Dúvidas - Autoconsumo + Reconversão UPP

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
mrbetes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda fev 15, 2010 10:03 am

Dúvidas - Autoconsumo + Reconversão UPP

Mensagem por mrbetes »

Bom dia,

Solicito a vossa ajuda para o esclarecimento de algumas duvidas.

Tenho uma UPP com 11 anos que neste momento tem um valor de venda à rede que é insignificante.
A mesma tem uma potência total de aprox 4,05Kw, (18 painéis de 225w, os quais atualmente apresentam apenas no máximo picos de 3.4kw de produção), instalados num seguidor, o inversor é um Kaco 3600.

O ano passado instalei 3,44Kw para Autoconsumo, com um inversor Solax Air 3.3. (candidatei-me ao Fundo ambiental e foi dado como elegível e pago).

Normalmente toda a produção gerada pelo sistema de Autoconsumo é absorvida, (tenho muitos equipamentos com consumos elevados, bomba de piscina, regas de relvado, horta, etc), os excedentes da produção quando existem são absorvidos por um gestor ligado ao termoacumulador. Acabo por ligar muitos equipamentos no período de vazio por não ter produção suficiente para ligar tudo, durante a exposição solar.
Estou a poucos dias de passar a ter um veículo elétrico, tendo como objetivo carregá-lo sempre que possível através da energia solar.

Perante este cenário, queria passar a produção da UPP para autoconsumo, o que legalmente é possível!

Dúvidas:

1 - Tenho como potência contratada atualmente de 6.9 kVA, para poder ter os 2 sistemas em autoconsumo (4+3,44), terei que aumentar a potência contratada para os 10.35kVa, correto?

2 - Tendo concorrido e sido considerado elegível para os apoios do Fundo Ambiental, esta alteração desde que devidamente comunicada à DGEG, não tem qualquer impedimento, certo?

3 - Em termos técnicos, a alteração da UPP para autoconsumo, implica a alteração do Inversor que tenho (Kaco 3600)? Uma empresa que contactei, disse-me que teria que mudar o inversor, será mesmo assim, ou estão apenas a tentar vender mais um equipamento? Não posso ter o Solax e o Kaco em simultâneo ligados à rede da casa?

Muito obrigado!


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Dúvidas - Autoconsumo + Reconversão UPP

Mensagem por andrefpereiraalves »

Não sou expert, mas acho que a resposta à 1) é sim. Até porque depois vais estar a aumentar as tuas necessidades, ao ter o carro elétrico para carregar, e com mais coisas ligadas pode ser que comece a ser recorrente o quadro ir abaixo.

Em termos teóricos, a tua produção total pouco mais que os 6.9k dá portanto só ultrapassaria esse valor em dias de verão com rendimento máximo de produção e consumo o mais próximo do zero possível (casa vazia, pessoas de férias?) mas mesmo assim não me parece assim tão "garantido" que vá ultrapassar os 6.9k, ou é?

Acho que é mais depois pelos consumos no dia a dia da casa, e não porque 4+3.44 > 6.9. Tive que subir o contrato para 6.9k porque o quadro estava sempre a ir abaixo com a placa de indução e uma máquina de lavar. Um dia que vás querer ter o mesmo + carro a carregar, pode começar a acontecer. Não sei, vou ficar por aqui para ler a opinião dos users com mais experiência :)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas - Autoconsumo + Reconversão UPP

Mensagem por rnlcarlov »

Não sei do ponto de vista legal, mas do ponto de vista dos consumos não me parece que seja necessário aumentar. Pois se ele tem tanta produção solar a ser consumida internamente, o quadro não vai disparar pois usa pouca energia da rede.
Pelo menos conheço muita gente com sistemas assim, e as potências contratadas são de 6.9kVA.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”