Fotovoltaico em São Miguel- de volta :-)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
diogocarneiro
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 31, 2022 10:45 am

Fotovoltaico em São Miguel- de volta :-)

Mensagem por diogocarneiro »

Depois de ha quase 3 anos ter colocado aqui algumas ideias e propostas de sistemas fotovoltaicos para São Miguel, graças à vossa generosidade e partilha, "meti um travão " nas minhas intenções.

Mas eis que agora tudo pode mudar: há um apoio previsto de 100% para o fotovoltaico (mediante algumas condições).
https://ahresp.com/2022/05/acores-incen ... voltaicos/

Surgiu uma empresa nova, que tem algumas sugestões com preços mais apetecíveis: https://softproton.pt/sistemas-fotovolt ... sidencias/

Numa casa vazia durante o dia, numa terra com o pior índice solar do nosso país e com um apoio de 100% acham que vale a pena pensar nisto? Tenho tudo elétrico em casa, nem sequer tenho gás. Mas durante o dia só tenho coisas em standby como frigorífico e arca congeladora... será que valia a pena pensar num sistema de baterias com tanto apoio?

Obrigado a todos, tenho aprendido imenso aqui!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaico em São Miguel- de volta :-)

Mensagem por serges »

Boas...

Ainda bem que finalmente vão poder ter esses apoios e preços acessíveis.

Quanto a compensar cada caso é um caso e aconselho a analisar os consumos diários que tem para poder ter uma opinião informada...

Força
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
diogocarneiro
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 31, 2022 10:45 am

Re: Fotovoltaico em São Miguel- de volta :-)

Mensagem por diogocarneiro »

Boa tarde:

A minha questão é mais do ponto de vista conceptual: se tenho um apoio tão elevado "o que é que perco" em investir? Sei bem que nunca ficará a custo zero mas, por exemplo, gastar 1000€ e colocar 4 painéis de 480w com inversor, não me parece um investimento brutal. Mesmo que ofereça muita energia à rede, terei sempre poupancas elevadas em fins de semana com sol, na reeducação da utilização de alguns electrodomésticos (programar máquinas para o pico do sol)...

Ou será que o meu raciocínio não é correto e "quando a esmola é grande o pobre desconfia"?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”