Grupo Lena e AW-Energy exploram energia das ondas

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Grupo Lena e AW-Energy exploram energia das ondas

Mensagem por luimio »

grupo lena e aw-energy exploram energia das ondas

Imagem
a parceira da eneólica, s.a., a finlandesa aw-energy oy, é especializada na comercialização de tecnologia de ponta para a exploração da energia das ondas junto à costa. as duas empresas assumiram o compromisso de financiar uma central com a potência de 1 mw, que será construída durante 2008-2009. esta central terá como base a tecnologia patenteada waveroller, que foi testada com sucesso em peniche e no centro europeu de energia marítima em orkney, na escócia.



com esta parceria, o grupo lena toma mais um importante passo para se assumir como um forte interveniente na área das energias alternativas, capitalizando a sua experiência e conhecimento na construção e na área energética.
por seu turno, a aw-energy encontrou um parceiro local com a capacidade e “know-how” necessários para apoiar a construção e manutenção da primeira central de energia das ondas em grande escala.



recorde-se que as condições naturais da costa portuguesa, as tarifas especiais estabelecidas para a energia das ondas e a existência de capacidade tecnológica específica nacional tornam portugal um país particularmente interessante como base para a demonstração de tecnologias de energia das ondas (incluindo sistemas offshore), sendo de incentivar para isso a constituição de consórcios com participação nacional significativa.

até 2007-08 está prevista a instalação de cerca de 20-30 mw repartidos por um pequeno número de centrais de coluna de água oscilante em obras de protecção costeira (com potências unitárias de cerca de 0,5-1 mw), e um ou mais conjuntos de sistemas offshore com potências unitárias da ordem de 3-5 mw. até 2010, e admitindo que as tecnologias actualmente em desenvolvimento (e eventualmente outras) terão então atingido a fase de comercialização, as perspectivas podem exceder 50 mw de potência instalada.

as beiras online

Responder

Voltar para “Geral”