são muito poucos os afetados, mas a realidade é outra. Eventualmente vão regularizar isto, logo devem vir depois acertos a seu favor. Para já é ir aguentando.
Não tem contador inteligente por opção? Na sua area de residência já começaram a ser instalados?
Por acaso tem acesso aos diagramas de carga? Conheço um caso em que a pessoa comprou o contador que indicaram em Março e ainda hoje não tem acesso à produção No entanto tem acesso aos consumos. Ainda hoje recebeu informação da e-redes:

"Serve o presente para informar que existe um constrangimento no acesso aos dados de consumo / leituras nos canais digitais E-REDES. Neste sentido, o mesmo já se encontra identificado e em resolução, mas, lamentavelmente, sem previsão. "

Hoje de manhã abri uma reclamação no Portal da Queixa. Coincidência ou não, os dias em falta desde 19 de Novembro apareceram. Ainda não me contactaram. O dia em falta de 31 de outubro ainda não apareceu.

Voltando à comunicação da E-Redes, não é claro os constrangimentos que falam. No caso dele, como é que não existe constrangimento para ir buscar os consumos e não buscar a produção?
O equipamento é o mesmo! Honestamente, isto parece mais negligência e/ou incompetência.


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

joaomcs Escreveu: quinta nov 25, 2021 10:38 am Bom dia, também instalei painéis fotovoltaicos no inicio do mês de novembro e já reparei que me falta o dia 18nov21 no diagrama de carga.
Analisando os ficheiros que extraio do e-redes, verifico para trás que efetivamente vão faltando alguns dias. Até agora não me chamou atenção porque não tinha produção solar. Agora, e talvez por ser novidade, tenho olhado com outro cuidado. A ver pela amostra, não me parece que se possa baixar a guarda.

Não se percebe as respostas que vão dando aos consumidores. A formula magica é dizer para esperar que um dia a coisa há de ficar bem...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por rnlcarlov »

Tenho contador inteligente, já há alguns anos. Mas não é dos que faz o saldo dos 15min.
Por acaso nos últimos dias finalmente os LEDs do meu contador e do da minha mãe, no andar de baixo, passaram a verde e já aparecem leituras na área de cliente da E-redes. Pelos vistos era qualquer coisa na rede local que não estava a permitir a comunicação e parece que agora foi resolvida. Um vizinho meu estava na mesma situação.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

Pois eu penso que nada do que tem acontecido recentemente é inocente. Talvez, a breve trecho, muitas das atuais obrigações da E-Redes cessem, com a entrada de nova legislação (viewtopic.php?f=196&t=22869).
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Hoje fui validar os diagramas de carga e a informação que estava em falta em outubro já aparece. Um dia que estava em falta e que me deixou bastante curioso foi o 31 de outubro uma vez que existiu mudança de hora. Olhando para o diagrama de carga eu tenho 96 registos. Isto para mim só seria possível se a hora reportada nos ficheiros fosse UTC mas a ideia que tenho é que a hora reportada será a hora legal. Alguém consegue esclarecer?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

Não parece lógico ser a hora UTC, pois certamente os ciclos horários para efeitos de faturação referem-se à hora legal.

Seria de esperar 100 registos quando a hora muda em outubro e 92 em março, é isso?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Quintas2 Escreveu: quarta dez 15, 2021 6:16 pm Não parece lógico ser a hora UTC, pois certamente os ciclos horários para efeitos de faturação referem-se à hora legal.

Seria de esperar 100 registos quando a hora muda em outubro e 92 em março, é isso?
Tenho opinião diferente. Para mim a hora UTC não oferece duvidas uma vez que não muda. Todos os dias têm 24 horas.
Na hora legal isso não acontece. A partir de UTC consigo sempre saber qual a hora legal. O inverso não é verdade.

Eu tinha achado estranho não ter registos nos dias em que a hora mudou, os últimos dois foram 28 de março e 31 de outubro. Conforme referi o 31 de outubro já apareceu. O que constatei ontem é que além de ter aparecido a informação dos dias em falta, informação que já tinha sido dada alterou.

Tenho registos de outros utilizadores e pedi para descarregarem o ficheiro novamente. A informação está diferente!
Convido a fazer o mesmo. Se por acaso já tinha descarregado informação dos meses anteriores veja se descarregar agora se é a mesma. Tenho quase a certeza que vai ver diferenças no mês de outubro.

A conclusão a que chego é que não se pode confiar na plataforma nem a disponibilização da informação é feita de uma forma transparente. Compreendo que se for detetado um erro que o mesmo seja corrigido mas os utilizadores deveriam ser informados.

Ontem o ficheiro que descarreguei relativamente a dezembro termina de uma forma diferente de uma outra instalação (ver imagem em anexo).

Tenho meses onde a informação das zero horas não aparece. Um mês termina com 23:45 o mês seguinte começa com 00:15.

Voltando ao número de registos, o esperado para mim são 96 uma vez que um dia tem 1440 minutos (24*60) e por isso 96 quartos de hora (1440÷15). Tenho um shelly 3EM a fazer a monitorização da energia da habitação. No Shelly tudo é reportado em UTC. Quando importo a informação, faço o tratamento da mesma no que concerne os períodos de faturação (Vazio,Cheias e Ponta).

Anexo imagem com algumas tabelas com informação extraída dos ficheiros da e-redes.
Tenho uma instalação com inversor 3KW e 3.75KW de painéis. Uma das tabelas podemos ver "Perdas". Isso para mim são os KWh que não consegui consumir no netmeetering. Nos primeiros 13 dias já deixei passar 5.37 KWh (ainda tenho margem para melhorar apesar de representarem 5% do total da produção).
Anexos
Resumo E-Redes Dezembro 2021
Resumo E-Redes Dezembro 2021
Diferença entre dois ficheiros descarregados no mesmo dia de instalações diferentes
Diferença entre dois ficheiros descarregados no mesmo dia de instalações diferentes


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Reparei agora que o formato dos ficheiros da E-Redes tambem alterou. O mês passado tinhamos quatro colunas
  • Data
    Hora
    Dados de Consumo kW
    Dados de Produção kW
, hoje temos 6 colunas:
  • Data
    Hora
    Dados de Consumo kW
    Dados de Produção kW
    Dados Calculados de Consumo kW
    Dados Calculados de Produção kW

No ficheiro de hoje, a informação relativa à minha produção,"injecção", deixou de constar no dia 15 (ontem), no entanto os dias anteriores continuam a ter valores.

Hoje quando contactei a E-Redes para saber informação sobre as reclamações que foram abertas em Novembro obtive resposta que ainda estavam em análise. A pessoa que me atendeu disse que ainda estavam muito no prazo para dar resposta. Interessante esta resposta porque uma das reclamações é por terem fechado uma reclamação por falta de resposta. Tive oportunidade de perguntar porque razão é que a informação que consta nos mapas de carga mudava no tempo. Lá veio a resposta do sistema estar em actualização. Já oiço esta lenga lenga desde Outubro.

Outra coisa caricata é estar sempre a ouvir que não tenho acesso aos diagramas de carga quando na verdade sempre tive. Inclusive já lhes tive que mandar os ficheiros que faço download.

Já vi utilizadores a não terem acesso ao botão para visualizarem os consumos, por não existir na pagina, mas alterando o endereço manualmente a informação aparece (alterar o /readings para /consumptions). Não é o meu caso, eu tenho o botão disponível, mas para quem não tem, porque razão é que esta informação é escondida ao utilizador ?

(Esta versão do post foi alterada, detectei que na versão anterior do mesmo duas situações não estavam correctas.)
Última edição por PJG em quinta dez 16, 2021 7:54 pm, editado 1 vez no total.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

Em relação à alteração dos registos, confirmo que já verifiquei o mesmo no passado. Por vezes, os registos mudam.

Eu só recentemente passei a ter registos de 15 em 15 minutos. Até aqui tinha só um registo diário e desde junho até dezembro não tive registos. Assim, não posso confirmar a alteração de registos no mês de outubro, pois continuo a não ter disponível esse período; tive até junho e tenho de novo a partir de dezembro.

Ainda não tive oportunidade de analisar estes registos a cada 15 minutos, mas, quando tinha apenas registos diários, os registos eram classificados como válidos e inválidos, consoante tinham já sido corrigidos com as contas do netmetering, ou não. Essa correção só era feita para o registo do dia da faturação mensal, e demorava vários dias a ser feita, por vezes semanas. Assim, se a minha fatura sai a 20 do mês, a leitura de dia 20 disponibilizada pela E-Redes no dia seguinte era igual ao que o contador registava, mas classificada como Inválida. Uns dias ou semanas depois, depois de fazerem as contas com o netmetering, a leitura era alterada para uma inferior, classificada como Válida.

Eu leio o contador mensalmente no dia da faturação, pelo que sei o que consumi e o que exportei - muito pouco, pois consumo quase tudo. De uma forma geral, a E-Redes faz bem as contas, pois após aplicarem o netmetering, o que exportei é quase integralmente recuperado. Mas já houve meses em que duvidei das contas deles e pareceu-me que não estavam a fazer a agregação das três fases (tenho trifásica) para as contas do netmetering, na fase inicial, em 2020.
A mim não compensa o trabalho de me chatear muito com o assunto, pois quase não exporto. Mas que os registos são duvidosos, são.

Agora, com os dados a cada 15 minutos vou tentar tratá-los num mês, para confirmar as contas deles.

Sim, as Perdas são de facto aquilo que não conseguiste consumir no netmetering. É a parte dos teus excedentes exportados em cada quarto de hora que não consumiste nesse quarto de hora e que perdeste a favor da E-Redes (isto só se aplica a quem não vende excedentes).
A E-Redes é obrigada pelo Regulamento do Autoconsumo a calcular estas perdas e a mandar essa informação para a ERSE, tal como estipula o art.º 19.º:
"2 — Quando não seja transacionado o excedente através de uma das modalidades previstas
no n.º 1, a energia em causa é contabilizada pelo operador de rede e considerada para efeitos de
redução de perdas nas redes, sendo reportada à ERSE de forma individualizada."

Em relação às diferenças entre os teus dois locais de consumo, por vezes os registos aparecem com atraso. Vai ver dentro de um dia ou dois se o Local 2 já não tem todos os quartos de hora após as 00h00.

Sobre o prazo para responder às reclamações, a E-Redes tem 15 dias úteis para o fazer. Se não o fizer, tem que te pagar uma compensação de €20. Fica com atenção às tuas faturas pois o teu comercializador vai apresentar um desconto de €20 que recebeu da E-Redes, mas nem a E-Redes nem o teu comercializador te avisam disso. Falo por experiência própria pois tenho um longo historial de reclamações desde há décadas.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Quintas2 Escreveu: quinta dez 16, 2021 7:14 pm mas, quando tinha apenas registos diários, os registos eram classificados como válidos e inválidos, consoante tinham já sido corrigidos com as contas do netmetering, ou não. Essa correção só era feita para o registo do dia da faturação mensal, e demorava vários dias a ser feita, por vezes semanas.
Anexo imagem do que me aparece em leituras e consumos.
Em leituras, todos os meus registos são válidos mas não aparecem dados de produção (1). Em consumos, tenho dados de produção em todos os dias deste mês excepto o dia de ontem (2). É assim que te aparece e mais tarde os restantes valores são preenchidos? Tenho painéis desde o final de outubro e nunca vi em leituras qualquer dado de produção.

Não é suposto estarem valores de produção em leituras?
Ainda não me tinha apercebido de ter dados com consumo e não ter produção (2) desde que instalei os paineis solares. Quando não tinha dados de produção também não tinha dados de consumo, excepto os dias em que não houve sol suficiente para injectar na rede.
Anexos
consumos e leituras.jpg


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

@Quintas2 , o teu contador está "Integrado em Rede Inteligente"?
O meu não está. No tipo de contador tenho "Telegestão".


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 5:22 pm
  • Data
    Hora
    Dados de Consumo kW
    Dados de Produção kW
    Dados Calculados de Consumo kW
    Dados Calculados de Produção kW

Alguem tem dados nas duas ultimas colunas (Dados Calculados de Consumo kW,Dados Calculados de Produção kW)?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:25 pm
Quintas2 Escreveu: quinta dez 16, 2021 7:14 pm mas, quando tinha apenas registos diários, os registos eram classificados como válidos e inválidos, consoante tinham já sido corrigidos com as contas do netmetering, ou não. Essa correção só era feita para o registo do dia da faturação mensal, e demorava vários dias a ser feita, por vezes semanas.
Este era o sistema antigo, no meu caso. Desde o início deste mês de Dezembro, foi alterado.

Anexo imagem do que me aparece em leituras e consumos.
Em leituras, todos os meus registos são válidos mas não aparecem dados de produção (1). Eu já tenho as Produções com registos. Fui integrado numa rede inteligente este mês, não sei se será por isso. Em consumos, tenho dados de produção em todos os dias deste mês excepto o dia de ontem (2). Exatamente o mesmo para mim. É assim que te aparece e mais tarde os restantes valores são preenchidos? Tenho painéis desde o final de outubro e nunca vi em leituras qualquer dado de produção. Penso que irão aparecer mais tarde. Mas isto da E-Redes é um processo em constante evolução, muito lenta e frequentemente em marcha-atrás. É preciso paciência, reclamar quando pertinente, mas fechar um bocado os olhos e esperar por melhores dias. A menos que tenhamos tempo para andar atrás deles. Basta ver a página do Facebook do João Galamba, onde até aí há pessoas a pedir a ajuda dele, queixando-se da E-Redes e da ERSE, que também pouco parece fazer.

Não é suposto estarem valores de produção em leituras?
Ainda não me tinha apercebido de ter dados com consumo e não ter produção (2) desde que instalei os paineis solares. Quando não tinha dados de produção também não tinha dados de consumo, excepto os dias em que não houve sol suficiente para injectar na rede.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:36 pm @Quintas2 , o teu contador está "Integrado em Rede Inteligente"?
O meu não está. No tipo de contador tenho "Telegestão".
O meu também diz telegestão, mas já dizia isso antes de eu ter sido integrado em rede inteligente, o que só aconteceu este mês. Telegestão apenas significa que as leituras e controlo do contador é feito por via remota, sem necessidade de presença física.

Quando eu não estava em rede inteligente, não tinha acesso aos diagramas de consumos/produções. Só passei a ter este mês, após passar para rede inteligente. Por isso acredito que tu já estás em rede inteligente. Possivelmente, como ainda não te preenchem os dados com as produções, poderão alegar que ainda não estás. Dá a impressão que todos os procedimentos deles são arcaicos.

Eu estive à espera do acesso aos diagramas de carga durante muito tempo, que o primeiro regulamento do autoconsumo previa que eles dessem, até o regulamento ser revisto e isso ter sido alterado, já sem eles terem de o fazer para quem não estava em rede inteligente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:42 pm
PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 5:22 pm
  • Data
    Hora
    Dados de Consumo kW
    Dados de Produção kW
    Dados Calculados de Consumo kW
    Dados Calculados de Produção kW

Alguem tem dados nas duas ultimas colunas (Dados Calculados de Consumo kW,Dados Calculados de Produção kW)?
Eu tenho as colunas, mas ainda não preenchidas, está tudo a zeros.

Parece que para a E-Redes, cada cliente é diferente: viewtopic.php?p=11293447#p11293447
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

As minhas leituras pararam no dia 16-12. Por sua vez, os consumos e produção estão actualizados ao dia de ontem 19-12 (ver imagem).
O que é que pode levar que isto aconteça?
Continuo sem ter dados nas duas ultimas colunas.
PJG Escreveu: quinta dez 16, 2021 5:22 pm
  • Data
    Hora
    Dados de Consumo kW
    Dados de Produção kW
    Dados Calculados de Consumo kW
    Dados Calculados de Produção kW

Considerando "Dados de Consumo kW" C3, "Dados de Produção kW" C4, "Dados Calculados de Consumo kW" C5 e "Dados Calculados de Produção kW" C6
Suspeito que será:
C5 = Max(C5-C4;0)
C6 = Max(C6-C5;0)

Por outro lado, se for assim, porque razão não está lá?
Anexos
2021 12 19 consumos e leituras.jpg


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Vai de mau a pior!

Hoje nem se quer têm o site disponível. Já a semana passada houve problemas.
Anexos
ERedes em baixo 20211220.jpg

Responder

Voltar para “Autoconsumo”