Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
pedrocr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 06, 2020 4:37 am

Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por pedrocr »

Temos um terreno onde há vários moinhos de água ao longo de um ribeiro que não estamos a aproveitar. A primeira eletricidade que houve na zona foi uma roda de metal enorme num destes moinhos ligada a um gerador de 110V. Há muito tempo que pensamos que uma solução micro-hídrica moderna poderia ser interessante. Estamos em processo de instalar painéis solares para auto-consumo que hoje em dia se faz de forma muito simples e com bom retorno. Como no inverno temos bastantes necessidades de aquecimento e os painéis solares produzem pouco voltamos a pensar na micro-hídrica.

Do ponto mais alto de recolha até ao moinho mais baixo onde colocaríamos a turbina há cerca de 50 metros de queda. O ribeiro tem água todo o ano mas em pelo menos 6 a 9 meses por ano tem mais do que suficiente para os 1 a 5kW que conseguiríamos gastar em autoconsumo. Durante 4 a 6 meses terá o suficiente para 20kW ou mais muito provavelmente.

Face a este tipo de situação gostávamos de ter uma ideia geral do custo e dificuldade em fazer instalações do tipo:

1) 1kW não ligado à rede que ligaríamos diretamente a aquecedores elétricos em casa
2) 1 a 5 kW ligados à rede da casa para todos os tipos de consumo
3) 10 a 20 kW ligados à rede com venda de grande parte da energia

Há alguma empresa portuguesa que nos faça um orçamento para estes tipos de sistema? A ligação da água e da eletricidade temos como fazer facilmente, e o local também. Só precisaríamos da instalação da bomba, gerador e restante eletrónica. Por exemplo encontrei esta empresa de Sevilha que parece ter um sistema bastante adequado:

https://tecnoturbines.com/turbines-conn ... en?lang=en

Alguém que vendesse e suportasse isto ou equivalente no norte de Portugal seria interessante.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por visitante1 »

Se quiser posso ajudar, aliás um tema bastante interessante.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por serges »

pedrocr Escreveu: domingo dez 06, 2020 5:04 am Temos um terreno onde há vários moinhos de água ao longo de um ribeiro que não estamos a aproveitar. A primeira eletricidade que houve na zona foi uma roda de metal enorme num destes moinhos ligada a um gerador de 110V. Há muito tempo que pensamos que uma solução micro-hídrica moderna poderia ser interessante. Estamos em processo de instalar painéis solares para auto-consumo que hoje em dia se faz de forma muito simples e com bom retorno. Como no inverno temos bastantes necessidades de aquecimento e os painéis solares produzem pouco voltamos a pensar na micro-hídrica.

Do ponto mais alto de recolha até ao moinho mais baixo onde colocaríamos a turbina há cerca de 50 metros de queda. O ribeiro tem água todo o ano mas em pelo menos 6 a 9 meses por ano tem mais do que suficiente para os 1 a 5kW que conseguiríamos gastar em autoconsumo. Durante 4 a 6 meses terá o suficiente para 20kW ou mais muito provavelmente.

Face a este tipo de situação gostávamos de ter uma ideia geral do custo e dificuldade em fazer instalações do tipo:

1) 1kW não ligado à rede que ligaríamos diretamente a aquecedores elétricos em casa
2) 1 a 5 kW ligados à rede da casa para todos os tipos de consumo
3) 10 a 20 kW ligados à rede com venda de grande parte da energia

Há alguma empresa portuguesa que nos faça um orçamento para estes tipos de sistema? A ligação da água e da eletricidade temos como fazer facilmente, e o local também. Só precisaríamos da instalação da bomba, gerador e restante eletrónica. Por exemplo encontrei esta empresa de Sevilha que parece ter um sistema bastante adequado:

https://tecnoturbines.com/turbines-conn ... en?lang=en

Alguém que vendesse e suportasse isto ou equivalente no norte de Portugal seria interessante.
Aproveita bem a ajuda do Visitante1 e do Hynek são experts na coisa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


JFonseca
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 24, 2021 5:02 pm

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por JFonseca »

Tenho uma casa de montanha e gostava de um dia mudar-me para lá e viver desligado da rede.
No limite dos meus terrenos passa um ribeiro com bastante água no inverno e alguma no verão.
No verão tenho bastantes horas de sol, mas nos dias mais curtos do ano tenho menos de 4 horas de sol por dia.
Gostava por isso de ter um sistema híbrido solar-hídrico mas tenho muitas duvidas.

É legal em Portugal ter um sistema destes a operar desligado da rede?
Posso ir buscar água ao rio, sendo este um bem publico que não me pertence, ainda que alguns metros à frente lhe volte a devolver a água? Actualmente no local não mora mais ninguém que usufrui do rio.
Há empresas em Portugal que instalam este tipo de sistemas e que façam manutenção quando necessário?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por jmlflorencio »

Ena, bem vindo.
Um misto solar e hídrico é o cenário perfeito (ou quase) para as renováveis. Sol no verão, chuva no inverno...

Relativamente a ter o sistema em funcionamento desligado da rede, não me lembro de ver nenhuma proibição (ou necessidade de registo, sequer).

Quanto ao uso de um curso de água, aí já será diferente. Mas vou deixar isso para quem saiba ;-)

Força nisso! Com uma bateria de uns 20 kWh (chegará?) vai ficar um mimo! Quem me dera ter possibilidade disso...


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por OliveiraF »

JFonseca Escreveu: domingo jan 24, 2021 6:41 pm Tenho uma casa de montanha e gostava de um dia mudar-me para lá e viver desligado da rede.
No limite dos meus terrenos passa um ribeiro com bastante água no inverno e alguma no verão.
No verão tenho bastantes horas de sol, mas nos dias mais curtos do ano tenho menos de 4 horas de sol por dia.
Gostava por isso de ter um sistema híbrido solar-hídrico mas tenho muitas duvidas.
O meu sonho! :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Energia hídrica”