Submarinos Alemães - De 1945 aos nossos dias....

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Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
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luimio
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Submarinos Alemães - De 1945 aos nossos dias....

Mensagem por luimio »

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o sistema aip e as células de combustível

ao contrário do que se pode pensar, o conceito das células de combustível, não é exactamente uma novidade. ele foi pela primeira vez idealizado em meados do século xix, e durante a ii guerra mundial, a alemanha estudou a possibilidade de utilizar um sistema de propulsão independente do ar utilizando este método mas sem resultados.

de facto, mesmo depois de a alemanha ter decidido optar por este sistema, a tecnologia não estava suficientemente desenvolvida.
http://img530.imageshack.us/img530/5327 ... 120to6.jpg
a tecnología, originalmente desenvolvida pela general electric, foi posteriormente desenvolvida e aperfeiçoada pela siemens. o aip com células de combustivel foi considerado para o projecto do submarino u207 nos anos 70, mas concluiu-se que mesmo nos anos 70 a tecnologia continuava a não estar suficientemente desenvolvida para ter capacidade para utilização militar de forma eficiente.

aquando da fase de desenho e especificação do u212, o problema continuava a existir, e vários problemas secundários, surgiram com as tubagens para transportar quer o oxigénio quer o hidrogénio. o atraso no desenvolvimento do aip foi a principal razão do atraso do projecto u212 que acabou ficando tão atrasado, que resultou no u212-a que foi na realidade o primeiro u212 a ser produzido, tendo a sua construção começado apenas em 1996.

as células de combustível

a célula de combustível utilizada por estes submarinos é na pratica uma pilha, que inclui uma membrana (chamada membrana de permuta protónica, mpp ou pem do inglês proton exchange membrane) que separa o oxigénio do hidrogénio, mas onde por acção dos dois elementos ocorre uma reacção quimica que produz uma carga electrica, a qual por sua vez vai alimentar um motor eléctrico ou carregar as baterias do submarino.

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as células de combustível propriamente ditas: várias destas células formam um módulo e os vários módulos em série alimentam o motor (ou carregam as baterias)

as células de combustível estão ligadas em série num módulo que as acomoda. os primeiros módulos operacionais são os siemens bzm-34, com uma potência de 34kw:

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siemens sinavy fuell cell modelo bzm-34, instalado a bordo do u212-a

embora estejam ligados em série, apenas oito dos nove módulos blz-34 do u212 estão em funcionamento, levando a potência total na realidade a um máximo de 8x34 = 272kw.

bzm-120, o novo módulo de células de combustível:

os desenvolvimentos tecnologicos seguintes, levaram a que se produzisse o módulo bzm-120, que embora maior que o módulo anterior, é quase quatro vezes mais potente.

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siemens sinavy fuell cell modelo bzm-120, instalado a bordo do u214 e provavelmente a bordo do futuro u212-b

os dois sistemas, utilizam o mesmo tipo de motor, o qual também pode ser alimentado por baterias.

os desenvolvimentos da tecnologia continuam, quer no que respeita às células, quer no que respeita a novas e mais eficientes formas de armazenar o combustível, aumentanto a capacidade de transporte e a autonomia do navio com o aip ligado.

espera-se que futuras versões de submarinos com aip atinjam velocidades entre os 10 e os 14 nós.

em:
http://www.areamilitar.net/analise/anal ... ria=41&p=9

este conteudo foi-me divulgado pelo membro deste fórum captain.
obrigado [/i]

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serges
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Mensagem por serges »

muito bom tema, grandes invenções foram feitas no calor da guerra pois na alturaa pressão era grande para não dependerem do petroleo!pois quem tinha acesso ao mesmo poderia ter a vitoria na mao!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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