Página 1 de 1

Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: quinta fev 04, 2016 7:19 am
por Nunnos
Olá a todos.

Já alguns anos que tive esta ideia que vou explicar neste tópico, mas por motivos do preço dos equipamentos nunca a executei. Agora com mais oferta de mercado os preços estão mais em conta, penso que a minha ideia já seja rentavel a medio prazo, mas vocês é que me iram dizer se é mesmo assim ;)

A minha ideia passa por usar a agua de um poço que tenho no meu quintal e fazer girar uma nora, que por sua vez irá gerar energia. Como sabemos não há sistemas de gerar energia autonomos devido as perdas, então como tenho de bombear a agua para um deposito em altura, estava a pensar em usar a energia solar para alimentar a bomba que irá encher esse deposito.

Imagem

A ideia como podem ver é simples. Na teoria isto funciona e na pratica será que funciona?

Gostaria também que me indicassem que equipamentos (baterias, inversores geradores/alternadores (marca e modelos)) devo usar para por isto em pratica de maneira mas economica possivel.

Gostaria também de saber, caso isto funcione e eu avance com esta ideia tenho de dar a conhecer este projecto alguma entidade reguladora e submete-lo a aprovação?

Desde já o meu obrigado a todos os que me puderem ajudar.

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: quinta fev 04, 2016 10:06 am
por jmlflorencio
Creio que não vai funcionar...

Mesmo com uma eficiência óptima em todos os processos, a energia gerada pela nora era gasta a seguir a bombear a água para o ponto mais elevado...

Portanto sobrava a energia gerada pelos painéis solares (considerando uma eficiência óptima, o que na vida real nem acontece).

Por isso, mãos vale meter só os painéis ;-)

Potencial Hidroelétrico

Enviado: quinta fev 04, 2016 12:23 pm
por Quintas2
Não percebi bem a tua ideia. Elevas a água para depois regar com ela? Porque não usas a bomba diretamente para regar?

Deduzo que, se bombas para um reservatório a 4 m de altura será para depois ir regando aos poucos, por gravidade. Se fosse para gastar o reservatório todo de uma vez, mais valia bombar diretamente do poço para a rega, não?

1m3 de água para regar de forma intermitente não deve dar para produzir nada, a menos que o reservatório fosse constantemente cheio para dar um grande caudal que produzisse energia na nora. Mas a 4 m de altura seria preciso mesmo um grande caudal e a bomba de 650W não vai conseguir dar esse grande caudal, mesmo admitindo que tens um poço hiper-produtivo. E, mais uma vez, se fosse para tirar água em contínuo do poço, elevá-la e depois usar a nora para produzir energia, com as perdas do processo, mais valia bombar diretamente para rega.

Há uma fórmula que a Eletrobrás usa para avaliar o potencial hídrico de pequenos aproveitamentos:

P = 7,5 x Q x H

onde
P = potência, em kW
Q = caudal, em m3/s
H = altura de queda, em m
7,5 é uma constante que tem em conta perdas de carga e de rendimento da turbina/gerador

Para tirares 100W=0,1kW, com H=4m, precisarias de um caudal de 0,0033m3/s. São 3,3 l/s ou 12 m3/h. Ou, seja, para produzires 100Wh, precisarias de 12 reservatórios iguais ao teu.

“Ganda poço, meu!”

A intenção não é desmoralizar-te... mas mais valia dedicares-te ao negócio de venda de água.

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: quinta fev 04, 2016 11:04 pm
por visitante1
morreu á nascença lol

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 3:26 am
por Nunnos
Obrigado a todos pelas respostas.

OK, não me expliquei bem.

A Agua é sempre a mesma.

A ideia é elevar a agua para o deposito com recurso a energia solar (um circuito totalmente indenpendente da parte que vai servir para gerar energia para induzir em casa). A agua que vai fazer mover a nora/gerador volta entrar no poço e é novamente bombeada para o deposito. Será um circuito fechado.

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 9:05 am
por CrOhN
Tu é que não percebeste. Qual é a ideia? Evitares as baterias?

O Quintas2 já te fez as contas: "Para tirares 100W=0,1kW, com H=4m, precisarias de um caudal de 0,0033m3/s. São 3,3 l/s ou 12 m3/h. Ou, seja, para produzires 100Wh, precisarias de 12 reservatórios iguais ao teu.""

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 10:36 am
por visitante1
Isto faz me lembrar um fulano que colocou uma questão cá, tinha tapetes rolantes a funcionar permanentemente e queria aproveitar para gerar energia com eles... Ou seja uma vez que estavam a rolar seria só acoplar um gerador!!?? Sera que conseguiu????? Lol

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 2:09 pm
por Nunnos
Quintas2,

Peço desculpa por não ter respondido as suas questões anteriormente.

Deduzo que, se bombas para um reservatório a 4 m de altura será para depois ir regando aos poucos, por gravidade. Se fosse para gastar o reservatório todo de uma vez, mais valia bombar diretamente do poço para a rega, não?
Exactamente. Assim evitava ter a bomba a trabalhar 24/24 o que em cada ciclo de paragem dava tempo de carregar as baterias. A bomba leva menos de 10 minutos a encher o deposito.

CrOhN,

Eu percebi tudo o que me foi explicado e fiquei com ideia que perceberam que a agua iria ser desperdiçada após mover a nora/gerador, o que não é o caso.
"A intenção não é desmoralizar-te... mas mais valia dedicares-te ao negócio de venda de água."
Dá a ideia que pensavam que tinha um fonte inesgotável de água
"Mesmo com uma eficiência óptima em todos os processos, a energia gerada pela nora era gasta a seguir a bombear a água para o ponto mais elevado..."
O que não é o caso porque são dois sistemas diferentes

visitante1,

Com todo o respeito e já li muitos dos seus comentários em vários tópicos, sei percebe do assunto. Mas...

Como eu disse anteriormente, sei que nenhum sistema é auto suficiente devido as perdas, sejam, elas mecânicas ou eléctricas. logo não sei onde é que as minhas dúvidas são idênticas as desse utilizador que mencionou. A minha ideia é ter um motor alimentado a energia solar totalmente independente do resto do circuito, esta parte, eu sei que funciona porque já vi. As minhas dúvidas (e por isso é que pedi a vossa ajuda) é na segunda parte da ideia.

Uma vez mais obrigado a todos os que me responderam.

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 2:32 pm
por Quintas2
Nunnos Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas.

OK, não me expliquei bem.

A Agua é sempre a mesma.

A ideia é elevar a agua para o deposito com recurso a energia solar (um circuito totalmente indenpendente da parte que vai servir para gerar energia para induzir em casa). A agua que vai fazer mover a nora/gerador volta entrar no poço e é novamente bombeada para o deposito. Será um circuito fechado.
Nesse caso, o teu depósito será uma bateria (só que com energia potencial gravítica, em vez de energia química). É tipo o que se faz com o aproveitamento das eólicas nas horas de vazio, bombando água turbinada numa barragem de novo para a albufeira, com energia eólica. Do ponto de vista energético, económico e ambiental é uma questão muito discutível, com defensores e opositores, e que só se justifica numa lógica de preços caros e subsidiados e por vezes com grandes negociatas por trás. Terás perdas nas duas partes, solar e hidráulica.

Todos os dias aparecem invenções novas por esse mundo fora, e é assim que o mundo pula e avança. Mas deve haver um motivo para se usar baterias nos sistemas fotovoltaicos (e mesmo assim não compensa) em vez de depósitos de água...

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sexta fev 05, 2016 3:44 pm
por jmlflorencio
Boas Nunnos. Eu tinha percebido bem, e precisamente por a água ser a mesma é que o teu projecto não tem grande propósito.

Ou tens sempre água nova a entrar no circuito, e aí montas uma micro-hídrica, ou então só estás a desperdiçar dinheiro em equipamentos.

Da energia que a água 'tem' quando desce do depósito, aproveitas uma parte (digamos 75%, e creio que é optimista), e depois gastas energia solar para a colocar de novo no depósito. Só que para essa subida já gastarás 150% da energia gerada anteriormente...

Ou seja, sem energia solar isso nem sequer funciona.

Como tal, mais vale poupar o investimento na parte hídrica, investir no solar e aproveitar 100% da energia aí gerada ;-)

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Enviado: sábado ago 26, 2017 3:37 pm
por Gabriel Theodoro
Amigo, consegui entender 100% sua necessidade e projeto, darei minha humilde opinião pelo pouco que entendi ok ?

1 - Não vejo necessidade de você gastar energia para bombear a água do poço se poderá usar uma BOMBA DE AGUA MANUAL COM TUBO DE PVC - BOMBA DAGUA CASEIRA COM DUPLA IMPULSÃO( https://www.youtube.com/watch?v=tLrwVZXfrp4 ) e acoplar ela a algum cata vento caseiro e alterar o movimento dela para trabalhar com as rotações isso pode ser feito de diversas formas veja só

1- Utilize o projeto da bomba acima mas altere conforme o Daniel fez, (https://www.youtube.com/watch?v=NDa8rg-dajU)

2- Veja um modelo pronto do que lhe digo:Cata Vento Popular (https://www.youtube.com/watch?v=HBQstaa9AsI)

3- Utilize alguns pequenos itens de alumínio: BOMBA D'AGUA MANUAL COM ALAVANCA DE ARCHIMEDES PARA POÇO OU CATAVENTOS (https://www.youtube.com/watch?v=5q6L8eSSZ7k&t=90s)

4- Agora a questão de você gerar energia ai são outros 500, que também pode ser feita de diversas formas depende do quanto você possui de cascalho para investir !

5- Espero que minha humilde opinião seja de grande valia ! Grande abraço e boa sorte em teus projetos.