Telecontagem instalações com mais de 4KW - Potencia instalada

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Luisautoconsumo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 11, 2022 4:23 pm

Telecontagem instalações com mais de 4KW - Potencia instalada

Mensagem por Luisautoconsumo »

Boa tarde a todos,
Uma pequena duvida.

Para considerar a potencia instalada deve-se ter em consideração.

A potencia total dos módulos fotovoltaicos ou do inversor ?

Por exemplo:

Para potencia total de 5 KW em módulos fotovoltaicos mas o inversor com o máximo de 4 KW a potencia instalada será de 4 KW dispensando a telecontagem.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Telecontagem instalações com mais de 4KW - Potencia instalada

Mensagem por Patalhetas »

... são sempre os valores dos painéis a considerar.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
Luisautoconsumo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 11, 2022 4:23 pm

Re: Telecontagem instalações com mais de 4KW - Potencia instalada

Mensagem por Luisautoconsumo »

Obrigado pela sua opinião.

No entanto existe algumas opiniões diferentes na web.

Parece-me que a Lei é meia trapalhona deixando as pessoas por vezes com mais duvidas.

Por exemplo aqui em http://critical-kinetics.pt/Autoconsumo ... 1-5kw.html a opinião difere no que respeita á potencia instalada.

Eu tenho um inversor com potencia maxima 3.68 KWh e 3 KW de painéis sem injeção da rede.

Pretendo sobredimencionar o mesmo com a soma dos painéis a superar os 4 KW e juntar uma bateria, continuando a garantir a não injeção da rede.

Na minha opinião a minha potencio de pico nunca ultrapassara os 4 KW, não necessitando assim de instalar o contador de telecontagem.
Última edição por Luisautoconsumo em domingo abr 03, 2022 3:04 pm, editado 1 vez no total.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Telecontagem instalações com mais de 4KW - Potencia instalada

Mensagem por pedrosilva »

Também já ouvi/li que são os painéis que contam para esse limite. Não há dúvida que a lei é dúbia para variar. Quem vende diz/escreve o que quer, quando se pede para fundamentarem com artigo da lei ficam calados.

No DL mais recente tem esta definição que parece pender para a potência do inversor, mas diz respeito a "centros eletroprodutores solares"

Decreto-Lei n.º 15/2022
«Potência instalada» a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de
produção de eletricidade ou de instalação de armazenamento autónomo, considerando -se, no caso
de centros eletroprodutores solares ou de armazenamento autónomo com recurso a baterias, a
potência nominal de saída dos inversores em kW e kVA e respetivos inversores, fixada no proce-
dimento de controlo prévio;

Link para o DL:
https://files.dre.pt/1s/2022/01/01000/0000300185.pdf

Responder

Voltar para “Autoconsumo”