Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos ) ;)

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por onemusik »

Oii com bom vento da 9 a 16 volts... E max 2.3A.

As elices sim foram de tubo PVC.
Realmente funciona. O rotor comprei no eBay.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi onemusik, a sério 9v a 16v só ? pensei que tiravas bem mais do que 16v, então o motor não deve ser muito grande pois não ? para o tamanho da ventoinha realmente pensei que estavas a tirar pelo menos uns bons 30 a 40v, espero que não tenhas parado por aqui e que penses em adquirir um bom motor, porque pelo tamanho dela merece algo com mais potência..

Bons projectos..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por onemusik »

Sim claro. O motor é de 24 volts. Estou a procura de um motor melhor, se bem que já estou a trabalhar num alternador. Esta que esta na foto basta 3m/s de vento que anda logo. Elices estão bem equilibradas.

Vamos a ver se acho um bom motor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, aqui vai o projecto que fiz á uns tempos para o meu trabalho, esta é uma caixa que serve para testes rápidos de Leds, Lampadas a 12v, CCTV ou TDT ou Cabo normal, esta caixa tem várias opções de ligação com alguns adaptadores de alimentação + Video + Audio, pode ser ligada tanto por transformadores AC-DC como por um conector ligado a um sistema solar ou eólico para a alimentar e fazer os devidos testes, esta caixa está preparada para ligação de 3v a 12v ( mas pode ir até mais volts se precisar ), no entanto a tensão mais uso é de 9v para a TDT e 12v para CCTV, também coloquei um adaptador de isqueiro de 12v, assim também irá dar para testar CCTV ou TDT no carro caso precise, os 2 conectores laterais em cima tem rotação quase a 360º e pode-se virar para o sitio que se pretende, inseri também um led na caixa para saber se a mesma tem energia e também tem protecção contra curto-circuito.

Fiz esta caixa porque precisava de ter algo que tivesse ligações rápidas caso surgisse algo inesperado nas instalações e acreditem que já apanhei cada uma que nem eu próprio acreditei como é que tinham feito aquilo, mas enfim.. eu ainda irei meter mais uns adaptadores na caixa porque ainda tem espaço suficiente á frente, mas agora só quando tiver mais um tempinho para a alterar, talvez nas férias tenha um espaçozito para esta caixa..

Entretanto já tenho mais um projecto em mente para fazer também nestas férias, penso que será algo que irá interessar muitos de vós, torna-se um pouco elaborado dependendo do tamanho, mas mesmo assim acredito irá dar jeito a todos os interessados, depois logo vos mostro..

Como é pessoal, quando é que começo a ver mais projectos por aqui, tantos utilizadores e não existem projectos por aí ? ou estão com preguiça hehehe..

Abraços..
Anexos
1.png
1.png (1.69 MiB) Visto 6651 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Njay »

AngelSpeedy Escreveu:Oi onemusik, a sério 9v a 16v só ? pensei que tiravas bem mais do que 16v, então o motor não deve ser muito grande pois não ? para o tamanho da ventoinha realmente pensei que estavas a tirar pelo menos uns bons 30 a 40v, espero que não tenhas parado por aqui e que penses em adquirir um bom motor, porque pelo tamanho dela merece algo com mais potência..
Tensão não é o mesmo que potência. Do ponto de vista eléctrico potência = tensão x corrente, daí que não se pode avaliar potência só com tensão (nem só com corrente). Ter tensões mais altas tem algumas vantagens práticas, mas de resto, no que diz respeito a potência, 30V a 1A é o mesmo que 10V a 3A.
Há cá no fórum um grande tópico do Josenir com toda a informação necessária para construir um regulador de carga de bateria de chumbo a partir de uma eólica, que se bem me lembro consegue carregar baterias mesmo quando a tensão do gerador é inferior à da bateria.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por onemusik »

Qual é o tópico ?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Esta fonte tem muitas funções..... que vai ser muito útil nas mais diversas aplicações (bom trabalho)
Já agora a tua actividade profissional é ligada à electrónica!?

Abraço.

Falando em eletrotécnica! queria referenciar o blogue do Njay.
Muito bem estruturado, e com boas dicas, depois vou ver melhor (bom trabalho) :arrow: http://troniquices.wordpress.com/2011/0 ... ectronico/" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
____________________________________________________________________________


onemusik! Quando eu tiver um tempinho respondo à tua pm!
O tópico do Josenir, muito bom... :arrow: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 27&t=13309" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Emanuel Couto Escreveu:Esta fonte tem muitas funções..... que vai ser muito útil nas mais diversas aplicações (bom trabalho)
Já agora a tua actividade profissional é ligada à electrónica!?

Abraço.
Boas amigo Emanuel, neste caso era para mim que estavas a falar ?

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Sim!! ;)

Já agora Bom domingo...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi amigo, a minha actividade profissional tem vários departamentos, na informática como ( técnico Informático ) na segurança electrónica também como ( técnico de CCTV, Alarmes, etc.. ) e também na área de TDT e Satélite, mas já fui director e produtor de eventos e espectáculos, gestor de produtos numa grande superficie comercial, entre muitas outras coisas, acho que já fiz um pouco de tudo, só falta saber conduzir aviões, hehehe..

A Electrónica e estes projectos que faço é mais um hobby que tenho, numa estudei electrónica nem nunca fui tirar cursos nesta área, mas fui aprendendo muito com o passar dos anos e assim vou metendo em prática alguns projectos que vou fazendo, no entanto ainda hoje estou a aprender muita coisa na área da electrónica, e também vou tendo muitas dúvidas em alguns projectos, por isso tento ser esclarecido em alguns fóruns ou então ler muito para poder aprender sobre o que estava a fazer mal, e como ninguém nasce ensinado, não se deve ter vergonha de perguntar quando se tem dúvidas em alguma coisa, porque se tivermos nunca iremos aprender nada..

Mas posso te dizer que é uma área que adoro, também faço algumas coisas em electricidade que aprendi bastante nos eventos e espectáculos, onde trabalhei com uns bons KVA`s, e as vezes até metia medo com tanto power, hehehehe..

Agora que já estou de férias, vou fazer mais algumas coisas, e vou-me a dedicar um pouco também aos drones ( tipo quadcopters ) porque já comecei um em lisboa e vou ver se avanço mais qualquer coisa agora nas férias, epa até podia comprar 1 chassi barato e nem tinha o trabalho de o fazer, mas prefiro ser eu mesmo a tratar do chassi e assim faço algo com mais espaço e mais elaborado, mas logo vejo como ele vai sair..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Pessoal, alguem consegue encontrar um manual ou esquema de funcionamento para luzes de emergencia destes generos?
Imagem
Márcio


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por RJSC »

Manual não, mas o que faz o circuito é simples de deduzir.
O que é que não funciona aí?

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

RJSC Escreveu:Manual não, mas o que faz o circuito é simples de deduzir.
O que é que não funciona aí?
As baterias ni-cd para as luzes de emergencia quando ligado fica com 1.39v desligado com 1.21v.

Com o multimetro vi que no suporte esquerdo oscila entre 2.2 a 3.9 na posiçao 200mv. No direito oscila entre 0.09 a 1.94 na posiçao 20v.

EDIT:
Nao sei o nome da peça que tem 3 pernas, um deles nao chega a 1v a oscilar mas o outro fica a 335v isso na placa que liga as lampadas de presença. No meu ponto de vista. Nao é bom sinal
Márcio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy, és um homem ((multi facetado)) de certo que aqui vamos aprender muito ctg.....
Abraço.
_____________________________________________________________________________

Márcio Pinto, pelo menos poderias falar que tipo de (luzes de emergência) se trata para o pessoal tentar ajudar.. :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Imagem
Deste sistema mas de duas lampadas.
Márcio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... :roll: parece que a tendência é entrar em temas que sai do âmbito do tópico (tb so agora dei por isso) o Angel q se pronuncie!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Emanuel Couto Escreveu:Pois... :roll: parece que a tendência é entrar em temas que sai do âmbito do tópico (tb so agora dei por isso) o Angel q se pronuncie!
Bolas nem reparei que estou bem longe do topico.

Peço aos admins que mude para outro topico correspondente.
Nao encontro neste tapatalk.
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, pois parece que essa lâmpada de emergência já foge do âmbito das energias alternativas, ao que parece a mesma estará ligada á rede e só acende após corte da energia, sendo assim amigo marcio eu mais logo irei abrir outro tópico mas neste caso na secção de " off topic " e depois podem começar a postar projectos fora das energias renováveis ok.

Mais uma vez relembro que se quiserem postar projectos que tenham a ver com as renováveis, devem explicar como o mesmo é ligado ao sistema ok, e assim percebe-se que esse projecto foi feito para solar ou eólica..

Amigo marcio, ja que inseriste os posts agora deixa estar e iremos tentar ajudar nesse ponto, assim serve para que outros vejam que os projectos neste tópico tem de ser só para as renováveis ok..

Mais logo dou mais uma feedback ok, agora tenho de sair..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas como prometido quem quiser postar os seus projectos pessoais caseiros sem que os mesmos tenham a ver com as renováveis aqui fica o link já pronto na secção de Off-Topic..

Agora já ninguém tem desculpa para não partilhar.. ;)

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 21&t=18283" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços.. :)
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Admin, se possivel fazer o favor de apagar os meus post referentes as lampadas de emergencia. Infelizmente ja nao trabalho mais lá.
Márcio

Responder

Voltar para “Geral”