Página 1 de 1

Lobby dos combustíveis

Enviado: segunda nov 05, 2018 11:22 am
por pedrosilva
As grandes refinarias já estão a ver onde é que isto vai acabar com a eficiência do motor eléctrico >90% vs combustão <30% e estão a tentar defender o seu osso pedindo subsídios para se investir em combustíveis "low carbon". E quem é que vai pagar? O zé povo, claro com esta proposta de redução do investimento em pontos de recarga EV e com mais impostos (uma tecnologia menos eficiente gera mais impostos, tá claro).

https://www.fuelseurope.eu/wp-content/u ... r-2018.pdf

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quarta nov 07, 2018 10:10 am
por serges
Infelizmente para lá caminhamos pois a "guerra" já se sabia que ia ser muito complexa e desleal...

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quarta nov 07, 2018 10:34 am
por pedrosilva
A única forma que eu vejo combustíveis líquidos (gasolina/gasóleo/gpl) fazerem sentido num plano de sustentabilidade e anti-poluição é se desenvolverem uma célula de combustível (fuel cell) que transforme o combustível em electricidade e com uma eficiência que faça sentido (no mínimo > 40%). E com essa electricidade alimentar um motor eléctrico.
Sim, já existe o range extender por exemplo no i3 o no ampera mas é um motor de combustão com a respectiva poluição e desconheço o nível de eficiência (kWh de gasolina -> kWh de electricidade).

Já existe o toyota mirai a hidrogéneo, seria o mesmo mas a gasolina por exemplo porque a produção, distribuição e armazenamento de hidrogéneo não é nada eficiente e com perigos mais elevados vs combustíveis/baterias.

Com o custo certo ajudava a resolver parte do "problema" das baterias, apesar de normalmente também exigir matérias-primas exóticas, a célula de combustível seria uma alternativa que acelerava esta transição.

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quarta nov 07, 2018 2:29 pm
por serges
Creio que no caso do I3 seja igual ao ampera mas no ampera o motor de CI é sempre um gerador e 99% não liga ao eixo motriz...

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quinta nov 08, 2018 4:27 pm
por pedrosilva
A eficiência a que me refiro é os kWh que os geradores tiram de um litro de gasolina.
Um litro de gasolina tem 8,76 kWh, fonte: https://hypertextbook.com/facts/2003/ArthurGolnik.shtml

Se houvesse um gerador ou fuel cell a gasolina perfeito então andar 100km (considerando que EV consome no mínimo 12,5kWh/100km) consumiria 1,43 Litros de gasolina. Se esse gerador for 50% eficiente então 2,86 Litros / 100km, se for 40% eficiente (no wikipedia do i3 diz que o motor tem 40% "thermal efficiency") então são 2,5x mais (1/40%) 3,58 Litros /100km, mas pelos outros dados parece que consome quase 7L/100 quando acaba a bateria.

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quinta nov 08, 2018 9:12 pm
por rocker_pt
pedrosilva, olha que mais grave que os lobbys dos combustíveis são os lobbys das energias:
Quando se leva o carro ao posto abastecer de energia num PCR, pagamos o valor até 9€/100km (valor máximo). E não devia ser assim, pois a energia é produzida 100% em portugal num valor € extremamente baixo. (sendo que até temos meses no inverno que 100% renovavel)

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: quinta nov 08, 2018 11:49 pm
por jmlflorencio
Os lobbies das energias são os lobbies dos combustíveis...

Sent from my 7045Y using Tapatalk


Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: sexta nov 09, 2018 9:10 am
por pedrosilva
rocker_pt: no caso dos PCR temos que alimentar os lobbies dos combustíveis e da electricidade, é a fome e a vontade de comer.

Mas enquanto nos carros de combustão dificilmente vamos fazer biodiesel em casa, na electricidade é diferente.
Quem precisa de PCR vai pagar por isso e não vai ser necessariamente mais barato que um diesel fumarento mas poupadinho. Mas antes isso do que ter uma rede "abandonada" e não funcional que é "grátis".

Re: Lobby dos combustíveis

Enviado: sexta nov 09, 2018 10:22 am
por serges
Bem verdade...

Está na altura de haver uma verdadeira defesa dos consumidores e acabar com estas "rendas" e podermos produzir para injectar na rede o excedente sem ser prejudicado por isso...