Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
scottx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça out 23, 2012 11:13 pm
Localização: Portimão

Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

Mensagem por scottx »

Boas,

Tenho um quadro trifásico em casa e gostava de saber a que fase R, S ou T pertence cada tomada elétrica em casa para saber que eletrodomésticos estão a partilhar a mesma fase (se é que isto que estou a dizer faz algum sentido)
Será possível fazer essa identificação? Como?

Com uma rápida pesquisa encontrei este produto no Aliexpress, no entanto não sei se será a ferramenta indicada nem como usá-la.

Imagem

É possível?

Obrigado! :)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

Mensagem por CrOhN »

Acho que o que pretendes fazer é irrelevante. Pelo menos numa instalação doméstica.


Uma forma fácil de saber o que está ligado a cada fase é retirar o espelho do quadro e ver para onde vai o quê. Nas tomadas, embora também seja possível faze-lo, é mais dificil.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

Mensagem por Jorge Rocha »

Nem precisas retirar o espelho... Desligando um disjuntor de cada vez, identifica-se cada uma das fases facilmente.

Saber se R S T ou S R T, o que é que isso importa se não estamos a ligar motores triásicos?
Tudo por um mundo mais limpo!


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

Mensagem por jmachado »

Importa para saber calcular a potência que é necessária em cada fase ou para saber se as fases estão equilibradas.
Se não souberes em que fase está cada disjuntor, desligar os disjuntores também não te resolve isso.
Por isso a melhor solução é mesmo tirar o espelho(s) no quadro e seguir os cabos.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Identificar fases numa rede elétrica com quadro trifásico

Mensagem por Jorge Rocha »

jmachado Escreveu:Importa para saber calcular a potência que é necessária em cada fase ou para saber se as fases estão equilibradas.
Se não souberes em que fase está cada disjuntor, desligar os disjuntores também não te resolve isso.
Por isso a melhor solução é mesmo tirar o espelho(s) no quadro e seguir os cabos.
Eu devo ter-me explicado mal... de certeza!

Não importa saber se é R S ou T, U V ou W, L1 L2 ou L3. O que realmente importa é saber se existem realmente 3 fases destintas a chegar ao quadro eléctrico da casa.
Depois, é só seguir cada uma das fases dentro do quadro, desde o disjuntor tétrapolar (3 fases + neutro) até aos disjuntores de um polo apenas (1 fase), e a partir de aí já se pode desligar todos os disjuntores relativos a 2 das fases, e sair pela casa fora a experimentar tudo o que tem energia "SEM RETIRAR OS ESPELHOS DAS TOMADAS".
Os pontos onde tiver energia, atribuímos uma letra ao acaso. Quem diz uma letra também pode dizer um nome, ou o que quiser... só para identificar como uma das fases.
De seguida desligam-se todos os disjuntores dessa fase e liga-se os de outra. Voltamos a correr a casa e a identificar com letra ou nome diferente.
Por exclusão de partes, tudo o que não tiver sido ainda detectado com energia nestes dois últimos testes, é porque pertence à outra fase (ou não está ligado a nenhuma delas).

Pronto, já está a papinha toda para até uma criança compreender perfeitamente.
Se não percebem da poda, chamem um electricista a sério, que em menos de um quarto de hora ele faz essas verificações e não se arriscam a acidentes com electricidade.

Apenas é fundamental saber a correspondência ordenada das fases quando queremos ligar motores trifásico, pois isso lhes vai dar o sentido de rotação correto.

Depois é só calcular o que cada coisa ligada consome e fazer as somas e verificar as igualdades ou diferenças.

Se por acaso se chegar à conclusão que existe muito consumo numa fase e pouco noutra, também dentro do quadro eléctrico, se pode distribuir de melhor forma as fases para um bom equilíbrio.
Volto a dizer, se não for esse o vosso trabalho, não se arrisquem nem um pouco pois se vi morrer gente ao meu lado por se por a fazer o que não lhe competia.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Geral”