500 MIL MILHÕES DE TONELADAS DE CO2 FORAM PARA O MAR

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

500 MIL MILHÕES DE TONELADAS DE CO2 FORAM PARA O MAR

Mensagem por Fry »

alterações climáticas reduziram capacidade de absorção de co2 do oceano austral
17.05.2007 - 21h41 afp


as alterações climáticas reduziram a capacidade do oceano austral de absorver o dióxido de carbono (co2) da atmosfera, uma situação considerada muito preocupante pelos autores de um estudo publicado hoje na revista norte-americana “science”.

“esta é a primeira vez que podemos dizer que as alterações climáticas são elas próprias responsáveis pela saturação das capacidades do oceano antárctico em absorver o co2, o que é grave”, explica corinne le quéré, da universidade britânica de east anglia, principal autora destas investigações realizadas por uma equipa internacional durante quatro anos.

“todos os modelos informáticos de evolução do clima mostram que este fenómeno vai continuar e mesmo intensificar-se ao longo deste século”, salientou.

este estudo mostrou que a intensificação dos ventos na antárctica, provocada pela acumulação dos gases com efeito de estufa e diminuição do ozono, libertou na atmosfera o co2 armazenado na água, saturando as suas capacidades de absorção.

os oceanos, mares, lagos e florestas do planeta absorvem cerca de metade das emissões de co2 produzidas pelas actividades humanas, 15 por cento das quais pelas águas austrais, explicam os cientistas.

se o oceano antárctico atingir um ponto de saturação, haverá mais co2 a permanecer na atmosfera, o que vai intensificar o efeito de estufa e o sobre-aquecimento global.

esta investigação leva a questionar se a estabilização do volume de co2 na atmosfera será agora ainda mais difícil do que era estimado.

“desde o início da revolução industrial, no século xix, os oceanos absorveram cerca de um quarto das 500 mil milhões de toneladas de carbono emitidas para a atmosfera pelas actividades humanas”, salienta chris rapley, director do british antarctic survey, instituto que também participou nos trabalhos.

“é preocupante a possibilidade de diminuição da capacidade do oceano austral em absorver o co2 atmosférico num mundo mais quente, porque essas águas são a maior esponja de co2 na terra”, lamenta.

a saturação do oceano austral foi evidenciada ao analisar as observações do co2 atmosférico realizadas por 40 estações em todo o planeta. a absorção do co2 por este oceano deixou de aumentar em 2001, enquanto as emissões de co2 já aumentaram 40 por cento, indica o estudo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Geral”