Trocar carro a combustível fóssil por bicicleta

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Trocar carro a combustível fóssil por bicicleta

Mensagem por luimio »

trocar carro a combustível fóssil por bicicleta
já pensaram, que se trocarmos o carro por bicicleta pelo menos nos pequenos trajectos, podemos poupar muito combustível, fazer um bem ao nosso coração e evitar as emissões de co2?

eu á cerca de um ano praticamente só usava como meio de transporte o comboio, autocarro e a bicicleta.
já tinha carro mas andava pouco.

na altura só estudava, agora que trabalho e estudo ao mesmo tempo, ando sempre de um lado para o outro, e não tenho hipóteses de andar comboio nem de autocarro (não vivo numa cidade).

ando sempre de carro, mas estava a pensar arranjar uma bicicleta nova para fazer pelo menos casa trabalho (7 km em cada sentido).
para a universidade é mais complicado... (22 km em cada sentido )



Imagem

veja aqui filme sobre copenhaga, a cidade dos ciclistas

veja aqui reportagem da sic "de bicicleta para o trabalho" de 28 de maio de 2006

veja aqui a reportagem da sic sobre a massa crítica de lisboa de maio de 2006


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

são ideias. depende do tipo de trabalho... onde se vai comer... como se apresentar... (andar de fato numa bicicleta não é mt practico) do tempo... (chuva é muito chata e o calor também...)
quem puder que ande. faz bem á saude!

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

quando estava a 22km do trabalho ia de comboio ou de carro mas agora estou a 10 e vou todos os dias.
como se apresentar... (andar de fato numa bicicleta não é mt practico)
ãndo de "fato" mas vou mais cedo e tomo banho no local de trabalho
... (chuva é muito chata e o calor também...)
entao quando é q andamos de verao mas de noite???
e já agora tenho uma serra que de carro é em 3ª
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por celsomenaia »

sempre se pode optar por veiculos mais pequenos e economicos, uma mota, ou mesmo uma biciclete electrica sempre ajuda nas subidas

porque deslocar um carro que pesa 1000kg não é uma maneira eficiente de deslocar uma pessoa.

cumprimentos


luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

para quem pode e consiga, que faça !!

nisso tou de acordo.

agora, umas questões:

o meu carro gasta 6 litros aos 100; paga 225 € de seguro, o respectivo imp. actual de circulação e de manutenção anual ronda os 250 €. (carro relativamente económico)

todos os dias de manhã leva 4 pessoas para escola e emprego; à tarde trás 3 pessoas; isto num percurso total de 49 km;

fiz as continhas todas e sai muitissimo mais barato que ter 3 (três) passes de trasnporte !

nesta situação não vou pensar em trocar de meio de transporte, mas sim em trocar de combustível;

será que pensei correcto?????

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

boas esse é o verdadeiro uso que um veiculo deve ter já que tem quase sempre lotação esgotada, agora custa me é ver nas estradas carros só com uma pessoa isso é que é negativo... no seu caso não penso assim.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

mudem-me o combustivel e ai vou eu.............


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

luis bar Escreveu:para quem pode e consiga, que faça !!
era aqui mesmo que queria chegar...


luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

agora a pergunta mais natural:

e quem não pode???

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

eu cá vou andando de bicicleta. comecei á cerca de um mês a deslocar-me de bicicleta para o trabalho e só tenho pena de não ter condições para tomar banho quando chego.

cá em casa a politica de deslocação em veículos é a de quem faz mais kms leva o carro menos consumidor. o facto de ter começado a usar a bicicleta libertou a escolha na utilização do menos poluente, ficando o "glutão" estacionado na garagem.

um modo de tornar as deslocações de bicicletas mais fáceis fisicamente, foi usada por mim. é normal toda a gente adquirir bicicletas de tt, conhecidas por btt's, que trazem quadros mais pesados que uma bicicleta de ciclismo e pneus mais largos com rasto de tracção mais agressivo.

para não gastar mais dinheiro na aquisição de uma bicicleta mais leve, aproveitei a velhinha btt, em que troquei os pneus de terra, bastante largos e que provocam um grande atrito, por uns pneus de estrada com a largura 150.
o pneu é mais fino e não tem aqueles pitons, que além de fazerem barulho no asfalto, tiram rendimento á pedalada.

procurem pneus fininhos com rasto de estrada, 150, 135 ou mesmo 120 e montem-nos nas jantes, substituindo os pneus de terra e depois vejam a diferença na pedalada.

é do dia para a noite a diferença. assim dispendem menos energia, fazem menos força na pedalada e transpiram menos. para quem vai trabalhar pode ser uma boa opção.

abraço biciclista

Responder

Voltar para “Geral”