Página 1 de 1

Investimentos na rede voltam a sobrecarregar de forma desproporcional os consumidores

Enviado: sexta mai 03, 2019 1:50 pm
por pedrosilva
proposta da EDP para desenvolver e investir na rede elétrica de distribuição nos próximos anos, até 2023, volta a sobrecarregar de forma desproporcional os custos da rede sobre os consumidores.
"identificado um potencial efeito de dupla remuneração da atividade de distribuição de energia elétrica, que reforça a necessidade de uma contenção de custos".
É a promoção invertida, consumidor paga 2 e leva 1
A AdC lamenta ainda que o novo plano da EDP, para uma atividade regulada pelo Estado em que atua em monopólio, volte a não ter em conta os investimentos na rede de distribuição de eletricidade em baixa tensão que "influenciam as tarifas de acesso à rede, suportadas pelos consumidores, tendo aliás um peso que excede o peso dos investimentos associados à rede de distribuição de eletricidade em alta tensão e média tensão".
Finalmente, o regulador da concorrência diz que os investimentos previstos pela EDP para os próximos anos devem ser prudentes evitando "o risco de sobre-investimento, passível de repercussão nas tarifas de uso da rede de distribuição de eletricidade"
https://www.tsf.pt/economia/interior/co ... 57192.html

Re: Investimentos na rede voltam a sobrecarregar de forma desproporcional os consumidores

Enviado: segunda mai 06, 2019 5:29 pm
por pedrosilva
O empolamento dos alegados investimentos na distribuição é um fenómeno que não se limita a Portugal, com algumas utilities em Estados com representantes políticos mais fracos / pouca intervenção cívica nas questões energéticas a aumentar os supostos gastos com distribuição para ir buscar receitas quando o consumo de energia centralizada está flat ou até a descer:
In recent years, as electricity use has flattened since around 2007, utilities have shifted from building new generation resources to increasing their investments in transmission and distribution (below) of the generated electricity. This has meant that what utilities charge for has shifted from peaking at 70% due to generation, to 54% in 2016.
Some would suggest that this shift is a technique to enable further “gold plating” by the electric utilities in order to keep their guaranteed profits up while falling pricing from wind and solar eat away at generation revenue.
https://pv-magazine-usa.com/2019/05/06/ ... he-sun-24/

Re: Investimentos na rede voltam a sobrecarregar de forma desproporcional os consumidores

Enviado: terça mai 07, 2019 9:25 am
por serges
Enfim o monopolio de sempre...

Nunca deveria ter sido privatizada e pior agora se vê!