Os transportes super poluentes

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.




CrOhN
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por CrOhN » terça set 24, 2019 3:22 pm

Deixa o GPL sossegado! Enquanto se mantiver um nicho, não desperta interesse em inventar tributações.



Freddy_krueger
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger » sexta set 27, 2019 9:13 am

O comboio devia ser incentivado mas francamente não percebo como fica mais caro 2 adultos irem de comboio fazer uma viagem de 10-20kms (sem passe) face a irem de automóvel... se houver estacionamento as vantagens para consumidor são sempre o transporte próprio pois é mais flexível em horários, comodidade ponto-a-ponto, etc..

Exemplo viagem Válega/Espinho:
Comboio urbano: bilhete 1,75 eur x 2 pessoas = 3,50 EUR.
Meu carro EV: 3 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 0,81 EUR + 0,60 EUR portagem: 1,41 EUR
Meu carro diesel: 7 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 1,89 EUR + 0,60 EUR portagem: 2,49 EUR

Como raio é que vão fomentar uso de transporte coletivo sendo SEMPRE mais caro para mais que 1 ocupante (no caso do transporte por VE, até 1 pessoa fica mais barato com portagem que por comboio)!! O comboio não é eficiente?!?

Tem que haver aqui políticas ou de incentivo transporte público ou desincentivo transporte particular...
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CrOhN
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por CrOhN » sexta set 27, 2019 10:07 am

Mais desincentivo ao transporte particular!? Queres o quê!? Mais aumentos no combustível!? Mais IUC!? Mais portagens!? Mais IA!? Pera... Temos tido isso tudo! Lá terão os governantes que inventar outra!

Se calhar, os EV's lá terão têm que começar a pagar isto e aquilo... Fica a ideia snrs governantes! ;)


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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques » sexta set 27, 2019 11:42 am

Freddy_krueger Escreveu:
sexta set 27, 2019 9:13 am
O comboio devia ser incentivado mas francamente não percebo como fica mais caro 2 adultos irem de comboio fazer uma viagem de 10-20kms (sem passe) face a irem de automóvel... se houver estacionamento as vantagens para consumidor são sempre o transporte próprio pois é mais flexível em horários, comodidade ponto-a-ponto, etc..

Exemplo viagem Válega/Espinho:
Comboio urbano: bilhete 1,75 eur x 2 pessoas = 3,50 EUR.
Meu carro EV: 3 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 0,81 EUR + 0,60 EUR portagem: 1,41 EUR
Meu carro diesel: 7 EUR/100kms - *0,27 (kms) = 1,89 EUR + 0,60 EUR portagem: 2,49 EUR

Como raio é que vão fomentar uso de transporte coletivo sendo SEMPRE mais caro para mais que 1 ocupante (no caso do transporte por VE, até 1 pessoa fica mais barato com portagem que por comboio)!! O comboio não é eficiente?!?
Os teus cálculos tem um erro grave mas frequente.
Quando dizes: "meu carro EV: 3 EUR/100kms" isso não existe :|

Estás a esquecer o real custo de ter o carro.
Eu já tive muitos carros. Comprados novos e usados. Gasoleo, gasolina, GPL, hibridos... o que teve um menor custo por 100kms , foi um Toyota Prius: 17€ /100km.
E porque era económico e foi comprado com mais de 8 anos e menos de 12, não tive qualquer problema anormal e foi vendido antes de começar a dar despesas extra. Fez 48 mil kms em 3 anos. 16 mil por ano.
A questão é que para saber o verdadeiro custo tens de considerar tudo. Valor de compra, menos o valor de venda, mais todos os impostos, seguros, manutenções, peças de desgaste, avarias, consumo, etc. E no final divides pelos kms feitos.

Não sei que EV te referes, nem interessa. Mas imagina este cenário otimista:
Compras um Leaf novo por 30.000 euros. Manténs o carro 8 anos e vendes por 10.000 euros (...pois, eu sei, mas é num cenário otimista). Fazes nesses 8 anos 200 mil kms. 25 mil por ano. Sem contar mais nada tens logo um custo de 10 euros por cada 100kms.
Agora imagina que nesses 8 anos, fazes apenas 15 mil kms/ano. O custo sobe logo para: 16,66 euros por 100kms... agora soma tudo o resto.

fiz-me entender?


Freddy_krueger
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger » sexta set 27, 2019 2:09 pm

Não considerei todos esses custos aquisição no custo operacional pois em nenhum país se consegue viver apenas com transporte colectivo, muito menos em Portugal e trabalhando em localidades pequenas e que distam de casa 25kms... familiares que moram no Interior a mais de 100kms distância , etc, etc.... É um custo de qualidade de vida... como ter aquecimento em casa no inverno, etc, etc...Vou sempre gastar dinheiro e possuir um carro...posso é usá-lo mais ou menos consoante rede colectiva de transporte funcione e seja eficiente (energicamente, velocidade e em custos para consumidor)

Os 3-4 eur/100kms já podem incluir todas as despesas correntes (sem aquisição)...normalmente gasto 11,5kw/100kms a 0,15EUR/kw e ainda tenho paineis solares (6) em que abato consumos eletricidade. No Leaf (sim, é mesmo um Leaf), gastei 27.750 EUR novo 40kwh... 400 eur seguro, 80 eur manutenção anual... 22.000kms primeiro ano... a ideia é manter carro... tenho neste momento um diesel com 370.000kms comprado novo pelos meus pais e 20 anos...vai "morrer em casa" :). O Leaf tenciono que seja igual...e sem mudar bateria...quando não der como carro principal, fica como secundário para pequenas voltinhas como o Diesel agora...sem stress... Quando já nem para voltinhas der, tiro baterias para o PV.... e carro será desmantelado provavelmente.
Se amortizar o Leaf por 370.000kms (a 22.000kms/ano) dará algo manageable:
-aquisição: 27.750/3700 =7,5 EUR/100kms
-seguro: 500/220 = 1,81 EUR/100kms (isto é que é carote)
-Manutenção: 80/220=0,36 EUR/100kms
- Pneus? 400 EUR?/500= 0,80 EUR/100kms

Trocar carro com regularidade (por exemplo o Prius com 3 anos) parece-me bem pior - ok não tens custos excessivos de manutenção... mas incentiva um consumo que francamente não quero incentivar... cada um com a sua :) prefiro manter veiculo...expremer tudo o que ele der...

Cada caso é um caso e cada um tem de fazer suas contas...

Just my 2 cents...
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques » sexta set 27, 2019 10:23 pm

Cada pessoa sabe de si, é uma verdade.
E também moro numa localidade pequena... mas tenho vizinhos que não tem, nem nunca tiveram carro. E nas cidades grandes é mais frequente. Isso para mim não dá.
Mas para muitas famílias a diferença entre usar ou não transportes públicos permite ter apenas um em vez de dois ou mais carros.

Todos os custos devem ser sempre considerados.
Parece-me que as tuas contas são muito otimistas. Mas uma coisa tens razão... manter o carro até ao abate é a opção melhor. A outra equiparada é comprar depois dos 8 anos e vender antes dos 12, mas depende de muitos fatores. Já tive de tudo...
No caso do Leaf, duvido muito que as baterias durem 370 mil kms. Substituir as baterias não deverá ficar abaixo dos 7 mil euros.
Depois para esses kms tens mais elementos de desgaste... travões, por exemplo.

Mas não interessa... a questão é que é sempre mais dispendioso usar um automóvel do que um transporte público.

Já mais haver com o tópico: estranhamente é mais barato usar autocarros a gasóleo do que no mesmo percurso comboios elétricos em alguns percursos.
E na prática, os milhares de autocarros que circulam no país diariamente são também transportes super poluentes.


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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger » segunda set 30, 2019 8:28 am

Minha esposa uma fervorosa apologista do transporte ferroviário, e tendo linha do norte a uns 500m de casa, usamos de quando em quando...

Mas temos que ter em conta limitações da mesma - no nosso caso específico o maior é só temos comboio hora-a-hora (pequena localidade) e caso esteja um tempo pior, 500m de chuva + destino é complicado...

Autocarros já começam a aparecer elétricos nalguns locais, mas em PT ainda estamos no gás... :(
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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Alexandre.braga » segunda set 30, 2019 10:16 am

Aqui por Braga já temos 6 autocarros eléctricos (que é uma migalha comparando ao nº deles que circulam, mas tem de se começar por algum lado...).

https://semanariov.pt/2018/09/18/braga- ... eletricos/


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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques » segunda set 30, 2019 11:45 am

Freddy_krueger Escreveu:
segunda set 30, 2019 8:28 am
Minha esposa uma fervorosa apologista do transporte ferroviário, e tendo linha do norte a uns 500m de casa, usamos de quando em quando...
Bem pior estou eu... comboio a 20 kms. E a gasóleo. Linha do oeste. :twisted:
A 33 anos usava essa mesma linha, com o mesmo equipamento. Chegando à estação de autocarro.
Se tivesse hoje que fazer o mesmo percurso, Não haveria diferença nenhuma. Exceto no conforto do autocarro. Mas tudo continua a gasóleo.

É incrível o estado a que chegaram os transportes ferroviários... falta de investimento e muito má gestão de pessoas demasiado bem pagas. :twisted:

Como já referi, sou contra a construção do aeroporto do Montijo. E sou contra a continuação da utilização intensiva do aeroporto de Lisboa. Este deveria estar limitado a aviões de pequena e média dimensão. Especialmente entre continente e ilhas.

Existe já o Aeroporto de Beja. Bastava ligar este aeroporto a Lisboa por via férrea de qualidade e de alta velocidade. Assim como a todas as capitais de distrito.
Portugal nem tem dimensão que justifique transportes aéreos internos.

Naturalmente que se em Beja deixarem construir a toa, como aconteceu em Lisboa, em poucos anos o problema repete-se.


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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por APHenriques » segunda set 30, 2019 11:55 am

Alexandre.braga Escreveu:
segunda set 30, 2019 10:16 am
Aqui por Braga já temos 6 autocarros eléctricos (que é uma migalha comparando ao nº deles que circulam, mas tem de se começar por algum lado...).

https://semanariov.pt/2018/09/18/braga- ... eletricos/
É verdade.. e sem duvida que há que começar por algum lado.

Mas 3 milhões por 6 autocarros, substituir os 142 vai sair caro. :evil:
Mas coisas dos municípios é assim. Uma coisa que custe 100 mil euros a um particular, custa sempre vários milhões ao município.


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Re: Os transportes super poluentes

Mensagem por Freddy_krueger » segunda set 30, 2019 1:39 pm

Bela iniciativa de troca... mas ainda À pouco tempo vi noticia para renovação de autocarros (salvoerro LX e Porto) e era para mudar de gasoleo para gas..só uma pequena parte elétrica... enfim, é o que temos...

Eu originariamente de Leiria e lembro-me de passar verões em S.Martinho Porto...sei bem o que é linha do Oeste de à 30 anos (pior agora que comboios já têm mais 30 anos em cima)....
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