Diagramas de carga - falta de registos

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Relativamente ao post anterior, se em vez de "e-redes.pt" escrever "https://online.e-redes.pt/ " já parece funcionar.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

Penso que o navegador deveria procurar a página https por defeito, em qualquer circunstância. A encriptação deve ter tido alguma falha momentânea.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

Certo é que os dados que eles disponibilizam não são de confiar.
Os meus consumos de dia 15 de dezembro, descarregados nesse dia, já não são os mesmos hoje.

Enfim, parece que estes dados todos, que poderiam ser úteis, não vão servir para muito. Vou continuar a limitar-me à confirmação mensal das minhas exportações, que devem ser quase nulas, e aos meus consumos, com base nas minhas leituras do contador. O tempo é escasso para fazer mais embora chateie ver tanta incompetência aparente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: domingo dez 19, 2021 9:30 am Considerando "Dados de Consumo kW" C3, "Dados de Produção kW" C4, "Dados Calculados de Consumo kW" C5 e "Dados Calculados de Produção kW" C6
Suspeito que será:
C5 = Max(C5-C4;0)
C6 = Max(C6-C5;0)

Por outro lado, se for assim, porque razão não está lá?
Eu diria assim:

Significado das Colunas dos Registos Quartohorários descarregados da E-Redes
(letras entre parênteses são colunas do Excel descarregado da E-Redes)

Dados de Consumo (C) = consumo registado pelo contador

Dados de Produção (D) = produção (exportação de excedentes) registado pelo contador

Dados Calculados de Consumo (E) (representa o consumo a faturar após contas de Netmetering):
- se Dados de Produção (D) >= Dados de Consumo (C), então
Dados Calculados de Consumo (E) = 0
(ou seja, a exportação excedeu ou igualou o consumo)
- se Dados de Produção (D) < Dados de Consumo (C), então
Dados Calculados de Consumo (E) = Dados de Consumo (C) - Dados de Produção (D) (ou seja, a exportação foi inferior ao consumo)

Dados Calculados de Produção (F) (representa os excedentes perdidos para a rede - não compensados pelo consumo em Netmetering, ou vendidos - para quem tem contrato de venda):
- se Dados de Produção (D) <= Dados de Consumo (C), então
Dados Calculados de Produção (F) = 0
- se Dados de Produção (D) > Dados de Consumo (C), então
Dados Calculados de Produção (F) = Dados de Produção (D) - Dados de Consumo (C)


Em relação aos dados não aparecerem, já consigo aceder a meses anteriores e os dados estão lá. Apenas o mês cuja faturação não foi fechada ainda não está preenchido.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por PJG »

Quintas2 Escreveu: segunda dez 20, 2021 8:19 pm Certo é que os dados que eles disponibilizam não são de confiar.
Os meus consumos de dia 15 de dezembro, descarregados nesse dia, já não são os mesmos hoje.

Enfim, parece que estes dados todos, que poderiam ser úteis, não vão servir para muito. Vou continuar a limitar-me à confirmação mensal das minhas exportações, que devem ser quase nulas, e aos meus consumos, com base nas minhas leituras do contador. O tempo é escasso para fazer mais embora chateie ver tanta incompetência aparente.
Ontem recebi a boa nova da minha instalação passar a constar na rede inteligente. Convidaram-me a registar-me no site da E-Redes!

No dia anterior recebi um telefonema relativo à reclamação que tenho aberto. Pediram desculpas, o sistema tem estado em actualização, que teria havido um período em que as comunicações não estavam a ser entregues ao comercializador, mas que agora já estaria tudo bem.

Depois de me explicarem isto tudo, mencionei que nessa manhã acaba de constar que o meu consumo do dia anterior seria de por volta dos 102 KWh e se eu não soubesse que os dados deles não eram de fiar teria-me assustado. Reparem no dia 19. Mencionei também não conseguir que os dados de leitura batessem certo com os de consumo. Combinamos que alguém que iria contactar, com um perfil mais técnico, no dia seguinte por volta das 14:00. Ninguém ligou.

Um dos pontos da reclamação, seria terem alterado o ciclo de faturação sem eu receber qualquer notificação. Explicaram que os clientes de auto-consumo teriam este ciclo. Já constatei que outros utilizadores efetivamente passaram também para o dia 20. Não sei se alguém tem experiência contrária.

O caricato é ter recebido uma fatura com valores estimados após o contacto da E-Redes. Nada que não tivesse à espera mas que só reforça a ideia da aparente incompetência. Além de vir com valores estimados, é referente ao período 28 de outubro a 20 de Novembro, o mesmo que dizer que estou a receber um fatura com um mês de atraso e ainda por cima com valores estimados! Isto quando os valores estão todos em sistema como se pode ver pelos diagramas de carga que fornecem.

No meu ficheiro de consumos, já me começam aparecer dados nas linhas relativas à produção. Os primeiros valores não nulos foram 47KWh em ponta e 219 KWh em cheias. As colunas de saldo continuam com zero.

@Quintas2, nos dados que tens desde Março, já aparecem valores nas colunas saldo?
Anexos
Diferença dia 19.jpg


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Diagramas de carga - falta de registos

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: quarta dez 22, 2021 9:59 am Um dos pontos da reclamação, seria terem alterado o ciclo de faturação sem eu receber qualquer notificação. Explicaram que os clientes de auto-consumo teriam este ciclo. Já constatei que outros utilizadores efetivamente passaram também para o dia 20. Não sei se alguém tem experiência contrária.

@Quintas2, nos dados que tens desde Março, já aparecem valores nas colunas saldo?
Conheço 3 casos de autoconsumidores, todos com a faturação nesse dia do mês.

Só tenho saldos calculados desde agosto de 2021.

Boas Festas.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”