Microprodução Hidrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

Não vamos estar aqui a debater competencias de empresa a,b ou c que não vale a pena, eu como não tenho nehuma continuo a vontade para comentar...
só acho que a dedicação deixa um pouco a desejar...
uma empresa que tenha nome nessa area não vai fazer experiencias para casa do cliente nem queimar inversores... isso posso fazer eu ou outros que queiram fazer experiencias com isto ou com aquilo sem ter um forte dominio na area...

mas é como lhe digo não vale a pena estarmos aqui a debater isso até porque este topico é apenas um relato de um tipo de energia limpa e não de divulgação de empresas!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

ca vão duas fotos para se ter uma ideia do que estou a falar
Anexos
Imagem0087.jpg
Imagem0087.jpg (46.43 KiB) Visto 14795 vezes


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

eu tambem não tenho empresa mas deve se dar o merito a quem o tem.
A experiencia tambem se adiquire com erros.


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

não consegui carregar a outra foto, mas podem comparar pelo video

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por mda »

Afinal era isto!! :lol:

Independetemente de quesilias ou negócios, aqui esta um bom topico de discusão.
Porque é que antes (versão mais simples e acessivel), não funcionava tão bem como depois (versão mais solida e profissional, e cara).

A minha opinião, é que o problema não será do material, independetemente de ser mais duravel ou não mas do facto da diminuição de diametro brusca e muito antes da turbina, o que vai trazer muitas perdas de carga. Da forma como esta actua quase como um jacto, aumentando bastante a presão na turbina e consequentemente o binario, para o mesmo caudal e presão.

Vi que tambem andaram pegados por causa dos inversores. Mas afinal qual é o problema?

O que eu penso, é que ao inves de sobredimensionarem o inversor, e regularem a voltagem, acabaram por ligar directamente, o que deve ter sobrecarregado o mesmo. Isto leva a outra discusão, que seria. Quais os inversores ideais para a produção Hidrica, e porque. Outra discusão seria quais os sistemas de rectificação,e controlo, o que usar?

Ah e ainda outro assunto pertinente, e porque algumas possiveis instalações têm uma grande variação de potencial ao longo do ano. Até que ponto podem, e devem, ser sobredimensionadas, para aproveitar os picos de produção, e quais a implicações na produção em regimes mais baixos? Normalmente nas turbinas com jactos muda-se os mesmos, mas e nas bombas como no video?

Bem acho que ja fui chato que chegue por agora. :D
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por mda »

Um video esclarecedor de algumas possiveis duvidas acerca dos geradores assincronos, usando condensadores.
A principal duvida que eu tinha era que era necessario ter corrente inicial para carregar os condensadores, isso pode tornar o controlo mais complicado a meu ver, pois tem que se ter uma sequencia de arranque para comutar entre a rede e o gerador e depois de carregados os condensadores e criado o campo magnético, desligar e passar a gerador.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por mda »

Um video esclarecedor de algumas possiveis duvidas acerca dos geradores assincronos, usando condensadores.
A principal duvida que eu tinha era que era necessario ter corrente inicial para carregar os condensadores, isso pode tornar o controlo mais complicado a meu ver, pois tem que se ter uma sequencia de arranque para comutar entre a rede e o gerador e depois de carregados os condensadores e criado o campo magnético, desligar e passar a gerador.
Agora com o video correcto.

http://youtu.be/731ppW4eFaE
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Só perguntei pelos inversores ao sr Nunes para saber até que ponto ele conhecia a instalação.
O problema com o primeiro inversor que era igual ao que está instalado atualmente, foi protegido com um circuito dumploud que simplesmente não funcionou quando o inversor se desligou da rede e as tensões subiram para alem do que o inversor conseguia suportar e este foi para o galheiro, nem sempre o barato compensa, agora está protegido como deve ser com uma box da mesma marca especifica para o inversor em questão.


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Sr mda acho que está a fezer um filme muito complicado em relação aos geradores assincronos, eu não tenho muita teoria mas tenho alguma pratica, a coisa é bem mais simples, o sistema funciona isolado da rede como já foi dito pelo senhor Nunes por isso nem precisa da corrente da rede nem de condensadores carregados, como seria se quizesse montar um sistema desses num local isolado onde não há rede?

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por mda »

rocha72 Escreveu:Sr mda acho que está a fezer um filme muito complicado em relação aos geradores assincronos, eu não tenho muita teoria mas tenho alguma pratica, a coisa é bem mais simples, o sistema funciona isolado da rede como já foi dito pelo senhor Nunes por isso nem precisa da corrente da rede nem de condensadores carregados, como seria se quizesse montar um sistema desses num local isolado onde não há rede?
Sr Rocha, eu falo pelo que vi e entendo do assunto, se é mais simples é optimo. Ajude-nos a todos e explique, ou exemplifique.
Desde ja o meu obrigado, pela ajuda/explicação.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Sr mda eu não tenho empresa mas trabalho numa empresa do ramo e não me posso alargar muito pois não seria politicamente correto da minha parte para com a minha empresa divulgar muita coisa, pode ser que o senhor pnunes possa explicar melhor visto não ter compromissos com ninguem.
A empresa tem atualmente 6 intalações microhidricas e 1 minihidrica ligadas á rede das quais 5 delas com geradores assincronos e não vejo lá de complicado para os por a produzir.


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Não vejo lá nada de complicado para as por a produzir*

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

ó rocha, mas tem de entender que nem todos tem a opotunidade que vc tem nem o know-how, é natural que seja mais complicado para essas pessoas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Eu sou electricista e tenho formação no ramo, os meus conhecimentos são de instalações electricas, as maquinas electricas já sai um pouco fora das minhas competencias, se me meterem um esquema electrico na frente ou um projecto eu monto, quanto ao funcionamento das maquinas já passa um pouco ao lado


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Ó sr nunes afinal quantas instalações hidricas das nossas conhece?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

não vou voltar a falar nesse assunto aqui, como deve ter reparado já se retirou toda a informação e esse respeito do topico.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


rocha72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: domingo set 30, 2007 1:55 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por rocha72 »

Peço desculpa mas nem tinha percebido que a informação tinha sido retirada

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

esta instalação lá continua a trabalhar sem grandes complicações
nesta altura do ano precisa é de muita limpeza das folhas que se vão acumulando na tomada de agua...
Anexos
kaco hidrica.jpg
kaco hidrica.jpg (23.87 KiB) Visto 12818 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por serges »

Esta é uma instalação muitoooo interessante com um Ribeiro a passar na propriedade quase que nao se.precisa da EDP só manter o caudal e nao o mudarem...

Além das folhas há mais manutenção?

Parabéns pela partilha.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marck
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo abr 12, 2015 10:39 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por marck »

visitante1 Escreveu:Os ensaios estão quase finalizados, falta só mesmo dar uns retoques no sistema de frenagem para evitar as sobretensões quando o Gerador/motor fica sem carga ou exista uma falha de rede.
O que se conseguiu foi aprox: 1800w em continuo, penso que será dificil conseguir mais pois a turbina não permite!!!
Em principio vai ser utilizado um inversor Kaco, isto porque permite uma janela de tensões bastante larga, até 800vdc, também se ensaiou com um Fronius mas acabou por "arder" no entanto foi mais fumo que fogo... apesar de ficar com alguns componentes queimados continuou funcionar na instalação solar onde estava instalado, não eram componentes essenciais.

Como gerador é utilizado um simples motor de indução, desses normais que mais são utilizados tanto para tirar agua como outras aplicações, um motor universal assincrono, neste caso de 5,5CV (4Kw)
Deixo umas fotos dos ensaios.
cumprimentos
Ola.
E esta turbina não podia levar um alternador mais eficiente?
Tipo isto 10 kW ou mesmo 20 kW :
http://dvetech.com/gfi-grid-feed-invert ... ators.html
Trabalha a poucas rotações e tem baixo torque de arranque(como vem no vídeo - ate da para girar a mão)

Responder

Voltar para “Energia hídrica”