Página 1 de 2

EPD oferece lâmpadas eficientes

Enviado: terça mai 15, 2007 12:38 pm
por escalavardo
enquanto estava aqui no forum, estava ao mesmo tempo numa conferência em stª maria da feira, em que estava um senhor da edp a falar.. a conversa era chata, mas ele disse uma coisa que me acordou de imediato.

disse que dia 29 de maio, em qualquer loja da edp, se vão oferecer gratuitamente lâmpadas eficientes. vamos a ver se será verdade, pois faço intenção de confirmar.

Enviado: quarta mai 23, 2007 10:38 pm
por EnergiaDiesel
disse que dia 29 de maio, em qualquer loja da edp, se vão oferecer gratuitamente lâmpadas eficientes. vamos a ver se será verdade, pois faço intenção de confirmar.
interessante deveras e acho bastante bem que o façam!, ao preço que cada uma lâmpada eficiente custa então em determinadas potências!

Enviado: quarta mai 23, 2007 10:42 pm
por serges
eu vou ver para crer!

isto ultimamente tem sido muito assim!

descobri foi é no continente lampadas, com casquilho dito normal, mas tecnologia led, gastam tão pouco que existe um modelo que se pode colar em determinados locais a iluminar peças, duram e duram já vem com 3 pilhas recarregaveis aaa.

as restantes são para substituir as tipicas de halogeneo!

notei diferenças na conta da luz!

Enviado: quarta mai 23, 2007 10:43 pm
por orbis
para que é o casquilho se funcionam a pilhas?

Enviado: quarta mai 23, 2007 10:46 pm
por serges
desculpa não me fiz compreender!

existe em casquilho e outras alimentadas a pilhas!


estas são alimentadas a pilhas, com um pequeno autocolante atras!

Imagem

estas ditas normais para substituir as de halogeneo!

Imagem

e por fim em casquilho!

Imagem

muito semelhantes ao modelo dl27

existe ainda um outro tipo que são identicas as normais simplesmente são baças mas que contem leds coloridos, não vi em branco!

Enviado: quarta mai 23, 2007 10:48 pm
por orbis
ok.

Enviado: quinta mai 24, 2007 9:10 am
por jeanuc
atenção que os leds ainda têm um rendimento inferior às flurorescentes, mas têm uma vida mais longa (100000h). outro problema é a qualidade dos brancos. já montei vários leds de elevada potência, e o branco tipico é um branco azulado que dá um aspecto cadavérico. já começa a existirem outros brancos, como warm white, mas com um rendimento inferior.
por enquanto os leds são muito bons em luz colorida. já tens soluções da philips e osram no mercado a preços entre os 8 e 15 €, potencias de 1w, e casquilhos normais de 220v.
atenção estas lampadas como as fluorescentes não são regra geral reguláveis.

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:08 am
por serges
ora bem, tirando isso tudo que indicas te a economia das mesmas é optima e são perfeitas para decoração!

era esse o fim das mesmas, tirando as do corredor que são 2 que dão iluminação suficiente para substituir as de halogeneo!

Enviado: quinta mai 24, 2007 12:13 pm
por jeanuc
mas também têm outro problema para iluminação geral, o angulo de iluminação, que é muito reduzido (cerca de 30º), embora já tenha encontrado algumas com angulos mais abertos.
como serges disse para decoração são muito boas, mas para iluminação ainda temos que esperar.
atenção também que muitos dos leds usados não são de última geração, pelo que não é fácil acreditar em algumas especificações que vi.
por exemplo os luxeon mais recentes produzem 60lm/w, e os mais antigos 45lm/w, os cree 120 lm/w (todos comercializados)
vejam a eficiencia em http://en.wikipedia.org/wiki/luminous_efficacy
outro problema é o preço, embora esteja a baixar, apenas favorece as lampadas coloridas.

Enviado: quinta mai 24, 2007 12:22 pm
por serges
concordo, mas tens de admitir que as ideias de decoração são excelentes!

Imagem

Imagem

Imagem

e as varias possiveis aplicações!

Imagem

om o consumo que apresentam no minimo há que investir no seu desanvolvimento nem que seja pela duração das mesmas e economia apresentada!

Enviado: quinta mai 24, 2007 12:59 pm
por jeanuc
são muito bonitas as aplicações dos leds, e em alguns nichos de mercados já quase eclipsaram as lampadas normais (dentária, porque usam o comprimento de onda de 460nm).
um dos problemas que ainda se tem que resolver é a parte optica, pois a luz é muito concentrada. è muito bom para focos, mas péssimo para lampadas de iluminação geral.
alguns construtores já têm atenção a este facto (http://www.besthongkong.com/index.php?cpath=9_26)
uma das soluções que já vi foi o ligthpipe da 3m, o qual permitiu utilizar uma lampada de enxofre para substituir várias lampadas num tecto.
muito engraçado o efeito obtido.
atenção com algumas lampadas de led, cumpram as indicações de ventilação, pois são muito mais sensiveis que as outras ao calor.

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:00 pm
por EnergiaDiesel
"trocar lâmpadas incandescentes por economizadoras reduz consumo em quatro por cento

substituir lâmpadas incandescentes por outras de baixo consumo permitiria reduzir em quatro por cento a factura de electricidade, segundo dados preliminares do projecto ecofamílias da associação quercus.

o projecto em causa teve como objectivo avaliar o potencial de poupança e a mudança de comportamentos para reduzir os consumos de energia em 30 famílias da região de lisboa.

iluminação, entretenimento e informática representam cerca de 30 por cento do consumo total das ecofamílias, sendo nestas áreas que a mudança de comportamentos é decisiva para reduzir os consumos.

mais de metade das famílias que participaram no estudo (46 por cento) usam lâmpadas incandescentes, 33 por cento halógeneo, 14 por cento fluorescentes compactas (ou economizadoras) e sete por cento fluorescentes.


os equipamentos de entretenimento e informática também apresentam um potencial de poupança substancial, indicou a coordenadora do projecto ecocasa, rita antunes.

actos simples, como desligar a televisão no botão ou adquirir fichas com corte de corrente permitiriam eliminar o desperdício de energia associado aos consumos "fantasma" ou em "stand-by". rita antunes estima que os equipamentos poderiam consumir até 30 por cento menos de energia se estas medidas fossem aplicadas.

em 2003, o sector doméstico era responsável em portugal por cerca de 16 por cento do consumo total de energia.

a iniciativa ecofamílias tem por objectivo avaliar o consumo das famílias portuguesas e o potencial de redução de consumos através da alteração de hábitos de utilização dos equipamentos e da substituição de equipamentos energeticamente ineficientes por outros mais eficientes.

durante as visitas de monitorização e aconselhamento foram analisados consumos globais de electricidade, água e gás, através de leitura de contadores e/ou contas; teores de humidade e temperatura em divisões climatizadas e não climatizadas da casa; consumos específicos dos diversos aparelhos eléctricos; e hábitos de consumo, através de um questionário."

em http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1294301

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:03 pm
por EnergiaDiesel
Imagem

estas aplicações (ip/p) penso já existirem na prática serges

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:03 pm
por orbis
acho essa estatísticas demasiado simplistas. em minha casa uso todos esses tipos de lâmpadas e não estou a ver muitas famílias a usar um único tipo de lâmpadas.

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:09 pm
por EnergiaDiesel
orbis Escreveu:acho essa estatísticas demasiado simplistas. em minha casa uso todos esses tipos de lâmpadas e não estou a ver muitas famílias a usar um único tipo de lâmpadas.
acredito que existam, por diversos factores desde falta de conhecimento/fraco poder de compra/desinteresse pelo assunto entre tantos outros acrescento que muito recentemente numa pequena abordagem de cariz técnico o conhecimento dos ditos bc foi praticamente nula razões para tal pergunta-se

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:22 pm
por orbis
não vamos misturar alhos com bogalhos. os biocombustíveis são muito mal conhecidos (o ovd nem te conto), mesmo por pessoas com boas habilitações académicas. quanto às lâmpadas fluorescentes compactas ou não, é diferente. mesmo pessoas pouco instruídas estão a aderir em grande quantidade, não por causa da ecologia para a qual se estão borrifando, mas porque perceberam que aquilo poupa electricidade. conheço um casal de cromos que usa estas lâmpadas mas deita as pilhas no lixo porque acha que se a empresa de recolha de lixo quiser que eles trabalhem para ela, que lhes pague.

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:34 pm
por Ferra
eu uso varios tipos. a razão é simples: o uso a que se destina.
cozinha fluorescente- muita luz e pouca sombra.
sala, quartos casa de banho e despensa lampadas economizadoras- algumas horas acesas seguidas.
varanda normais- practicamente não a utilizo

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:36 pm
por EnergiaDiesel
orbis Escreveu:não vamos misturar alhos com bogalhos. os biocombustíveis são muito mal conhecidos(o ovd nem te conto), mesmo por pessoas com boas habilitações académicas. quanto às lâmpadas fluorescentes compactas ou não, é diferente. mesmo pessoas pouco instruídas estão a aderir em grande quantidade, não por causa da ecologia para a qual se estão borrifando, mas porque perceberam que aquilo poupa electricidade. conheço um casal de cromos que usa estas lâmpadas mas deita as pilhas no lixo porque acha que se a empresa de recolha de lixo quiser que eles trabalhem para ela, que lhes pague.

contudo (ainda) e por diversas razões existem n lares em portugal de norte a sul passanso pelas r. autónomas que "só" utilizam lâmpadas incandescentes, é claro que actualmente se faz um esforço para se inverter esta situação mas que ela existe existe

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:38 pm
por orbis
o problema desta lâmpadas é que não devem ser ligadas e desligadas frequentemente senão duram pouco. além disso, para se tirar partido delas, devem estar ligadas várias horas por dia. finalmente, há locais como alguns tipos de candeeiros em que elas pura e simplesmente não entram porque são maiores que as incandescentes (embora com casquilho igual).

Enviado: quinta mai 24, 2007 11:38 pm
por EnergiaDiesel
os biocombustíveis são muito mal conhecidos (o ovd nem te conto)
confirmo, ind. das habilitações académicas e de facto foi um pouco suprendente tal situação pelo menos a nível pessoal.