Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Carfes83
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mar 08, 2022 3:51 pm

Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Carfes83 »

Bom dia a todos

Desculpem se este tópico já foi varias vezes debatido mas as situações mudam tento em conta que a tecnologia disponível também muda.

Vou mudar de casa no final do verão (em 6 ou 7 meses) e como tal não se justifica eu investir muito em grandes instalações.
A casa nova vai ter pre-instalação para o FV (tubagem passada de e para o telhado, espaço para os equipamentos, etc)
No entanto, não queria esperar pela casa nova para fazer algo até porque os primeiros watts de painéis instalados são os que fazem a maior diferença pois é tudo consumido sem grande stresses

Estive a ver kits de painel e microinversor e os preços atuais chocaram-me. Imagino que pela grande procura devido aos apoios do fundo ambiental.
Por exemplo, vi um kit de 2 paineis de 250w e um microinversor chinês por 360€ no OLX sem instalação e duvido até garantia.
Se for para uma empresa com material de melhor qualidade, um kit já vai para quase 400€ por 300/350w de potência instalada.

Ora, um inversos chinês custa uns 60€ e arranjo paineis usados no OLX de 235w por 60€ cada. Ou seja, conseguia instalar 470w por 180€. Mesmo que produzam apenas 60€% são quase 300w, o mesmo que os "bons" de 400€
Certo que a durabilidade, garantia, etc não é a mesma... mas por outro lado, posso comprar 2 pelo preço de 1.

A outra questão com que me prendo é se é melhor comprar agora um kit pequeno de grid tie e painel e depois um sistema nova maior na casa grande com ai então um inversos mais potente e mais painéis em conjunto com este ou comprar já um inversor mais potente que possa usar na casa nova e apenas instalar aqui 1 painel para já.

Não conto na casa nova enlouquecer e por 10 ou 20 paineis como muita gente mas acho que facilmente justifico 1kw instalado tendo em conta que trabalho de casa e tenho uma automatização que posso utilizar para utilizar melhor a produção.

Estou até a ponderar usar um inverso hibrido e quem sabe no futuro ter algum tipo de armazenamento.

Mas pronto, sei que escrevi muito mas são as principais duvidas que me coloco

Obrigado pelas contribuições que virão

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por rnlcarlov »

Atenção que mais do que um painel é necessário fazer uma comunicação prévia à DGEG, e para poder aproveitar o saldo de 15min entre o consumido e injectado é necessário o registo no portal da DGEG e tem de conter um termo de responsabilidade do técnico responsável pela instalação dos painéis. Logo é necessário ter isso em conta quando de vai pela via do DIY.


Autor do tópico
Carfes83
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mar 08, 2022 3:51 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Carfes83 »

Sim, era essa a minha ideia, instalar apenas 1 painel para já para evitar técnicos, etc
Na casa nova ai sim, iria avançar com o projecto a serio
Mas queria ver secalhar comprar já algo escalavel, por exemplo um inversor mais potente para depois ser só adicionar paineis


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Freddy_krueger »

Hummm....
Eu comprava só 1 painel com micro inversor....

Depois na casa nova, e quando tivesses tudo decidido fazias um outro sistema com novos paineis e inversor hibrido (apra eventuais baterias) adaptado ficando o atual 1 painel + micro inversor à parte como um sistema autónomo....

Comprar um inversor demasiado sobredimensionado face a paineis perdes eficiência (e às vezes nem liga dependendo de voltagem) daí não achar melhor opção....Como também ainda nem decidiste quantos paineis vais investir no futuro, deixava isso para depois.... e focava em rentabilizar 1 painel+microinversor que como dizes quase sempre compensa em qualquer habitação.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por antonio.campea »

Atenção que parece-me segundo a nova legislação que saiu em janeiro diz que é a partir de 700W. É o Decreto-Lei n.º 15/2022.
AC

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por rnlcarlov »

antonio.campea Escreveu: quinta mar 17, 2022 5:19 pm Atenção que parece-me segundo a nova legislação que saiu em janeiro diz que é a partir de 700W. É o Decreto-Lei n.º 15/2022.
AC
Isso é para sistema sem injeção na rede.

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Patinete »

Boas...
Tendo em conta o assunto que trago, este parece-me ser o tópico ideal.
Tinha sistema fotovoltaico instalado numa caravana, que decidi retirar após verificar não me ser de grande proveito instalado lá, ficando os componentes “arrumados” a um canto e a apanhar pó à cerca de um ano sem que deles retirasse qualquer proveito. Nesse sentido decidi instala-los em casa e começar uma micro produção com armazenamento sem injeção na rede. O que de momento venho partilhar é o que fiz até agora, que ainda é muito pouco, e o que tenho previsto em termos futuros.

Componentes:
-2 Painéis solares flexíveis de 100w cada
-1 Regulador de carga MPPT 75/15 da Victron
-1 Bateria de chumbo ácido e descarga lenta, de 125 amperes
-1 Inversor de onda pura de 1000w com 2000 de pico
Tenho também um regulador de carga chinês tipo PWM de 10 amperes que eventualmente não vou usar.

Como os painéis eram flexíveis, para os colocar no telhado da garagem teria de os fixar em algo rígido. Pensei numa placa de pvc(?) oca, mas era demasiado cara e face à dimensão dos painéis, uma só não chegava, teria de comprar duas. Tendo em conta as reduzidas opções, decidi-me por esferovite azul, um que encontrei com bastante dureza e que habitualmente é usado para isolamento de chão (assim me disseram). Colei os painéis com silicone cola-e-veda ao esferovite, e colei o esferovite ao telhado com o mesmo silicone.
_7310489.JPG
No interior de momento não há muito a dizer, o que está feito é o que se vê na foto. Este trabalho tem estado a ser feito aos poucos ao fim do dia durante esta semana.
Vou tentar restringir-me aos materiais que tenho aqui em casa e de seguida será colocado ali um interruptor diferencial de 40A com 30ma de sensibilidade (material que já tinha). Ao lado um contador de energia e um disjuntor de 4a para protejer o inversor de uma tomada a colocar no mesmo painel.
IMG_20230802_211506_971.jpg
Isto encontra-se dentro da garagem e a essa tomada será ligado muita coisa que necessite e cuja potência seja abaixo dos 1000w do inversor. Futuramente devo fazer uma puxada para dentro de casa apenas para iluminação, estando previsto na mesma altura colocar mais um painel e talvez outra bateria, se houver justificação para isso.

Se não for pedir muito, agradecia que alguém com conhecimento me informasse de um regulador/controlador de carga, de 60 amperes, que não fosse caro. Sei que os MPPT são melhores mas podia ser um PWM, desde que tivesse carga de flutuação.
Grato desde já

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Patinete »

Boa tarde. :)
Por agora considero o quadro "pronto" a usar, claro que ainda faltam algumas coisas, mas já dá para usar. Dizer apenas que já fiz uso da energia solar com um berbequim de 500w que liguei direto à tomada do inversor. Trabalhou entre 15 a 20 minutos, algumas vezes até com algum esforço, mas com algumas pausas pelo meio. Quando fiz uso foi ao fim da tarde, 19h mais ou menos. A bateria estava na carga máxima.
IMG_20230805_164855_155.jpg
No espaço entre o diferencial e a primeira tomada irá levar um contador de energia.
Estou a tentar o mais possível fazer uso de material que já tenho, mas tive de fazer umas compras.
Comprei:
-1 disjuntor de 4A
-4 terminais para cabos da bateria (terminais de argola)
-1 metro de cabo preto com secção de 16mm para o negativo
-1 metro de cabo cinza também de 16mm para o positivo (não tinham cabo vermelho)
Total - 17,50€
Fabricante do inversor recomenda esta secção até 1,2 metros de comprimento máximo. Neste momento o mais longo é o negativo e mede cerca de 80 cm.
Tomada da esquerda deixei sem disjuntor, será para ligar apenas iluminação. Tomada da direita tem antes disjuntor dedicado de 4A.
contador-energia.jpg
contador-energia.jpg (43.73 KiB) Visto 1397 vezes
De seguida espero comprar um contador de energia semelhante a este analógico que coloco, ou um digital do chinês, dessa forma fico com melhor ideia da quantidade de energia economizada. Admito desde já que vou tentar ir ao mais barato. Neste caso considero que investimento em produtos caros condicionam o proveito do projeto. :?
Vou fazendo ponto da situação.
Um abraço.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por MRider »

Para aproveitar melhor esses 2 painéis era ligar diretamente ao um inversor Grid Tie. Assim consumias directamente na casa.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Patinete »

Do jeito que está tambem posso consumir ao mesmo tempo que produz, embora nao diretamente, com o beneficio da bateria para colmatar os pontos mortos - ausência de sol.

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: Pequeno projeto de autoconsumo escalável

Mensagem por Patinete »

Boas...
Por aqui já houve algum desenvolvimento, embora pouco, mas também houve coisas menos boas, e uma delas foram os painéis, não se arrancaram no silicone, mas arrancaram-se do silicone, (deixaram pelicula agarrada ao silicone). Nesse sentido tive de voltar a fazer o mesmo, mas agora reforçado por umas chapas que aparafusei à telha e que se vêm na imagem que coloco de seguida. Ficaram com uma aba com cerca de 15 a 20 mm em cima da placa.
P8252003.JPG
Neste momento tenho a luz da garagem ligada exclusivamente a esta fonte de energia. Já veio o contador de energia mas ainda não instalei. Espero faze-lo em breve, possivelmente na mesma altura que fizer o neutro.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”