Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por truka »

Vivemos enganados...
Cumps.
truka.

http://www.youtube.com/embed/xK2Xwf5HOIk
Sempre a aprender.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por RJSC »

Em todas essas críticas são exatamente iguais às fluorescentes tubulares (as compridas que já existem há muitos anos) e nunca vi essas críticas serem levantadas contra as tubulares. :roll: Porquê?

A diferença entre a compactas e as tubulares está no facto de passar de um grande balastro eletromecânico para um balastro eletrónico e de o tubo ser enrolado em vez de esticado.

Quanto ao mercúrio, é bem verdade, mas estranhamente nunca vi ativistas contra as lâmpadas tubulares clássicas que também o têm. É preciso ter cuidado com elas! Mas há dezenas e anos que é, com as tubulares utilizadas em quase todas as cozinhas domésticas e espaços comerciais e industriais.

Quanto à "qualidade" da luz e fidelidade de cor, as piores são mesmo as incandescentes, basta pegarem numa máquina fotográfica que não ajustem para compensar para iluminação incandescente para notar como as cores saem todas amareladas, e de forma bem pior que com as incandescentes quando.
As lâmpadas de "luz natural" para aquários, terrários e estufas de plantas são todas fluorescentes. Não existem lâmpadas de "luz natural" ou "luz do dia" incandescentes.

Quem tem medo do mercúrio quando partir uma lâmpada, que comece por retirar a lâmapda fluorescente tubular que provavelmente tem na cozinha, e compre lâmpadas de LED's que não têm compostos tóxicos, mas não venha cá defender os aquecedores incandescentes.

Sim, aquecedores e não lâmpadas, já que 90% da energia que consomem convertem em calor e não em luz, tornando-as aquecedores muito eficientes que como efeito secundário dão luz.
Tenho por aqui um aquecedor de halogéneo que por acaso como efeito secundário também dá uma boa luz, mas ninguém lhe chama lâmpada.

A única justificação para utilizar aquecedores (vulgo lâmpadas) incandescentes é agora no inverno, porque até dá jeito uma fonte de calor dentro de casa. :lol:

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por sergio ferraz »

é muito habitual ver lampadas dentro de candeeiros,assim perde-se muita luz
no caso de led´s direcionam a luz na direcçao que interessa,tem mais modelos para cada local,varias cores(amarelado,verde,azul,laranja)
assim,acho que ao usar led´s poupo dinheiro,trabalho,o ambiente,os recursos naturais e fico melhor servido
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


FranciscoPinto
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo mar 03, 2013 9:35 am

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por FranciscoPinto »

A conclusão a que tenho chegado com as economizadoras é de que acabam por poupar energia mas gastamos muito mais dinheiro com elas.
Todas anunciam uma porrada de milhares de horas de capacidade de trabalho, mas o que noto é que passo a vida a trocar-las porque pifam a um ritmo muito mais elevado do que as incandescentes, com a agravante de que são bem mais caras.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por MRider »

As lâmpadas economizadoras de qualidade não queimam assim tão rápido 8-)
Live long and prosper!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por marcopns »

visitante2 Escreveu:As lâmpadas economizadoras de qualidade não queimam assim tão rápido 8-)
Isso mesmo, grande parte das marcas brancas ou duvidosas são muito optimistas nos anúncios de horas de funcionamento e da luminosidade em lm.
Há uns 2 anos, o meu patrão deu-me 40 lâmpadas Philips que na loja custavam cerca de 8€ cada... troquei na casa toda e fiquei fã. Até agora não queimou nenhuma. A relação entre o consumo e a luminosidade é tao boa que já desisti de as substituir por Leds: 8w - 420lm


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por Quintas2 »

O mesmo doc. sobre o lado negro das lâmpadas economizadoras (fluorescentes compactas) pode ser visto com legendas em português. Demora cerca de meia hora, mas penso que vale a pena ver, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=7d2wCas ... ture=share

Poderá ser um pouco alarmista mas mais vale prevenir ..., até porque existem as led's em alternativa.

Para quem não quiser ver, deixo as seguintes indicações:

Inclui aspetos ambientais, aspetos práticos e sobre a sua real capacidade de iluminação e durabilidade e aspetos económicos e políticos da sua introdução.

Contêm mercúrio e outras substâncias cancerígenas (ex:º fenol), que se libertam mesmo quando estão intactas (daí a importância de não as girar segurando no tubo de vidro, para não aumentar o risco de libertação).

Radiação eletromagnética emitida é maior (níveis superiores a um PC ou TV) e considerada prejudicial à saúde.

Outros aspetos: iluminam menos que o anunciado, duram menos que o anunciado. Sobre isto, enviei em tempos uma reclamação à Philips, sem nunca ter obtido resposta. Da minha experiência, as do IKEA são as que mais duram, ultrapassam muito o tempo anunciado (mas tenho-as em locais onde estão acesas toda a noite). As da Osram também têm sido boas.

Quando uma lâmpada fluorescente compacta se parte só há uma coisa sensata a fazer, tendo em conta que o mercúrio se evapora rapidamente: evacuar o quarto durante 15min., arejá-lo e desligar o aquecimento.

E para apanhar os cacos, não varrer nem aspirar, para não levantar o mercúrio. Com luvas e se possível máscara, empurrar com cuidado os cacos com um pedaço de cartão para a pá e apanhar fragmentos menores com fita cola, pondo tudo num recipiente fechado (ex.º boião velho).

CONCLUSÃO: mudar para led logo que possível. Eu, que tenho a maior parte com essas lâmpadas, à cautela, mudei já as que ficam mais próximas de nós, com destaque para candeeiros de bancas de cabeceira e de secretária.
Cumprimentos,
Quintas2


danielbranco
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda jun 15, 2015 5:14 pm

Re: Verdade sobre as lampadas "econumisadoras"

Mensagem por danielbranco »

Bom tópico, obrigado pelo esclarecimento. Não é ser alarmista, pela minha maneira de pensar nunca comprarei dessas, gosto pouco de me envenenar voluntariamente, já basta a comida.

Responder

Voltar para “Geral”