Como construir uma micro-hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Olá pessoal,

já que tenho uma vasta experiência na área das mini-hídricas, decidi partilhar alguns conhecimentos e experiência e dar o meu contributo para comunidade deste maravilhoso forum. Penso que a informação partilhada poderá facilitar a vida aos entusiastas que decidam construir a sua própria micro ou mini-hídrica, reconstruir uma azenha ou algum engenho movido a água.

O website que estou a desenvolver terá informação sobre os passos a seguir na fase do estudo (como medir queda, caudal) e cálculos interactivos que permitam calcular, p. ex. caudal do rio, da ribeira ou canal, potência hídrica, perdas, potência no gerador, etc...

O site já tem alguma informação e irei adicionar, com frequência, mais.

Entre outras coisas, penso também fazer cálculos de turbinas simples (Pelton, Cross-flow e Turgo) para que os interessados possam fabricá-las.

Agradeço opiniões e sugestões.

Site:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... drica.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

Fantástico camarada, eu já sabia dessa tua experiência nesse ramo, o site vem esclarecer muita dúvida que possa surgir.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por jmlflorencio »

Mais uma excelente iniciativa! ;-)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por Quintas2 »

Muito boa informação e ajuda Hynek.

Embora o regime hidrológico e a orografia de mais de metade do território nacional no continente não favoreçam as micro hídricas, pode ser que essa informação incentive a vermos mais alguns projetos aqui.

Não sei se é possível, por ser informação externa ao fórum, mas a exposição em linguagem acessível, em português e feita em Portugal justificariam este ser um tópico fixo, quanto a mim, para tornar esta secção da energia hídrica num parente um pouco menos pobre do fórum, se não pela quantidade de projetos, pelo menos pela informação disponibilizada.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

obrigado a todos pelo apoio. Vou tentar não demorar (penso dentro de um mês) colocar informação toda, que tenho preparada, para que os interessados possam projectar as suas micro-hídricas. Já tenho até uma empresa disponível para fabricar as micro-turbinas que for necessário (segundo meus desenhos). Tenho algumas pessoas interessadas, por isso talvez surge até um projecto-protótipo por aqui....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

está concluída parte de medição da queda bruta:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... bruta.html

medição do caudal disponível:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... audal.html

cálculo do potencial hídrico:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... drico.html

e cálculo das perdas de transmissão:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... erdas.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

uma micro-hídrica para autoconsumo:
http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... tipo1.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por Quintas2 »

Parabéns Hynek, cada vez mais interessante. Tenho pena de não ter água e condições para isso, pois dar-me-ia muito gozo fazer um pequeno projeto destes.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

rjsc2000 Escreveu:Boas.

E onde se arranja a micro turbina de pelton?
não sei se em Portugal alguém fabrica, mas há empresas que as importam (p.ex. da Itália). Basta procurar na WEB.

A minha ideia é incentivar o fabrico de motores hidráulicos simples (Pelton, Cross-flow, Turgo, fuso de Arquimedes, Roda de água) em Portugal, segundo os cálculos e desenhos que eventualmente posso fornecer.

Se não tiver ninguém com capacidades para fabricar este tipo de turbinas, colaboro com uma empresa, na zona de Arouca, que tem estas capacidades e está disposta desenvolver iniciativa nesta área (sob minha supervisão).

Neste momento estou procurar novos desafios e projectos interessantes nesta área. Projectos de micro e pico-hídricas em rios, ribeiros, levadas, açudes, moinhos, quedas altas, médias, baixas.

Se precisar de ajuda, solicite-a.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

Cálculo das perdas na captação e conduta forçada

http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... ptecf.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por mda »

Bem!
Tive um tempo agora para ler com mais atenção o site, e até agora esta mais ao menos de acordo com os meus planos.

Tenho no Inverno na maior parte do tempo um tubo de 4'' cheio cuja presão vou desprezar ja que o objectivo é uma roda de água.
De acordo com o que previa tenho um potencial de cerca de 350w. Para um dos geradores PMA que ando a ver essa potencia é alcançada por volta das 350rpm, o que para um pinhão de 14 dentes com 30rpm da roda me da uma cremalheira de 40cm de raio aproximadamente.

Até agora tudo parece coerente, mas agora falta-me dimensionar a roda, para ter uma rotação a cada 2 segundos ou menos, e ter o binário necessário para a desmultiplicação, sabendo que terei um caudal de aproximadamente 4-8L/s. Sabendo que a entrada de agua será por cima, qual seria o raio ideal, a largura e a forma dos baldes.

Na parte electrica como o gerador que tenho estudado me da cerca de 48v e como quero acoplar a um inversor SMA que tem opção de ser usado com turbina, era fazer um transformador que me passa-se dos 48v cerca de 15A para 350v cerca de 5A depois de rectificado.

hynek, gostava da tua opinião acerca do assunto.
Obrigado
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

mda Escreveu:Bem!
Tive um tempo agora para ler com mais atenção o site, e até agora esta mais ao menos de acordo com os meus planos.

Tenho no Inverno na maior parte do tempo um tubo de 4'' cheio cuja presão vou desprezar ja que o objectivo é uma roda de água.
De acordo com o que previa tenho um potencial de cerca de 350w. Para um dos geradores PMA que ando a ver essa potencia é alcançada por volta das 350rpm, o que para um pinhão de 14 dentes com 30rpm da roda me da uma cremalheira de 40cm de raio aproximadamente.

Até agora tudo parece coerente, mas agora falta-me dimensionar a roda, para ter uma rotação a cada 2 segundos ou menos, e ter o binário necessário para a desmultiplicação, sabendo que terei um caudal de aproximadamente 4-8L/s. Sabendo que a entrada de agua será por cima, qual seria o raio ideal, a largura e a forma dos baldes.

Na parte electrica como o gerador que tenho estudado me da cerca de 48v e como quero acoplar a um inversor SMA que tem opção de ser usado com turbina, era fazer um transformador que me passa-se dos 48v cerca de 15A para 350v cerca de 5A depois de rectificado.

hynek, gostava da tua opinião acerca do assunto.
Obrigado
Olá,

grande ideia. Vou ter de reservar um bocado para reflectir sobre isso. Uma roda de água é uma opção interessante, o inconveniente é o multiplicador. Tenho alguma informação sobre como dimensionar uma roda de água, vou estudar o assunto e depois coloco aqui uma opinião.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


nando tuga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 27, 2016 4:38 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por nando tuga »

tenho um moinho de agua e gostava de produzir electricidade, o que tenho que fazer e qual sera os custos do mesmo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por hynek »

nando tuga Escreveu:tenho um moinho de agua e gostava de produzir electricidade, o que tenho que fazer e qual sera os custos do mesmo?
que tipo de moinho é? Em que curso de água e onde?

Terá de medir a queda bruta e caudal para calcular potência hídrica....

Leia isto primeiro:

http://iqenergy.ddns.net/energiasaltern ... drica.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


nando tuga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 27, 2016 4:38 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por nando tuga »

boas, é um moinho antigo com duas pedras tem duas condutas em pedra com cerca de 5 metros comprimento e 4 de altura no inverno o caudal é muito porque tinha as duas pedras a trabalhar mas no verão so da para trabalhar uma pedra, é em vila verde Braga....obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por visitante1 »

nando tuga Escreveu:boas, é um moinho antigo com duas pedras tem duas condutas em pedra com cerca de 5 metros comprimento e 4 de altura no inverno o caudal é muito porque tinha as duas pedras a trabalhar mas no verão so da para trabalhar uma pedra, é em vila verde Braga....obrigado
Eu nem pensava 2 vezes, avançava de certeza.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


nando tuga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 27, 2016 4:38 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por nando tuga »

ha a alguem ou alguma empresa que possa fazer um estudo ou dar uma ideia como sera melhor ou viavel ?

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por mda »

Empresas na zona que se dediquem a isso não conheço, sugiro que leias bem a informação da pagina do hynec e faças tu os cálculos simples que la são sugeridos depois é uma questão de fazer contas, e depois ver uma serie de pormenores do tipo se tens baixada disponível para injectar a energia. Não sei se é no rio homem ou num afluente, mas ha que contar também com cheias, e partilha da agua com outros consortes caso seja um ribeiro. Ha muitos cálculos para ver se compensa. Depois a maquinaria é a parte fácil e divertida da coisa, claro compense monetariamente é claro. Eu ando ai na zona a ver um projecto para um amigo, mas vai demorar muito tempo, ser for realmente avante.
Resumindo se fizeres o básico e te informares até pode ter pernas para andar, se quiseres uma coisa tipo chave na mão dinheiro no bolso, mais vale deixar estar.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


nando tuga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 27, 2016 4:38 pm

Re: Como construir uma micro-hídrica

Mensagem por nando tuga »

é o rio tojal um afluente do rio homem ,o que eu queria era que ter uma ideia de alguem que estivesse por dentro do assunto para no local dizer o que era mais viavel ....obrigado.

Responder

Voltar para “Energia hídrica”