Página 2 de 2

Enviado: segunda out 02, 2006 2:04 pm
por Brandara
caro sa,
visita o forum http://forum.autogas.co.pt/, lá consigues obter mais informações sobre gpl, nomeadamente instalação em scooters.

Enviado: segunda out 02, 2006 2:20 pm
por Brandara
brandara Escreveu:caro sa,
visita o forum http://forum.autogas.co.pt/, lá consigues obter mais informações sobre gpl, nomeadamente instalação em scooters.
visita o forum, mas não deixes de partilhar os conhecimentos adquiridos

Enviado: quarta out 04, 2006 4:01 pm
por Sa
boas
ok. tambem ja la estou, mas ainda nao consegui encontra esse topico. onde está.

Enviado: quarta out 04, 2006 4:41 pm
por Brandara
caro sá,
está no "forúm noticias e informações" - "scooter a gpl - lovato"

Enviado: sexta out 06, 2006 11:26 am
por Brandara
já alguém experimentou adicionar 1 ml de acetona/ l de gasolina?

Enviado: quarta out 25, 2006 3:29 pm
por dfelix
sa Escreveu:já ? onde e que marca? sabes
não são muitas.
a maioria surgiu nos anos 60 e 70... e nunca provaram no mercado.

a grande maioria eram motos da epoca motorizadas por lombardinis semelhantes aos dos pequenos tractores agricolas e geradores.

exemplo:
Imagem

actualmente a grande maioria são conversoes e prototipos:

o exemplo mais recente é sem duvida a thunder star 1200 tdi.
um prototipo que utilizao motor do vw lupo.

em 2001 os estados unidos colocaram em produção uma kawasaki klxmodificada para trabalhar a diesel com fins militares.

practicamente não existem motos de produção a diesel.
logo... será muito complicado utilizar o biodiesel ou ovd como alternativa.

mas o etanol é viável..

Enviado: quarta out 25, 2006 5:44 pm
por Brandara
muito bem felix! isto é o que se chama começar com o pé direito. continua a responder aos vários tópicos, e em especial a este.

Enviado: quinta out 26, 2006 12:03 pm
por dfelix
brandara Escreveu:continua a responder aos vários tópicos, e em especial a este.
talvez por ser motociclista no dia-a-dia, este é o tópico que mais interesse me desperta.

mas voltando ao assunto:

no brasil na década de 80 saiu uma 125cc feita desenvolvida para funcionar a e85/flex.
(uma moto muito identica ás actuais cg's dos estafetas.)


mas acabou por não provar..
o consumo torna-se substancialmente superior o que reduz a autonomia.

num carro este é um aspecto secundario.
mas numa moto onde os depósitos rondam habitualmente os 15/18 litros faz diferença.


o motor de uma moto consegue tirar um elevado rendimento da combustão de gasolina, o que a torna já um veículo económico e performante.

isto torna muito complicado encontrar alternativas viáveis.

Enviado: quinta out 26, 2006 2:00 pm
por Brandara
algo que se poderá efectuar por forma a melhorar o rendimento de uma moto será a colocação de kits electrónicos os quais poderão aumentar a potência e o binário, substituição do filtro de ar por um filtro de rendimento (tendo sempre o maior cuidado para o manter limpo e devidamente lubrificado, para evitar a entrada de particulas abrasivas), colocação de escapes de carbono (um pouco mais ruidosos, mas possibilitam que a moto "respire" melhor). todos estes "extras" ajudarão a aumentar o rendimento da moto desde que se mantenha a velocidade média de utilização...

Enviado: terça out 31, 2006 3:25 pm
por Guilhotina
o motor de uma moto consegue tirar um elevado rendimento da combustão de gasolina, o que a torna já um veículo económico e performante.

isto torna muito complicado encontrar alternativas viáveis.[/quote]

e porque não um motor diesel!!! o volume dos novos motores diesel foi consideralvelmente reduzido, e a relação cilindrada/potência melhorou consideravelmente assim como o seu peso, a yamaha fez um motor turbo a gasolina.


suzuki 600 bandit 99

Enviado: terça out 31, 2006 4:47 pm
por manuel
parece-me mais viável a adaptação do gpl aos motociclos do que o diesel (é claro que num motociclo a reduzida rede de abastecimento de gpl é ainda mais restritiva do que para os carros.

penso que para construir um motociclo diesel seria necessário um projecto desenvolvido de raiz, e só teria interesse para segmentos especificos do mercado (nunca para as desportivas).

Enviado: terça out 31, 2006 4:52 pm
por Brandara
o gpl a utilizar nas motos seria o mesmo utilizado pelos carros, pelo que se a entrada para o abastecimento de gpl "boquilha" fosse igual aos dos carros todos os locais de abastecimento para carros também poderiam ser utilizados por motos.