fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
vtolenti89
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 11, 2016 9:33 am

fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por vtolenti89 »

Bom dia pessoal,

Esse é o meu primeiro post nesse fórum. Vou me apresentar rapidamente e então entrarei no assunto em questão. Meu nome é Victor (27) e atualmente trabalho como Engenheiro Eletrônico na Alemanha, porém estou planejando meu retorno para o Brasil. O principal motivo do meu retorno, é que gostaria muito de contribuir de alguma forma no Brasil, e por que não utilizar o pouco que conheço de forma eficiente para ajudar pessoas que realmente precisam.

Tenho pensado bastante em desenvolver algum projeto, claro em conjunto com outras pessoas, para facilitar o acesso de comunidades mais afastadas e precárias à energia elétrica, proveninente principamente de energias renováveis. Apesar de um pouco abstrato e da dimensão da idéia, gostaria de saber a opinião dos membros do fórum sobre a viabilidade de tal idéia. Em princípio, gostaria de encontrar outras pessoas que estariam dispostas a participar, e a partir daí, um plano mais concreto poderia ser discutido.

Obrigado!
Victor

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por serges »

caro #vtolenti89

Pode e deve apresentar se no local correcto e depois ir a questão que o trás por cá...

Convido o a apresentar se no local correcto. Apresentações

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por rnlcarlov »

vtolenti89 Escreveu:Bom dia pessoal,

Esse é o meu primeiro post nesse fórum. Vou me apresentar rapidamente e então entrarei no assunto em questão. Meu nome é Victor (27) e atualmente trabalho como Engenheiro Eletrônico na Alemanha, porém estou planejando meu retorno para o Brasil. O principal motivo do meu retorno, é que gostaria muito de contribuir de alguma forma no Brasil, e por que não utilizar o pouco que conheço de forma eficiente para ajudar pessoas que realmente precisam.

Tenho pensado bastante em desenvolver algum projeto, claro em conjunto com outras pessoas, para facilitar o acesso de comunidades mais afastadas e precárias à energia elétrica, proveninente principamente de energias renováveis. Apesar de um pouco abstrato e da dimensão da idéia, gostaria de saber a opinião dos membros do fórum sobre a viabilidade de tal idéia. Em princípio, gostaria de encontrar outras pessoas que estariam dispostas a participar, e a partir daí, um plano mais concreto poderia ser discutido.

Obrigado!
Victor
Bem vindo e boa sorte para o projecto.
No entanto queria apenas realçar que os membros deste fórum são quase todos (senão todos) residentes em Portugal, pelo que é capaz de não ser o melhor local para encontrar pessoas para participar num projecto brasileiro.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por sergiomms »

A minha opinião.... (vale o que vale)

A quetão de fornecer eelectricidade a comunidades com acesso (muito) lliimtado a esta, é algo que já muita "água" fez correr, independentemente da localização o problema é sempre o mesmo.
As energias renovaveis são grátis mas a forma de a captar é (ainda) muito cara para poder ser financiada e, claro, poder obter algum retorno antes que os equipamentos entrem em fim de vida, e ainda dentro de um periodo de tempo humanamente viável.
Este no meu ponto de vista, é o problema para que as grandes empresas de electricidade, ainda não o tenham feito.

Concluindo..... Como queres financiar um projecto desses?
sergiomms


Autor do tópico
vtolenti89
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 11, 2016 9:33 am

Re: fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por vtolenti89 »

Ah sim, entendo seu ponto de vista. Realmente ainda não pensei à fundo como essa idéia seria implementada. A princípio, eu pensaria em desenvolver projetos de mais baixo custo, suficientes para o uso em uma residência por exemplo. Apesar de não ter feito uma pesquisa mais detalhada ainda, acredito que uma das soluções mais viáveis seria a geração de energia eólica, mesmo que essa não tenha uma grande rendimento dependendo da escala.


Autor do tópico
vtolenti89
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 11, 2016 9:33 am

Re: fornecimento de energias renováveis para as comunidades mais precárias

Mensagem por vtolenti89 »

caro #Serges

Obrigado pela informação, me apresentarei no local correto.

Responder

Voltar para “Geral”