Melhorar rendimento de lampadas fluorescentes

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
Localização: Parede - Portugal

Melhorar rendimento de lampadas fluorescentes

Mensagem por consultor »

quem não tem em casa lâmpadas economizadoras estragadas?
dois caminhos para poupar energia ou alguns euros:

1 - uma das avarias habituais destas lampadas é fundir-se um dos filamentos. não esquecer que são na realidade lampadas fluorescentes normais dobradas sobre si próprias.

basta abrir a lampada, as novas são fáceis de abrir, e colocar aos terminais do filamento fundido uma pequena resistência de 10 ohm 0,25 w
e pronto a lampada está a funcionar novamente e dá mais umas centenas de horas. a resistência é só usada para o arranque inicial.

2 - quando já não é possivel usar a lampada, mas a electrónica está boa, podemos usá-la como arrancador de uma lampada fluorescente normal, ligando os filamentos desta aos correspondentes da electrónica.

a electrónica de uma lampada economizadora de 11 w acende facilmente uma fluorescente de 18 w, uma de 18 ou 20w acende uma lampada fluorescente de 32 w de 1,2 metros de comprimento.

vantagens:
- arranque instantâneo
- melhor rendimento, não se perde todo aquele calor no balastro magnético


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

a dica da resistência desconhecia, mas a adaptação do circuito electrónico a uma lâmpada fluorescente normal confirmo que resulta. a diferença é que tenho utilizado a potencia nominal do circuito com potencia igual da lâmpada. mas vou experimentar a dica!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Melhorar rendimento de lampadas fluorescentes

Mensagem por orbis »

consultor Escreveu:quem não tem em casa lâmpadas economizadoras estragadas?
dois caminhos para poupar energia ou alguns euros:

1 - uma das avarias habituais destas lampadas é fundir-se um dos filamentos. não esquecer que são na realidade lampadas fluorescentes normais dobradas sobre si próprias.

basta abrir a lampada, as novas são fáceis de abrir, e colocar aos terminais do filamento fundido uma pequena resistência de 10 ohm 0,25 w
e pronto a lampada está a funcionar novamente e dá mais umas centenas de horas. a resistência é só usada para o arranque inicial.

2 - quando já não é possivel usar a lampada, mas a electrónica está boa, podemos usá-la como arrancador de uma lampada fluorescente normal, ligando os filamentos desta aos correspondentes da electrónica.

a electrónica de uma lampada economizadora de 11 w acende facilmente uma fluorescente de 18 w, uma de 18 ou 20w acende uma lampada fluorescente de 32 w de 1,2 metros de comprimento.

vantagens:
- arranque instantâneo
- melhor rendimento, não se perde todo aquele calor no balastro magnético
não seria possível postar umas fotos ilustrativas da coisa?
obrigado.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

quase que nem é necessário... quem é que nunca desmontou as lâmpadas fluorescentes usadas pelos mecânicos? possuem um sistema electrónico igual ao das lâmpadas economizadoras. como por vezes o sistema electrónico destas se avaria e por vezes as lâmpadas economizadoras se partem deixando o sistema electrónico intacto é só juntar um ao outro e já está. uma lâmpada que custa 10€ reparada de borla. (não contando o tempo, pois quem corre por gosto não cansa. ) a diferença é que sempre tinha respeitado a potencia. foi sugerido que não é necessário mas penso que, se tal não for respeitado a lâmpada embora com mais potencia vai fornecer menos luz devido a existir menos energia disponível.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

eu nunca desmontei....


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

então quando puder posto umas imagens. ando a percorrer o país...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Geral”