Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

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Freddy_krueger
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Pelo que percebi o WLTP tem tanto o consumo do carro como o consumo com perdas... e é essa a diferença... não é o que os utilizadores medem, é tudo dentro do ciclo/teste WLTP.
"Freddy Krueger"
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto comprei este contador

É interessante porque para além do total de kWh, dá para contagem parcial, e tem as restantes informações instantaneas: W, A, V..
Nas fotos, os W e os A durante a carga do Outlander.

Não precisava disto, pois tenho um sistema Redy que regista tudo, mas vai me ser útil para outro sistema em montagem.
Para já as contagens batem certas com o Redy... parece-me ser um contador fiável.

Preço: 8,48€
Anexos
IMG_20201027_170930_3.jpg
IMG_20201027_170951_6.jpg


gbento
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

APHenriques Escreveu:Entretanto comprei este contador

É interessante porque para além do total de kWh, dá para contagem parcial, e tem as restantes informações instantaneas: W, A, V..
Nas fotos, os W e os A durante a carga do Outlander.

Não precisava disto, pois tenho um sistema Redy que regista tudo, mas vai me ser útil para outro sistema em montagem.
Para já as contagens batem certas com o Redy... parece-me ser um contador fiável.

Preço: 8,48€
Ando a procura de disjuntor para fazer ligação única para carregar o carro, pode indicar onde adquiriu o disjuntor, é classe a? Disseram-me que tinha de ser esse. E já que iria mexer, um contador também.
Estou para fazer uma ligação directa do quadro para uma tomada de 32A.

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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S

Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).

Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...

Qual é a potência total actual da Instalação?


gbento
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

APHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S

Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).

Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...

Qual é a potência total actual da Instalação?
6,9kva

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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: sexta out 30, 2020 1:10 pm
APHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S

Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).

Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...

Qual é a potência total actual da Instalação?
6,9kva
Ou seja, 30A
Para ter um carro a carregar a 32A, tem que passar pelo menos para 45A (10,35kVA) o que pode não ser possível na instalação da casa. Ou passar para trifásico. Implicará sempre trabalho profissional de electricista.


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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

APHenriques Escreveu:
gbento Escreveu: sexta out 30, 2020 1:10 pm
APHenriques Escreveu:O que se vê na foto é este contador:
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... b90aS2Oc6S

Ao lado vê-se um diferencial e existe também um disjuntor... que se vende em qualquer loja de material eléctrico.
A instalação da casa deverá ter um diferencial geral, mas eu considero uma segurança adicional os diferenciais parciais.
O que se vê na foto suporta 40A e é de 30mA (nunca mais de 30mA).

Mas atenção que se é para 32A monofásico, terá que ser um disjuntor acima disso... e cabos e tomada adequada...

Qual é a potência total actual da Instalação?
6,9kva
Ou seja, 30A
Para ter um carro a carregar a 32A, tem que passar pelo menos para 45A (10,35kVA) o que pode não ser possível na instalação da casa. Ou passar para trifásico. Implicará sempre trabalho profissional de electricista.
Estou a ponderar a aquisição de evse ou wallbox que dê para selecionar potência de carregamento até um max de 20A. Daí estar a estudar por ficha 32A e disjuntor para 40A

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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por rnlcarlov »

Aqui em casa o eletricista veio cá montar isto:

Imagem
Imagem

A tomada CEE 32A está diretamente por detrás, do lado de lá da parede.


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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

O Diferencial deveria ser de 30mA e não 300mA.

Faz sentido ter um diferencial de 300mA para instalação total da casa, especialmente quando se tem tomadas de rua e uma maior extensão de circuito... é o meu caso, Mas para circuitos parciais ou para um simples tomada o ideal é de 30mA. É 10x mais sensível e corta ao mínimo problema.

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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por rnlcarlov »

O diferencial total da casa é de 30mA.


apmendes
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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por apmendes »

Se o diferencial da casa é de 30 mA, esse de 300 mA não está lá a fazer nada, no meu ponto de vista devia ser ao contrário ou então retirares esse de 300 que não faz lá nada tendo um de 30 no circuito.


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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

Preciso de um bom site/loja para comprar os disjuntores baratos

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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

apmendes Escreveu: sábado out 31, 2020 8:56 pm Se o diferencial da casa é de 30 mA, esse de 300 mA não está lá a fazer nada, no meu ponto de vista devia ser ao contrário ou então retirares esse de 300 que não faz lá nada tendo um de 30 no circuito.
Exactamente.
Se a casa tem um de 30mA esse pode sair.


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Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: domingo nov 01, 2020 7:02 am Preciso de um bom site/loja para comprar os disjuntores baratos

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Os disjuntores são baratos... +/- 1,50€
Os diferenciais são um pouco mais caros... +/- 15€

Basta procurar no https://www.kuantokusta.pt/search?q=diferencial

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