Projecto viável?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Gosleany
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 21, 2008 2:12 am

Projecto viável?

Mensagem por Gosleany »

Olá, depois de me aperceber que vivo no meio de lixo (ver fotos abaixo) comecei a pensar o que poderia fazer para alterar esta situação podendo eu aprender ou "lucrar" com o lixo dos outros. Vivo na zona de Alicante (Espanha) e noto que algo muito comum entre o lixo no chão são latas de alumínio (cerveja e sumos). Então comecei a ponderar um projecto de energia eólica onde um aerogerador alimentaria uma forno elétrico (com recurso ou não a baterias/condensadores) e derreteria as latas para a venda de alumínio. Tendo como derreter metais poderia derreter outro tipo de metais e vender esses também. Portanto seria:

1 - Ter uma energia de fonte renovável (inicialmente eólica - 3500w??).
2 - Armazenamento de energia ou não (É possível usar diretamente a energia num dia de muito vento?)
3 - Comprar um forno electrico(2050w) para derreter metal. (+/- 300€).
4 - Recolher o lixo e derreter o metal.

Pode ser um projecto viável ou apenas perder tempo e dinheiro?

nota: Painéis solares irei ter para o próximo ano na minha casa por isso pensei em arranjar eólica assim fico com sistema hibrido.
NE.jpg
NE3.jpg
NE2.jpg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto viável?

Mensagem por serges »

Realmente é um começo mas o forno iria precisar de muita energia e constante, terá vento sempre?

Quanto a ideia é muito boa pois com essa vergonha na beira da estrada...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Gosleany
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 21, 2008 2:12 am

Re: Projecto viável?

Mensagem por Gosleany »

Olá, peço desculpa pela demora na resposta. Estive a tentar aprender um pouco mais sobre o tema e cheguei à conclusão que energia eólica só tem uma boa eficiência em sítios de ventos constantes (regra geral a boas altitudes) em comparação a energia solar não depende da altura a que está instalada. Deixo o vídeo em baixo (em inglês) que me elucidou bastante.

Link

Então vou seguir para o plano B, tentar convencer os sogros a meter placas solares para produzir a energia que necessito para o forno :D

O forno que tenho em mente é o seguinte:

https://www.vevor.es/maquina-de-fusion- ... sgEALw_wcB

Potencia de 2050W. Não sei quantas placas solares tenho de ter mas posso sempre usar alguma energia da rede já que não seria uma grande quantidade de energia extra. Não sei se conseguirei avançar com a ideia (e se é boa ideia) mas se tiver novidades mantenho-vos informados.

Se tiverem algumas sugestões são todas bem vindas


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Projecto viável?

Mensagem por apmendes »

Eu já tive eólicas e retirei-as ao fim de poucos meses. Tem de ser numa zona em que os ventos sejam constantes, porque se estiveres numa zona que tenhas vento mesmo que seja com alguma intensidade mas não seja constante não merece o investimento. Depois virei-me para os painéis e aí sim recomendo, pois o sol é constante e o investimento recupera-se mais facilmente. Quanto ao aproveitares a energia produzida para um forno, vais ter de ter uma fonte de energia com alguma potência. Pode sempre vender as latas sem as derreteres, para ocuparem menos espaço podes amachucá-las passando mesmo com o carro por cima delas e depois vendes assim.


Autor do tópico
Gosleany
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 21, 2008 2:12 am

Re: Projecto viável?

Mensagem por Gosleany »

Obrigado pela ideia apmendes. Vou começar pelo inicio e vou recolher latas e depois decido se tento vender sem derreter ou espero e faço essa parte. Entretanto também vou contactar "ferro-velhos" para saber a que preço andam estes produtos. Quando tiver novidades volto a postar :)


Autor do tópico
Gosleany
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 21, 2008 2:12 am

Re: Projecto viável?

Mensagem por Gosleany »

Boas, já iniciei o projecto e de momento comecei pelo principio, recolher lixo. Já me tinha apercebido que existem quantidades absurdas de lixo mas ao ir enchendo sacos fico ainda mais perplexo de como é possível chegar a tal ponto. Recolhemos plásticos e latas apenas, deixando os plásticos no ecoponto amarelo e as latas de momento tenho-as em casa. Foram dois dias de recolha (entre 1h/1h:30 cada dia) e este foi o resultado final:
WhatsApp Image 2022-09-17 at 14.34.12(1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-17 at 19.50.55(1).jpeg
O total de latas recolhidas foi este:
WhatsApp Image 2022-09-17 at 19.50.54.jpeg
Quando tiver tempo vou ver (por curiosidade) que marca é mais consumida entre quem deixa o lixo no chão :D

A parte de processar lixo ainda não sei como vou fazer ou se apenas tento vender o que recolho.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto viável?

Mensagem por serges »

Muito bom trabalho

Aproveita para esmagar as latas para ocuparem mais espaço.

Obrigado pelo fantástico trabalho

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”