Perfil de Consumo de Energia Eléctrica

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
nrlucas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 19, 2021 9:44 am

Perfil de Consumo de Energia Eléctrica

Mensagem por nrlucas »

Bom dia.

Antes de mais o meu nome é Nuno e sou novo neste forum e também nestas matérias, sou um rookie, pelo que peço desde já desculpa se algumas questões que venha a colocar possam ser básicas para quem anda e trabalha nestas matérias à mais tempo.

De forma a optimizar a minha factura energética nos últimos meses tenho andado a recolher informação sobre micro geração através de painéis fotovoltaicos. Nestas pesquisas concluí que fazia sentido antes de avançar para uma instalação, que ainda custa alguns €€€€, perceber qual o meu perfil de consumo de forma a melhor dimensionar o que venha a instalar.

Assim tenho andado a investigar medidores de energia que possam dar-me o meu consumo diário por hora de forma a perceber os valores que a minha casa consome em standby, assim como os valores consumidos por outros equipamentos que uso. Em suma o que pretendo é não instalar x número de painéis se para minha casa não consegue absorver toda a energia que possa vir a ser gerada ou do outro lado instalar menos painéis do que deveria e comprometer o retorno do investimento, mas isto aqui já são temas financeiros com os quais estou mais familiarizado.

Para fazer esta medição encontrei um equipamento, o Shelly EM, o qual me pareceu ter um preço bastante "simpatico" para o que pretendo fazer, tendo encontrado na net vários relatos de pessoas satisfeitas com o dispositivo. No entanto quando entrei no site da Shelly deparei-me com uma dúvida sobre que pinças encomendar para o Shelly EM, as de 50 amp ou de 120. Na minha casa tenho uma instalação monofasica com contrato de fornecimento de energia da EDP com potencia contratada de 6,9Kva.

Alguém me pode ajudar sobre que pinças encomendar para a Shelly EM, 50 ou 120amp?

Desde já o meu obrigado a quem me poder esclarecer
Nuno

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Perfil de Consumo de Energia Eléctrica

Mensagem por serges »

Boas bem vindo...

Bem quanto ao Shelly dois truques pede as mais potentes não faz mal nenhum e a diferença é pouca entre elas e por fim mete na encomenda o NIF empresarial para não pagares o IVA por lá ..

Ajuda sempre qualquer coisa o resto mal possa vou ler...

Bem vindo.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Perfil de Consumo de Energia Eléctrica

Mensagem por andrefpereiraalves »

Viva nrlucas! Sempre compraste o Shelly EM? Se sim, ajudou para projetares o teu perfil de consumo? Podes partilhar aí algumas dicas com alguém que tem interesse em fazer algo semelhante?

A
Obrigado & abraço

Responder

Voltar para “Geral”