Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
pedrocr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 06, 2020 4:37 am

Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por pedrocr »

Temos um terreno onde há vários moinhos de água ao longo de um ribeiro que não estamos a aproveitar. A primeira eletricidade que houve na zona foi uma roda de metal enorme num destes moinhos ligada a um gerador de 110V. Há muito tempo que pensamos que uma solução micro-hídrica moderna poderia ser interessante. Estamos em processo de instalar painéis solares para auto-consumo que hoje em dia se faz de forma muito simples e com bom retorno. Como no inverno temos bastantes necessidades de aquecimento e os painéis solares produzem pouco voltamos a pensar na micro-hídrica.

Do ponto mais alto de recolha até ao moinho mais baixo onde colocaríamos a turbina há cerca de 25 a 35 metros de queda com cerca de 200 a 250 metros de distância dependendo do ponto de recolha exato. O ribeiro tem água todo o ano mas em pelo menos 6 a 9 meses por ano tem mais do que suficiente para os 1 a 5kW que conseguiríamos gastar em autoconsumo. Durante 3 ou 4 meses terá o suficiente para 20kW ou mais muito provavelmente.

Face a este tipo de situação gostávamos de ter uma ideia geral do custo e dificuldade em fazer instalações do tipo:

1) 1kW não ligado à rede que ligaríamos diretamente a aquecedores elétricos em casa
2) 1 a 5 kW ligados à rede da casa para todos os tipos de consumo
3) 10 a 20 kW ligados à rede com venda de grande parte da energia

Há alguma empresa portuguesa que nos faça um orçamento para estes tipos de sistema? A ligação da água e da eletricidade temos como fazer facilmente, e o local também. Só precisaríamos da instalação da bomba, gerador e restante eletrónica. Por exemplo encontrei esta empresa de Sevilha que parece ter um sistema bastante adequado:

https://tecnoturbines.com/turbines-conn ... en?lang=en

Alguém que vendesse e suportasse isto ou equivalente no norte de Portugal seria interessante.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por Quintas2 »

Dois contactos a fazer, talvez por mensagem privada, estão neste tópico: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 97&t=20790
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por visitante1 »

Eu e o Hynek temos em estudo e andamento alguns projectos para aproveitamento de recursos hídricos. Esse parece interessante, se quiser poderemos avaliar.
Todo o setup inclusive as turbinas são feitas em Portugal.

A minha está a produzir atualmente cerca de 20kwh/dia.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Orientação para tipos de micro/pico hídrica

Mensagem por serges »

visitante1 Escreveu: terça dez 29, 2020 2:27 am Eu e o Hynek temos em estudo e andamento alguns projectos para aproveitamento de recursos hídricos. Esse parece interessante, se quiser poderemos avaliar.
Todo o setup inclusive as turbinas são feitas em Portugal.

A minha está a produzir atualmente cerca de 20kwh/dia.
Isso é brutal mais ainda o Made in Pt... vai ser espectacular! Esse aproveitamento parece me enorme...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia hídrica”