Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Hydro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 14, 2019 10:04 pm

Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Mensagem por Hydro »

Boa noite,

Precisava da vossa ajuda. Tenho uma mini azenha com junto a um rio e pensei em instalar uma mini hídrica. Sabem-me dar uma estimativa relativamente à rentabilidade que poderia vir a ter? A ideia era vender toda a energia produzida.

Em anexo, envio uma foto da cascata. O moinho fica nesse local. A queda andará à volta dos 2 metros de altura e o caudal varia consoante a altura do ano - a imagem é referente ao mês de julho.

Encontro muita informação na internet relativamente a energia fotovoltaica (custos de instalação, ROI, etc...). Infelizmente, quando falamos de energia hídrica o caso muda de figura...

Desde já, muito obrigado!
Anexos
20170717_192148(0).jpg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Mensagem por serges »

Bem vindo, primeiro pedido e unico que lhe faço é a apresentação no local próprio...

Quanto ao projecto deixe vir cá a malta como o visitante1 e Hynec já experientes na coisa podem dar uma opinião muito válida!

Já agora ler um pouco do que aqui se fez, obrigado.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Mensagem por visitante1 »

Viva,
já existe por cá alguma informação relativa a Micro e Pico-hidricas, podem é não especificar ao pormenor relativamente ao retorno porque isso vai depender de vários factores que variam de local para local.

Eu diria que reunindo algumas condições tais como distancia da rede eléctrica, caudal disponível etc, consegue-se fazer uma obra com relativo bom preço sendo que o retorno pode não demorar muito tempo, para mim um retorno entre os 6 a 7 anos é muito bom.

Uma boa noticia é que já se fazem cá em Portugal turbinas especificas a cada local, no entanto isso requer um estudo prévio.

O valor por kWh pago pela energia vinda de fontes hídricas no regime UPP é baixo, no entanto se conseguir uma potencia a rondar os 4kw, o que para um rio/moinho pode ser fácil, chega a conseguir mais de 170€/mês, o que é bom.

O Hynek logo que possa dará o seu contributo

Já agora o local é onde?

cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia hídrica”