sistema autossustentável

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
pinguim listrado
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta set 07, 2018 4:10 am

sistema autossustentável

Mensagem por pinguim listrado »

Eu estava pensando aqui em um sistema autossustentável.
Pensei em algumas coisas fiz um primeiro desenho, mas desenhei outro sistema com vários reservatórios e acho que funcionaria, pois cada reservatório possui muita pressão.
É o mesmo esquema da válvula sanitária... Também como poderia haver vários reservatórios 10, 20, 30, levemente posicionados um acima do nível outro, não ficaria muito alto para o motor-bomba enviar a água de volta. O motor-bomba teria o trabalho de enviar a água de um único reservatório(último) para o primeiro novamente e todos os reservatórios teriam geradores que enviariam energia ao motor-bomba.
Eu acho que este esquema funcionaria sim..
Quem teria coragem e paciência de criar e testá-lo e depois mostrar o resultado?
Abraço a todos e abaixo vai o link com a imagem do sistema atualizado e o sistema antigo (com dois reservatórios apenas).
https://drive.google.com/file/d/1AFTGJl ... drive_open
https://www.youtube.com/watch?v=IwSfMqmLtXY

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: sistema autossustentável

Mensagem por serges »

Bem é um projecto muito ambicioso mas deixa ver o que a malta diz que é mais informado nestes projectos.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: sistema autossustentável

Mensagem por apmendes »

Este sistema não é autosustentável porque há sempre perdas e a energia produzida não vai ser suficiente para bombear a água de novo para o reservatório. Há vários exemplos destes na net, mas é tudo teoria pois caso funcionasse lá se ia o negócio das empresas de distribuição e produção de energia.


Autor do tópico
pinguim listrado
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta set 07, 2018 4:10 am

Re: sistema autossustentável

Mensagem por pinguim listrado »

Amigo, eu sei que há perdas, por isso foi bolado o sistema com vários reservatórios - como mostra a imagem-.
Imagine por 100 reservatórios, todos com a mesma capacidade e todos com geradores acoplados.
Sobraria energia para funcionar o motor-bomba...
E o motor-bomba teria o trabalho de apenas enviar água do último reservatório para o primeiro, pois os outros receberiam uma quantidade equivalente de seu antecessor e tudo se equilibraria.
E como eu disse, para não ficar muito alta a elevação de retorno, poder-se-ia colocar os reservatórios uma acima do nível do outro apenas. Ambos os reservatórios teriam a mesma pressão...
Eu acho que funciona viu... imagina reservatórios de 10 mil litros... possuem grande pressão e vazão.
Bastaria instalar registros eletrônicos para controlar a vazão de cada reservatório e evitar possíveis transbordamentos..

Abaixo vai um vídeo, que não é de minha autoria, mas mostra um motor que poderia ser usado neste projeto...
https://www.youtube.com/watch?v=BSuG6wZ5oJI

Aqui vai outro vídeo, que também não é de minha autoria, mostrando uma turbina Pelton que poderia ser usada com o gerador.
https://www.youtube.com/watch?v=6f6X8ZMi5yo

Enfim... Eu acho que é isso...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: sistema autossustentável

Mensagem por jmlflorencio »

Se este tipo de coisas funcionasse ja muita gente o teria feito...

- Quanta mais capacidade e pressão houver de um depósito para o outro, maior capacidade tem que ter a bomba que está no fundo do circuito.

- A energia que é aproveitada pelos geradores não é suficiente para alimentar a bomba. No fim de tudo, as perdas inviabilizam o projecto.

Sent from my 7045Y using Tapatalk


Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: sistema autossustentável

Mensagem por visitante1 »

pinguim listrado Escreveu: sexta set 07, 2018 1:31 pm Amigo, eu sei que há perdas, por isso foi bolado o sistema com vários reservatórios - como mostra a imagem-.
Imagine por 100 reservatórios, todos com a mesma capacidade e todos com geradores acoplados.
Sobraria energia para funcionar o motor-bomba...
E o motor-bomba teria o trabalho de apenas enviar água do último reservatório para o primeiro, pois os outros receberiam uma quantidade equivalente de seu antecessor e tudo se equilibraria.
E como eu disse, para não ficar muito alta a elevação de retorno, poder-se-ia colocar os reservatórios uma acima do nível do outro apenas. Ambos os reservatórios teriam a mesma pressão...
Eu acho que funciona viu... imagina reservatórios de 10 mil litros... possuem grande pressão e vazão.
Bastaria instalar registros eletrônicos para controlar a vazão de cada reservatório e evitar possíveis transbordamentos..

Abaixo vai um vídeo, que não é de minha autoria, mas mostra um motor que poderia ser usado neste projeto...
https://www.youtube.com/watch?v=BSuG6wZ5oJI

Aqui vai outro vídeo, que também não é de minha autoria, mostrando uma turbina Pelton que poderia ser usada com o gerador.
https://www.youtube.com/watch?v=6f6X8ZMi5yo

Enfim... Eu acho que é isso...
Tem lá juízo rapaz, a energia que vais gastar para bombear a água para o primeiro reservatório será superior a energia gerada.
Nem vale a pena pensar sequer nisso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pinguim listrado
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta set 07, 2018 4:10 am

Re: sistema autossustentável

Mensagem por pinguim listrado »

Ok. Foi apenas uma suposição.
Como vocês disseram, caso realmente isso funcionasse, já o teriam feito antes, pois a ideia é simplória demais.
Contudo gostaria de agradecer aos colegas pela discussão.
Abraços...


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: sistema autossustentável

Mensagem por apmendes »

Ainda que reconheces que não funciona. Isso seria a revolução energética do século, ter energia grátis. A mais económica que conheço ainda é a solar ou eólica, mas mesmo esta tem sempre discussão porque a teoria é uma coisa e a prática é outra. No video que apresentas o motor de menor potência consegue fazer trabalhar o motor de maior potência simplesmente porque está a trabalhar em vazio, logo que lhe metas carga ele já não consegue manter a rotação e a mesma vai caindo até parar.

Responder

Voltar para “Energia hídrica”