A água é uma fonte de energia execional, tanto para ligar a rede como para sistemas isolados.
Fico espantado ao consultar as estatisticas no portal Renovaveis na hora, apenas 6 sistemas hidricos ligados a rede.
http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/estatisticas1
Penso que isso se deve ao desconhecimento das pessoas que tem aguas a passar nas suas propriedades e também á forte incapacidade tecnica da maioria das empresas que operam neste ramo de atividade que é a microgeração, nem se querem chatear a pensar no assunto.
O principio do processo é o mesmo que o fotovoltaico, há um registo, paga-se a taxa e faz-se a obra, não ha complicações.
Se houver agua com força opta-se pelo regime geral, é um valor mais baixo mas não tem limite de produção, se não opta-se pelo bonificado e aí já é necessário o painel termico!!!! fica no meio da bouça mas é assim, isso já tem a ver com a estupidez de quem fez as regras.
Os custos do sistema não ficam longe do fotovoltaico, não me coube a mim orçamentar a obra porque o meu papel aqui foi pôr o sistema a gerar energia , retificação, proteção etc.
Desde o momento que alguem me apresentou o proprietário e este me disse que queria "acender uma lampadas" com aquilo logo decidi que alguem tinha que meter mãos á obra.
Pedi a uma ou outra empresa para pegar na obra, alguns fujiram a 7 pes mesmo sabendo que quem fizesse a hidrica levava uma quantidade que rondava entre 4 a 12 microproduções fotovoltaicas para o mesmo dono, pelo menos 4 estão em construção até agora, mais a hidrica.
Penso que a empresa que pegou no assunto foi sem dúvida a melhor escolha, com isso já se conseguiu mais umas quantas na mesma região.
O mesmo se pode fazer para abastecimento isolado de energia, existem inumeros locais com agua corredia em abundancia alguns entubados com alguma pressão, é prefeitamente possivel gerar energia a partir daí.
Eu sou um atento e altamente adepto de energias renovaveis e espero colaborar com muitos mais projetos.
cumprimentos a todos.