Carregador para VE

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

APHenriques
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Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, como tenho uma pessoa conhecida interessada em comprar um Zoe, falei agora com um vendedor. Não gosto de estar a incomodar sem necessidade, mas acho que neste caso se justificava.

Então é assim:
O carregador doméstico sempre foi opcional. Só que por norma era logo adicionado de fábrica a pedido dos concessionários.
Nos novos actuais, continua a ser opcional, mas só adicionado a pedido do cliente... a vantagem é que muitos clientes podem nem precisar e evitam gastar (599,99€), ou optar por um da concorrência bem mais barato, como o que é indicado acima...

O que vem incluído é o cabo Type 2... e actualmente uma Wallbox de 7,4kW de "oferta".


mafgod
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Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/

Sobre carregar em casa, carregar a mais de 16A é interessante (maior rapidez) mas, para o dia-a-dia, com 7 a 10h horas de vazio, carregar a 16A será o ideal.
Isto porque não é necessário (em princípio) alterar nada em casa se optar por 16A.
Acima disso, terá de aumentar quase de certeza a taxa de potência contratada, maiores custos mensais, e aumentar a secção do cabo entre a tomada e o quadro elétrico, o que além de acarretar custos pode nem ser viável.

Carregar a 16A, 3,7kW, em 7h carrega 25,9kW (o que dá para uns 185km ou mais) em 10h carrega 37kW (o que dá para uns 250km ou mais).

Sobre opções de carga, pode contactar-me por PM :-)


APHenriques
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Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça set 15, 2020 8:43 pm Pelo que sei o carregador do carro é como um inversor e os inversores são mais eficientes na área superior de potência... Daí se falar que inversores solares não dever ser exageradamente sobre dimensionados pois perdem eficiência. O Pemifer acho que tem um post que testou eficiências em diversas potências... Foi daí que fiquei com esta ideia... E acho que já ouvi o Bjorn dizer algo do género também...
Sinceramente não sei se faz algum sentido comparar o funcionamento do carregador portátil do carro com um inversor solar.

Repara que no inversor solar a função e passar de corrente continua para a alternada.
No carregador entra alternada e sai alternada.... :?
Não percebo qual a relação entre estes dois dispositivos. Mas confesso que não sei bem o que o carregador portátil faz.


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Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am Sobre opções de carga, pode contactar-me por PM :-)
Aqui um cliente satisfeito :)

Offtopic: O puto (4 anos) é que no outro dia cortou a ligação do EVSE para a protecção de borracha (tampinha) do encaixe type2... felizmente foi só isso que cortou e como uso em modo wallbox com ficha type 2 a ficar encaixada no suporte parede type 2 fornecido, nem faço uso dessa borrachinha... mas quando vi miudo com o alicate de corte de volta do EVSE :shock: :? :cry: ainda por cima estava o evse ligado na CEE16...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
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Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!


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Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta set 16, 2020 11:43 am Repara que no inversor solar a função e passar de corrente continua para a alternada.
No carregador entra alternada e sai alternada.... :?
Não percebo qual a relação entre estes dois dispositivos. Mas confesso que não sei bem o que o carregador portátil faz.
No carregador do carro tanto quanto sei entra AC e sai DC (para bateria do carro)... é um inversor inverso ao inversor solar simples,

O EVSE apenas faz o "handshake" com o carro acordando valor de carga e que tudo está OK antes e durante carregamento ...acho :P
Última edição por Freddy_krueger em quarta set 16, 2020 11:49 am, editado 1 vez no total.
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Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
"Freddy Krueger"
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Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am No carregador do carro tanto quanto sei entra AC e sai DC (para bateria do carro)... é um inversor inverso ao inversor solar simples,
Pois, mas um inversor inverso :? não é um inversor.
É sim um transformador e rectificador de onda... pois recebe xxxV em AC e transforma em xxxV em CC (DC)

Certamente existem valores de potencia em que esses dispositivos e bateria serão mais eficientes... mas essa informação terá que ser fornecida pelo fabricante. Não se pode concluir sem saber todos os dados técnicos e será sempre diferente entre modelos diferentes.

Uma coisa é certa, o carregamento de baterias grandes com 10A será pouco pratico... por isso compreendo que cada vez mais uma wallbox, ou portátil de 16A (implicará sempre tomada CEE) ou mais, seja o mais útil para os novos VE.

Carregadores para tomada schuko faz sentido para plug in, mas pouco sentido para VE's de bateria maior.


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Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:48 am
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
Com crianças todos os cuidados são poucos... mas é por essas e por outras que a ligação à terra e o diferencial de 30mA dedicados são absolutamente indispensáveis.


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Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:48 am
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
Com crianças todos os cuidados são poucos... mas é por essas e por outras que a ligação à terra e o diferencial de 30mA dedicados são absolutamente indispensáveis.


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Re: Carregador para VE

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mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
:shock: Estou chocado!
Confesso que não me apercebi da confusão que este artigo pode gerar.... foi preciso alguém referir este mesmo artigo noutro forum, para eu perceber que alguma coisa estava errada.
O autor, devia ser mais explicito... parece compreender do que fala mas a dada altura demonstra a própria confusão.

Com base nos cálculos feitos, o que está a ser comparado é a eficiência de carregamento em função do tempo.
Isso não tem relação nenhuma com eficiência energética.
E apenas tem relação com custos, se esse mesmo carregamento tiver um custo contabilizado em tempo e não em kWh.

Daqui surge uma conclusão absurda, mas compreensível, de algumas pessoas, interpretando isto como um desperdício de energia de, em algumas potências, mais de 30%.

Ou seja... num Renault Zoe, 30% dos electrões "evaporam-se"... :o ISTO ESTÁ ABSOLUTAMENTE ERRADO!

Esta confusão, resulta do pressuposto de que o carregamento é constante à potência indicada em todo o tempo de carregamento... isso não é verdade. Por exemplo o meu Outlander carrega em casa a 9A (2070W), mas tem momentos durante alguns minutos a meio do carregamento em que está abaixo dos 500W... também na parte final vai reduzindo progressivamente.... se fosse constante todo o tempo gastaria da tomada mais de 13kWh.... na verdade pouco passa dos 10kWh por uma carga completa.

Na tabela do Artigo também se mostra que a diferença de tempo de carga entre o R90 e o Q90 não é nenhuma a 11kW e apenas 2 minutos a 22kW... era nestas potências que poderia implicar custos diferentes nos PCN cobrados ao minuto...
No carregamento domestico não há diferença de custos ... na verdade um carregamento mais lento do Q90 pode ser vantajoso para quem tem painéis solares.

Por isto... eu vi o artigo, e seguiu para lixo... porque na verdade não diz absolutamente nada útil.
Só agora me apercebi na confusão que pode gerar para a maioria das pessoas...

Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh e dividir estes pelos kms.
Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão.


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Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

APHenriques Escreveu: quinta set 24, 2020 12:12 pm
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
:shock: Estou chocado!

O autor, devia ser mais explicito... parece compreender do que fala mas a dada altura demonstra a própria confusão.

Com base nos cálculos feitos, o que está a ser comparado é a eficiência de carregamento em função do tempo.
Isso não tem relação nenhuma com eficiência energética.
E apenas tem relação com custos, se esse mesmo carregamento tiver um custo contabilizado em tempo e não em kWh.
A eficiência de carregamento não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
Não é uma das variáveis da equação?
Se no mesmo tempo á mesma intensidade de carregamento com a mesma quantidade de energia tomada da rede, um veículo carrega net na bateria 10kWh e outro carrega 15KWh o tempo não é considerado para determinar a unidade?

A eficiência da carga, apurando as respetivas perdas de cada sistema de carga dos diversos veículos não é determinante na eficiência energética destes?

Falamos indiferentemente de carga em casa ou no exterior em PCN/PCR pago ao minuto, ao KWh ou ambos, se o veículo A regista perdas no carregamento, diferença entre energia fornecida pela tomada e a que chega á bateria, superiores em 50% ao veículo B, estamos a falar de custo, tempo e energia., nas respetivas unidades, independentemente do que seja o método de carregamento em causa.
APHenriques Escreveu: quinta set 24, 2020 12:12 pm
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh e dividir estes pelos kms.
Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão.
Sejamos claros e precisos.

Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh que passaram na tomada, não os que chegaram á bateria ou, carregando ao minuto saber quantos minutos a mais esteve ligado devida a perdas no carregamento para uma mesma quantidade de KWh entregues á bateria e dividir estes pelos kms.

Num IC a quantidade de combustível entrado no depósito é a que pagamos e utilizamos para rodar, entre a "bomba" e o depósito não há perdas. (salvo quando insistimos e nos molha os sapatos ou fica no chão ;) )

Num VE a quantidade de energia que sai da tomada é a que pagamos mas só utilizamos a que chega á bateria.

Se entre a tomada e a bateria existem perdas internas devido a eficiência do carregamento vamos ter menos energia para rodar.

Apesar de o veículo me informar que entraram na bateria X KWh e calcular no CB o consumo sobre estes X, eu terei de adicionar para cálculo de média real os Y que se perderam na carga e que eu paguei.

Aqui é que aparece a questão da eficiência do carregamento impactante na eficiência global porque há veículos cuja carga a 10A por exemplo é de 94% e outras onde se verifica que apenas 65% da energia que passa na tomada chega á bateria ficando mais caro (custo) seja o carregamento pago em minutos (mais tempo ligado á tomada com mais energia sacada da rede para a mesma quantidade de energia a utilizar) como em KWh (mais perdas em energia a adicionar ao realmente utilizado a rolar).


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Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Ok.... o artigo que indiquei até pode ser algo de várias interpretações.
Este estudo parece ser mais credível.
https://www.semanticscholar.org/paper/E ... c81bcc3e2e

Que tem um link para este pdf:
https://pdfs.semanticscholar.org/55e8/b ... 1600963303

Pag.8 Tabela1

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