Picos na rede gerados por cargas resistivas.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Emanuel Couto »

fsilva Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Dependendo dos equipamentos com cargas indutivas/capacitivas que temos na nossa habitação, apenas em (5) minutos com essas cargas no seu máximo/ou próximo disso, (em termos de consumo) podem representar o mesmo que (muitas horas de stand-by...) #[/b]
quais são os equipamentos com essas cargas indutivas/capacitivas, podes dar um exemplo?

é por exemplo o "arrancar" do frigorifico que no consumo normal está a 125w mas no arranque faz 1000 e tal watt ?
Frigoríficos/arcas congeladoras/máquinas de lavar roupa/máquinas de lavar louça/máquinas de secar roupa/exaustores/AC's, etc...

Nota: O ideal para quem não está em casa durante o dia, é programar alguns destes aparelhos para trabalhar nas horas com mais luminosidade.

Mais... ao contrário do que muita gente pensa, até as cargas resistivas criam picos indutivos, ou seja o seu consumo não é completamente regular, mas isso tem muito que se lhe diga...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu: Mais... ao contrário do que muita gente pensa, até as cargas resistivas criam picos indutivos, ou seja o seu consumo não é completamente regular, mas isso tem muito que se lhe diga...
ó Emanuel, só se for daquelas cenas eletricas de ligar á ficha ou com pilhas que algum pessoal utiliza para meter na "saida", isto é, no caso de existir algum mais confortável que além do motor tenha uma resistenciazita para pré aquecer! :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante1 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Mais... ao contrário do que muita gente pensa, até as cargas resistivas criam picos indutivos, ou seja o seu consumo não é completamente regular, mas isso tem muito que se lhe diga...
ó Emanuel, só se for daquelas cenas eletricas de ligar á ficha ou com pilhas que algum pessoal utiliza para meter na "saida", isto é, no caso de existir algum mais confortável que além do motor tenha uma resistenciazita para pré aquecer! :lol:
Não vamos divagar muito nesta questão... mas pela tua resposta estás a tentar dizer que as cargas resistivas são completamente lineares!

Não criando qualquer pico na rede onde foi implementada, é isso :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas2 »

Emanuel Couto Escreveu:
visitante1 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: ó Emanuel, só se for daquelas cenas eletricas de ligar á ficha ou com pilhas que algum pessoal utiliza para meter na "saida", isto é, no caso de existir algum mais confortável que além do motor tenha uma resistenciazita para pré aquecer! :lol:
Não vamos divagar muito nesta questão... mas pela tua resposta estás a tentar dizer que as cargas resistivas são completamente lineares!

Não criando qualquer pico na rede onde foi implementada, é isso :?:
Emanuel, acho que te passou ao lado e até penso que é muito... muito... off...off...off topic, mas não resisti a comentar.

Se bem entendi as entrelinhas, acho que a tradução para o espanhol é um "consolo", que muitas mulheres usam e, ao contrário de "não criarem qualquer pico na rede" criam muitos picos na "zona" onde são implementados. :mrgreen:

Foi só para descontrair e, se achares bem, apaga este meu post. :D
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2, por vezes temos que levar a coisa na boa, e descontrair um pouco :)

Só temos que te agradecer o óptimo contributo que andas a dar na secção do autoconsumo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

Apesar do Visitante não ter reforçado as suas convicções, vou responder à questão que "ficou no ar" na mesma...

Quando uma carga com estas características é ligada (resistência fria) não tem o mesmo "valor óhmico" de depois de ligada (resistência quente).

Exemplo!
Temos um circuito com uma lâmpada incandescente, quando fechamos o circuito (com o filamento da lâmpada frio) temos um pequeno curto circuito (pico) pois como o filamento está frio (com uma resistência muito baixa) a energia não tem muito por onde fluir.

Depois o filamento começa a aquecer (aumentando sua resistência) e transformando a energia em calor/luz, ficando regularizado.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por CrOhN »

E esse pico é indutivo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:E esse pico é indutivo?
Só tu mesmo para não "encontrares alguma coisa"... :o :o

Vá... explica lá a origem dos picos!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Alves10 »

Boas, não querendo entrar em grandes polémicas mas tentando esclarecer um pouco as coisas. A descrição que o Emanuel faz de picos resistivos (como no exemplo da lâmpada) está correcto, o que está mal é chamar-lhes "Picos indutivos", para serem indutivos tinham de provocar um desfasamento entre a corrente e atenção, e isso não acontece.

Para quem não tem grandes conhecimentos de electricidade eu deixo uma analogia feita com fluidos para que se entenda melhor:
Uma carga resistiva é como se tivesse-mos um camião cisterna totalmente cheio de agua. No arranque inicial o motor do camião faz um grande esforço para por em movimento toda aquela carga, conforme vai atingindo a velocidade de "cruzeiro" o esforço reduz e tende a ser constante.
Numa carga Indutiva é como se tivesse-mos o mesmo camião mas com o tanque meio de agua. No arranque inicial o motor faz um esforço mas não tão grande como na situação anterior, a agua tende a ficar no mesmo sitio e não vai acompanhar o movimento inicial do camião, até que bate no fundo da cisterna (vai fazer tipo de uma onda). com isto o camião abranda a sua velocidade e pede mais esforço do motor. Depois quando a onda volta para o lado da frente do camião a velocidade do mesmo volta a aumentar e o esforço do motor diminui. Todo este ciclo se vai repetindo conforme o camião acelera ou trava.
Na pratica temos um desfasamento entre o movimento do camião e a movimentação da carga (a agua na cisterna).
A Electricidade comporta-se da mesma maneira que a agua, por isso é que tendemos a equilibrar as cargas eléctricas que são indutivas com condensadores. Na pratica é como se congelasse-mos a agua para que não fosse a chocalhar na cisterna.

PS: Não sei se foi grande ajuda a minha explicação, mas fica a tentativa. Se disse algo incorrecto façam o favor de corrigir, estou sempre aberto a aprender.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por CrOhN »

Uma analogia muito interessante Alves10.

Emanuel, acho que não fui só eu que fiquei "com a pulga atrás da orelha" quando falaste em pico indutivo em cargas resistivas. É que mesmo com pico, uma carga resistiva é muito mais fácil de controlar que uma indutiva.

Não preciso de explicar o pico. Tu já o fizeste muito bem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Emanuel Couto »

Alves10, obrigado pela sua explicação!

Também estou sempre aberto a aprender, e por acaso esse tema (que também as cargas resistivas criavam picos na rede) eu já tinha dado isso há muitos tempo... Na altura que estudava eletrónica.

Apesar de ter gostado da sua explicação e das analogias, muito rapidamente vou referir uns pontos que não concordo!
Alves10 Escreveu: Boas, não querendo entrar em grandes polémicas mas tentando esclarecer um pouco as coisas. A descrição que o Emanuel faz de picos resistivos (como no exemplo da lâmpada) está correcto, o que está mal é chamar-lhes "Picos indutivos", para serem indutivos tinham de provocar um desfasamento entre a corrente e atenção, e isso não acontece.
Há um desfasamento entre a corrente e a tensão (quanto maior o pico, maior o desfasamento) é só reparar na onda sinusoidal durante o pico.
Uma carga resistiva é como se tivesse-mos um camião cisterna totalmente cheio de agua. No arranque inicial o motor do camião faz um grande esforço para por em movimento toda aquela carga, conforme vai atingindo a velocidade de "cruzeiro" o esforço reduz e tende a ser constante.


Esta analogia "assenta que nem uma luva" se estivéssemos a falar de uma carga indutiva/capacitiva, (apesar de haver variações durante o percurso)
Numa carga Indutiva é como se tivesse-mos o mesmo camião mas com o tanque meio de agua. No arranque inicial o motor faz um esforço mas não tão grande como na situação anterior, a agua tende a ficar no mesmo sitio e não vai acompanhar o movimento inicial do camião, até que bate no fundo da cisterna (vai fazer tipo de uma onda). com isto o camião abranda a sua velocidade e pede mais esforço do motor. Depois quando a onda volta para o lado da frente do camião a velocidade do mesmo volta a aumentar e o esforço do motor diminui. Todo este ciclo se vai repetindo conforme o camião acelera ou trava.
Na pratica temos um desfasamento entre o movimento do camião e a movimentação da carga (a agua na cisterna)
Aqui e exactamente ao contrário, reflita cmg!
Comparando o camião com um motor (carga indutiva) no arranque é na altura que vai exigir mais energia (pico= a tanque cheio) quando o motor atingir "a velocidade de "cruzeiro" o esforço reduz e tende a ser constante" (apesar de não ser sempre constante).

Já para não falar se a cisterna estiver pela metade, (dependendo do arranque, e do volume de água) vai exercer uma força enorme no sentido contrário ao do sentido do camião, que irá consumir o mesmo, ou mais que tendo cheio...

Estou um pouco atarefado... depois volto para falar mais do assunto, que é deveras interessante.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Alves10 »

Mais uma vez digo e sem querer entrar em polémica pois posso estar enganado, tenho ideia que estás a fazer uma ligeira confusão, uma coisa é o pico que vemos ao ligar a carga, que nada tem a haver com o ser resistivo, indutivo ou capacitivo, tem sim a haver com resistência interna da fonte que estás a usar, ao ligares a carga, (devido á sua resistência interna) a tensão baixa. Podes ver isso com um osciloscópio e com uma resistência que ligues em serie com o circuito, quanto maior a resistência maior o pico que vais observar.
Mas eu acho que a tua confusão está na leitura do desfasamento, este para ser medido tem de ser com as duas pontas de prova do osciloscópio. Um dos canais mede a tensão e outro mede a corrente, como o osciloscópio não mede correntes temos de intercalar uma pequena resistência no circuito e medir a tensão que "cai" nesta, tipo o Shunt de um amperímetro. Depois vemos as formas de onda no osciloscópio e com base na escala podemos ver os desfasamentos, mas para ser mais rigoroso devemos usar a função XY do mesmo equipamento, vamos obter uma elipse e observando a escala podemos fazer as contas e saber o cos de (fi). da carga.

Nos anexos podes ver o que é o desfasamento da corrente em relação á tensão e com isso perceber se o circuito é resistivo, capacitivo ou indutivo.

Nota: Posso estar enganado, estou a citar isto de memoria e já estudei electrónica á uns bons 20 anos.
Anexos
256px-FP_Capacitivo.jpg
256px-FP_Capacitivo.jpg (5.65 KiB) Visto 8451 vezes
256px-FP_Indutivo.jpg
256px-FP_Indutivo.jpg (5.72 KiB) Visto 8451 vezes
256px-FP_Resistivo.jpg
256px-FP_Resistivo.jpg (4.78 KiB) Visto 8451 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Emanuel Couto »

Alves10 Escreveu: uma coisa é o pico que vemos ao ligar a carga, que nada tem a haver com o ser resistivo, indutivo ou capacitivo
Como não tem nada a haver.. assim estás a contradizer - te com o teu post anterior!
Ou mesmo com as imagens que colocaste com as diferentes reações que a fonte fica sujeita a cargas diferenciadas.
tem sim a haver com resistência interna da fonte que estás a usar, ao ligares a carga, (devido á sua resistência interna) a tensão baixa
Não tem nada a haver com a resistência interna da fonte, mas sim com a amplitude da carga, face à capacidade da fonte!

Uma fonte é projetada com uma diferença de potencial para servir uma carga/s, essa carga quando mais se aproximar desta diferença, mais variações se irão verificar na onda, menor amplitude (descida na tensão) maior desfasamento da tensão em relação à corrente.

Claro que há componentes que podem minimizar este efeito (indutores/capacitores).

Depois vemos as formas de onda no osciloscópio e com base na escala podemos ver os desfasamentos, mas para ser mais rigoroso devemos usar a função XY do mesmo equipamento, vamos obter uma elipse e observando a escala podemos fazer as contas e saber o cos de (fi). da carga.

Nos anexos podes ver o que é o desfasamento da corrente em relação á tensão e com isso perceber se o circuito é resistivo, capacitivo ou indutivo
Então sempre há um desfasamento!

Nota: estas imagens não podem servir de referência para o tipo de cargas associadas, pois o sinal vai sempre depender da fonte em relação à carga, como referi acima.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Alves10 »

Eu não concordo com a tua ideia, provavelmente não me consigui fazer entender correctamente ou estou errado. Fica a intenção.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Emanuel Couto »

Alves10 Escreveu:Eu não concordo com a tua ideia, provavelmente não me consigui fazer entender correctamente ou estou errado. Fica a intenção.
Mas não vamos ficar chateados à pala disso :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Alves10 »

Nada disso, muito pelo contrario, vou continuar a ler o forum e sempre que possa os colegas. Acho que isso deve ser uma das qualidade dos foristas, ajudam sempre que podem. Já tenho ajudado e sido ajudado. Aprendemos uns com os outros.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Emanuel Couto »

Livra... Ainda bem... :shock:

Podemos não concordar em alguns aspectos, mas dá bem para ver que tens grandes conhecimentos nesta área.

Muito obrigado pela ajuda que dás por cá ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Picos na rede gerados por cargas resistivas.

Mensagem por Alves10 »

Sabes, há um ditado muito verdadeiro que diz que de 2 pedras duras não se faz farinha, de modo que não vale a pena continuar discussões que não levam a lado nenhum, assim cada um fica com a sua ideia sem ninguém se chatear, partimos já para outra. A vida não está para chatices, vamos gastar o nosso tempo com coisas positivas como ajudar quem precisa do nosso conselho.

Responder

Voltar para “Geral”